Business Model Canva: produto com uma proposta de valor matadora
Equipe de conteúdo - PM3

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Por Ana Gabriela De Callis

Você sabe como desenvolver um produto com uma proposta de valor matadora? Na aula da Loren Monteiro, no módulo 2 do curso de Product Manager da PM3, ela lista com explicações reais de como desenvolver uma. Vamos conhecê-las?

Business Model Canva

Para começar, o primeiro passo para construir um negócio de sucesso é realizar um Business Model Canvas (BMC), ele serve para montar estrategicamente as necessidades do negócio, e no curso da PM3 também é explicado de uma maneira mais aprofundada.

Esse é um modelo de BMC, do lado direito do documento estão as áreas de relacionamento com o usuário e do lado esquerdo, todo o background que o negócio precisa para funcionar. Vamos para o passo a passo para construir o seu Business Model Canvas:

Junte todo o time e comece sempre da direita para a esquerda:

  1. Quem são os usuários? 
  2. Qual o problema que você está resolvendo para os usuários? Esse ponto deve ser único, claro e convincente, ele declara o por que você vale a pena para os clientes e por que é melhor do que a concorrência
  3. Como você interage com cada pessoa? Ligações pessoais ou automatizado? Foco na aquisição ou na retenção? O que não pode ser copiado?
  4. Como você se comunica com cada cliente? Qual o canal? Indireto ou direto? Através de uma plataforma de suporte? 
  5. Os clientes estão realmente dispostos a pagar? Como eles pagam? É uma vez ou recorrente? Se há um concorrente, quanto eles já pagam para ter esse benefício?
  6. Quais recursos são cruciais para o seu plano? Podem ser pessoas, materiais ou tecnologia
  7. Qual a atividade crucial que será feita pela empresa/produto que não poderá falhar de forma alguma?
  8. Quais parceiros você confia e precisa para fazer parte da sua solução?
  9. De onde vem as suas despesas? Quais são todos os gastos que você tem para manter o produto ou serviço em funcionamento?

Mesmo que você e seu time consigam criar o business model canva perfeito, com tudo pensado, receita alta, custo baixo, a sua empresa não está isolada no universo e existem outros fatores que podem influenciar no negócio, como concorrência, consumidores, macroeconomia, leis, tecnologia, etc.

Top 10 propostas de valor

Para ter uma boa estratégia,  é preciso ter uma boa proposta de valor. Nossa instrutora Loren Monteiro listou as principais características que uma proposta de valor precisa ter:

1- Ter um bom modelo de negócio

2- Focar no que é importante para o usuário

3- Focar nas dores não resolvidas

4- Escolher poucas tarefas, dores e ganhos mas executá-las perfeitamente

5- Ir além das tarefas funcionais e entender a motivação emocional

6- Compreender como o usuário mede sucesso

7- Focar nas tarefas, dores e ganhos que as pessoas estariam dispostas a pagar

8- Ter um diferencial competitivo

9- Escolher uma dimensão para ser imbatível perante aos concorrentes

10- Ser difícil de copiar

Se você seguir esses passos, com certeza vai desenvolver um produto com uma proposta de valor muito clara e objetiva, para que todas as pessoas envolvidas com esse produto saibam do que se trata, e assim, que os usuários também sejam envolvidos com a proposta de valor da sua marca.