5 dicas para encarar uma entrevista de Produto sem experiência na área
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

5 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Está com uma entrevista marcada para uma vaga em Produto, mas não tem experiência na área? Não se preocupe! No post de hoje, trouxemos 5 dicas para você se preparar para o dia da entrevista e se destacar, mostrando preparo e proatividade. Confira!

1. Prepare-se para as perguntas

Não ter experiência na área de Produto não significa não ter conhecimento sobre o assunto. Você pode estudar para a entrevista buscando referências em diversas fontes

Além disso, é interessante se preparar para as perguntas que podem ser feitas durante o processo seletivo. Para a área de Produto, alguns assuntos costumam ser abordados, como: design de produto, estratégia, conhecimento técnico, capacidade analítica e aspectos comportamentais.  

Entre esses tópicos, identifique quais são os seus pontos fortes e fracos e trabalhe sobre o que precisa ser melhorado antes da entrevista, reforçando aquilo que domina mais. 

Fortalecer suas soft skills (como colaboração, comunicação, flexibilidade, orientação por resultados e liderança ) também é importante para a entrevista.

Algumas questões relacionadas às suas motivações para trabalhar na área e como você contribuiria para o time também devem aparecer durante o processo seletivo. 

2. Estude o mercado

Assim como é importante se preparar para responder às possíveis perguntas do processo seletivo, você deve mostrar conhecimento sobre o mercado de Produto, no qual a empresa contratante está inserida. 

Uma dica é pesquisar mais a fundo sobre produtos que você realmente admira e que são referências no mercado, buscando oportunidades de melhoria e inovação. Assim, se alguma pergunta em relação a isso aparecer na entrevista, você terá bagagem suficiente para responder. 

Outros pontos para analisar nas soluções escolhidas são: a estratégia por trás do produto, quais são os casos de uso, os principais concorrentes das soluções e para quem o produto foi desenvolvido. Com isso, você melhora sua habilidade de resolver problemas.

Esse tipo de estudo aumenta muito as suas referências e oferece material para você utilizar na hora da entrevista, se for necessário. 

Consulte também diferentes fontes para expandir seu conhecimento sobre a área de Produto, como vídeos no Youtube e livros. Além disso, é interessante saber mais sobre o setor da empresa que conduz o processo seletivo (como e-commerce, finanças ou saúde), já que cada segmento tem suas especificidades. Essa nem sempre é uma exigência da vaga, mas pode ser um grande diferencial durante a entrevista.

Com esse tipo de conhecimento, você entende melhor as necessidades dos clientes desse segmento e quais os principais players do mercado, podendo responder de forma mais consistente e inteligente às questões do processo seletivo. 

3. Tenha proatividade

Mesmo sem experiência, você pode se destacar em uma entrevista na área de Produto, mostrando que tem disposição e foco para aprender. Isso costuma ser bastante valorizado pelas empresas, principalmente para vagas que não exigem grande experiência.

Durante a entrevista, deixe claro porque você quer a vaga, quais são as suas perspectivas e suas contribuições para a área. Também é preciso ter proatividade para pesquisar sobre a empresa contratante. Com isso,  você tem mais elementos para entender qual será seu papel e o que pode oferecer para o time.

Ao estudar sobre o negócio, você mostra que se importa realmente com a vaga e já se destaca de quem não fez a mesma lição de casa.

Então, busque entender:

  • O que a empresa vende?
  • Qual é o perfil do cliente?
  • Quais são as principais dores que eles têm?
  • Como a solução desenvolvida resolve esses problemas?
  • Quais são os principais concorrentes do negócio? 

Para isso, navegue pelos canais da empresa, como site, blog e redes sociais, buscando respostas para essas questões. 

Procurar matérias sobre o negócio em jornais ou revistas, acessar resenhas no Reclame Aqui e olhar os comentários no Youtube da empresa também podem ajudar nesse processo.

A ideia é se preparar com o máximo possível de ferramentas que você tem à mão para “compensar” a falta de experiência. 

4. Saiba ouvir

Mesmo que, durante a entrevista, você deva mostrar para a empresa porque tem qualificação para a vaga, é muito importante saber ouvir as informações fornecidas por quem entrevista, assim como os feedbacks oferecidos.

Saber ouvir ajuda, inclusive, na hora de formular as suas respostas e as suas perguntas para a empresa. 

Durante o processo seletivo, é provável que você entenda melhor qual será o seu papel no time caso passe para a próxima fase.  A pessoa que faz a entrevista também pode fornecer informações sobre o negócio ou a vaga que você deve prestar bastante atenção.

Assim, compreendendo o que é falado, você tem mais chances de mostrar como a sua experiência (mesmo que em outro setor) pode ajudar em algum aspecto na entrevista ou quais foram seus resultados em outras empresas e até mesmo em algum projeto da faculdade. 

Por isso, preste muita atenção ao que é dito e tente relacionar os seus pontos fortes ao que a empresa busca para a vaga. 

Além disso, é preciso ser realista. Nem sempre você vai receber um retorno positivo de um processo seletivo. De qualquer forma, é importante que a entrevista sirva de aprendizado para você definir os próximos passos na sua vida profissional e o que deve ser feito para se preparar melhor para uma outra oportunidade. 

5. Utilize diferentes ferramentas a seu favor

Para se preparar para uma entrevista de Produto, tente conversar com pessoas da área antes. Uma ideia é  participar de grupos no Telegram ou no Facebook sobre a profissão e acompanhar conteúdos do setor no Medium. 

A ideia é que você alimente cada vez mais a sua bagagem com referências relevantes sobre Produto para conseguir se destacar. Temos uma categoria aqui no Blog da PM3 chamada “Carreira em Produto“, onde você encontra diversos artigos e dicas para ingressar nessa área que está brilhando os olhos do mercado. Não deixe de conferir!

Confira outros conteúdos que podem ajudar: