Livros para profissionais de Product Marketing: confira 6 essenciais
Equipe de conteúdo - PM3

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5 minutos de leitura

Da pesquisa e inteligência de mercado até as estratégias mais atuais de gestão e lançamento: para atuar como Product Marketing Manager (PMM) é necessário se comunicar da melhor forma possível com seus clientes e dominar a arte de lançar produtos para o mercado de forma inteligente.

Sabemos que a área de marketing de produto vive em constante evolução. Por isso, profissionais que atuam nesse papel devem continuar aprendendo o tempo todo e manter-se constantemente atualizados(as) com técnicas e conceitos necessários para ser um Product Marketing Manager de sucesso.

Melhorar as habilidades em marketing de produto exige esforço em muitas áreas das relações sociais: influenciar, persuadir, saber se comunicar com diferentes públicos e muito mais. 

Para facilitar esse conhecimento, reunimos alguns dos melhores livros para quem é PMM ou está querendo ingressar na área. Confira a nossa lista! 

1. Posicionamento – A batalha pela sua mente 

Por Al Ries & Jack Trout 

Este livro de Al Ries e Jack Trout é, sem dúvida, um dos fundamentos do marketing. É revolucionário no sentido de que abandona as formas tradicionais de publicidade e se volta para uma nova técnica. Neste livro, os autores se concentram em estudos de caso de muitas empresas de sucesso. 

Embora o livro tenha sido lançado em 1981 – bem antes das tecnologias e metodologias que temos agora – ele ainda é considerado um clássico quando se trata de posicionamento de produto e mensagens.

2. Hooked (Engajado): Como construir produtos e serviços formadores de hábitos

Por Nir Eyal

Hooked é um dos livros mais recomendados para entender como algumas marcas prendem e engajam seus usuários. Para gerentes de marketing de produto, é essencial entregar valor aos clientes e descobrir como o seu produto se diferencia da concorrência. 

Nir Eyal dá ótimos exemplos de produtos como iPhone, Twitter e Pinterest. Ele ensina um processo de quatro etapas que PMMs podem utilizar para impulsionar a demanda e criar relacionamentos mais fortes e saudáveis ​​com seus usuários.

Confira uma palestra de Eyal sobre o livro (conteúdo em inglês):

3. Atravessando o abismo (Crossing the chasm) 

Por Geoffrey Moore 

Esse livro é leitura obrigatória para gerentes de marketing de produto que tentam se aprimorar ao máximo antes de decidir quem é seu público-alvo.

Neste livro lançado em 1991, Geoffrey Moore contribui com a ideia de criar uma estratégia de mercado, posicionamento de produto e, mais importante, segmentação. Apesar de ter sido escrito há 30 anos atrás, o trabalho de Moore é válido até hoje e abre muitas discussões quando se trata de Product Market Fit. Além disso, existe uma versão atualizada do livro apenas para acompanhar os novos conteúdos do mundo do marketing.

Confira uma entrevista exclusiva de Geoffrey sobre o conteúdo:

4. Influência – A psicologia da persuasão 

Por Dr. Robert B. Cialdini

Em nossas pesquisas para produzir esse conteúdo, nos deparamos com alguns comentários dizendo que esse é o livro de marketing mais importante da história – simplesmente porque vai te ajudar a fazer seus clientes dizerem “SIM!”.

O “guru da influência social”, Robert Cialdini, especialista em influência e persuasão, compartilha os seis princípios universais de influência e como usá-los. Este livro vai te ajudar a revisar os fundamentos da persuasão e a criar uma melhor comunicação com seus usuários.

Quer entender mais sobre a abordagem do livro? Confira essa palestra do autor:

5. Obviously Awesome: How to Nail Product Positioning so Customers Get It, Buy It, Love It

Por April Dunford 

Como acertar no posicionamento do produto e fazer seus clientes amarem isso? Só porque você sabe que seu produto é incrível, não significa que todo mundo saiba. Neste livro, April Dunford, especialista em posicionamento de marca, irá te ensinar tudo o que você precisa saber sobre como conectar seus produtos aos seus clientes e atingir o sucesso! 

Confira uma palestra da autora:

6. Made to Stick: Why Some Ideas Survive and Others Die 

Por Chip Heath e Dan Heath

Por que algumas ideias sobrevivem e outras morrem? Se você é um(a) profissional de marketing de produto, já ouviu falar 100% da importância de contar histórias. 

Embora o conceito do storytelling tenha evoluído e se expandido entre os meios, criar uma história que comunique seu valor e separe sua marca da concorrência continua a se tornar cada vez mais importante. 

Neste guia prático, Chip Heath e Dan Heath descrevem claramente como você pode desenvolver histórias incríveis para sua estratégia de marketing de produto.

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