Como foi o meetup do Produto.io de agosto na Loggi?

O meetup de agosto do Produto.io, evento mensal que reúne Product Managers e interessados na área, aconteceu em 21/08 no escritório novinho em folha da Loggi - empresa na qual o Arthur Debert, CPO e Cofundador da empresa, também é instrutor do curso da PM3. O projeto nasceu com o intuito de estreitar o relacionamento entre pessoas que trabalham com gerenciamento de Produto e interessados, afinal, ao trocar ideias, experiências, dores e tendências do cenário, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de um projeto ganha outros pontos de vista, por exemplo.

Nesta última edição, os talks contaram com a presença de Marcell Almeida, que inclusive é um dos responsáveis pela criação da PM3, falando sobre Testes A/B e trazendo vários cases da época em que estava trabalhando no VivaReal (slides da palestra disponíveis aqui), e Renato Angrisani e Danilo Sanches, da Loggi, apresentando UI (user interface) para soluções de problemas de Produto (slides da palestra disponíveis aqui). As noites de meetup costumam ser animadas, ótimas para colocar em dia o papo com outros profissionais e realizar o clássico networking, isso porque o ambiente, além de despojado, sempre conta com alguns comes e bebes para o pessoal.

A equipe da PM3 acompanhou de perto tudo o que aconteceu durante a edição de agosto e vale contar a experiência para ninguém descuidar e perder a data de setembro!

Os primeiros momentos da noite foram de descontração e um warm up para os talks. Os convidados aproveitam o tempo para se conhecerem, trocar contatos e beber uma boa cerveja gelada. Após uma breve apresentação dos palestrantes feita por Paulo Sellos e Renato Lochetti, Marcell Almeida assumiu o palco e instigou o público sobre ideias, dicas e exemplos reais da importância dos Testes A/B para Produto. Ao longo da palestra, o líder do Catho Product Lab da empresa Catho/Seek falou a respeito dos principais objetivos dos testes, que servem para comparar versões que brilhem aos olhos dos usuários e alcançar objetivos através de dados e estatísticas. Ele também comentou sobre diversas ferramentas que impactam na comparação dos resultados e performance de carregamento do Produto, entre elas, o Google Optimize.

Entre os aprendizados, Almeida ainda ensinou como criar um bom Teste A/B e as regras básicas para que ele funcione, como por exemplo, rodar as versões por no mínimo 2 semanas e apostar no desenvolvimento de outros testes enquanto há projetos já rodando, é indispensável ter hipóteses na manga para confirmar através das análises. Para exemplificar, o palestrante ainda trouxe cases reais para a plateia e um dos maiores da noite foi o da VivaReal, empresa em que Marcell participou de implementações para turbinar as funcionalidades do site na hora do usuário procurar por imóveis. Através dos testes, a equipe chegou à conclusão do que era viável em questão de mudanças de design e o que não traria recompensas significativas para o Produto.

Após um break de alguns minutos, foi a vez do pessoal da Loggi apresentar o conceito da empresa, que trabalha com serviço de entrega online por moto, e como eles desenvolveram seu próprio design system, o Elke, plataforma criada para manter a consistência da empresa, escalar o time de design e engenharia, adaptar o UI à nova identidade e ficar de olho na escalabilidade do Produto.

Renato Angrisani explicou que o processo é diário, não há uma conclusão para o design system, sempre aparecem novas demandas para a plataforma, o iimportante é ficar de olho se ela está suprindo as necessidades da empresa. Na Loggi, o Elke engloba a parte de documentação, componentes e uma extensa biblioteca de assets. O pessoal ainda complementou que, mesmo com atualizações constantes, eles ainda precisam aprender como diluir o processo dentro do Elke sem perder a produção das entregas cotidianas, por exemplo.

Entre os cases de sucesso da Loggi, a equipe demonstrou como conseguiu atualizar as funcionalidades da plataforma através de testes e feedback dos usuários. Segundo Danilo Sanches, nem sempre foram acertos, mas a peça chave foi aproveitar os erros como um meio de entender a fundo o target e oferecer um serviço melhor.

Uma das partes mais compensadoras do meetup após os talks é a mesa redonda. O público pode esclarecer dúvidas, contar casos reais e pedir orientações, é interessante analisar o cenário do mercado atual e trocar figurinhas.

Ficou se perguntando como é possível participar dos eventos? Então anote aí! Os encontros acontecem mensalmente e você pode estar em dia com eles acompanhando o Meetup, lá todas as edições são divulgadas com o local, palestrantes e temas da noite.

O Produto.io já aconteceu em empresas como o Nubank, WebMotors e OLX a respeito de assuntos como ‘estrutura e escala de times de Produto’, ‘plataformas horizontais’ e vem muito mais por aí. A PM3 é parceira do projeto e ajuda você a se transformar em um Product Manager pronto para o mercado. Já está por dentro do curso online? A partir de setembro já é possível acessar mais de 40 horas com aulas, exercícios e vários benefícios que só o aluno PM3 tem.

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