Como desenvolver um produto com uma proposta de valor matadora

Por Ana Gabriela De Callis

 

Você sabe como desenvolver um produto com uma proposta de valor matadora? Na aula da Loren Monteiro, no módulo 2 do curso de Product Manager da PM3, ela lista com explicações reais de como desenvolver uma. Vamos conhecê-las?

Para começar, o primeiro passo para construir um negócio de sucesso é realizar um Business Model Canvas (BMC), ele serve para montar estrategicamente as necessidades do negócio, e no curso da PM3 também é explicado de uma maneira mais aprofundada.




Esse é um modelo de BMC, do lado direito do documento estão as áreas de relacionamento com o usuário e do lado esquerdo, todo o background que o negócio precisa para funcionar. Vamos para o passo a passo para construir o seu Business Model Canvas:

Junte todo o time e comece sempre da direita para a esquerda:

  1. Quem são os usuários? 
  2. Qual o problema que você está resolvendo para os usuários? Esse ponto deve ser único, claro e convincente, ele declara o por que você vale a pena para os clientes e por que é melhor do que a concorrência
  3. Como você interage com cada pessoa? Ligações pessoais ou automatizado? Foco na aquisição ou na retenção? O que não pode ser copiado?
  4. Como você se comunica com cada cliente? Qual o canal? Indireto ou direto? Através de uma plataforma de suporte? 
  5. Os clientes estão realmente dispostos a pagar? Como eles pagam? É uma vez ou recorrente? Se há um concorrente, quanto eles já pagam para ter esse benefício?
  6. Quais recursos são cruciais para o seu plano? Podem ser pessoas, materiais ou tecnologia
  7. Qual a atividade crucial que será feita pela empresa/produto que não poderá falhar de forma alguma?
  8. Quais parceiros você confia e precisa para fazer parte da sua solução?
  9. De onde vem as suas despesas? Quais são todos os gastos que você tem para manter o produto ou serviço em funcionamento?

Mesmo que você e seu time consigam criar o business model canva perfeito, com tudo pensado, receita alta, custo baixo, a sua empresa não está isolada no universo e existem outros fatores que podem influenciar no negócio, como concorrência, consumidores, macroeconomia, leis, tecnologia, etc.

Top 10 propostas de valor

Para ter uma boa estratégia,  é preciso ter uma boa proposta de valor. Nossa instrutora Loren Monteiro listou as principais características que uma proposta de valor precisa ter:

1- Ter um bom modelo de negócio

2- Focar no que é importante para o usuário

3- Focar nas dores não resolvidas

4- Escolher poucas tarefas, dores e ganhos mas executá-las perfeitamente

5- Ir além das tarefas funcionais e entender a motivação emocional

6- Compreender como o usuário mede sucesso

7- Focar nas tarefas, dores e ganhos que as pessoas estariam dispostas a pagar

8- Ter um diferencial competitivo

9- Escolher uma dimensão para ser imbatível perante aos concorrentes

10- Ser difícil de copiar

Se você seguir esses passos, com certeza vai desenvolver um produto com uma proposta de valor muito clara e objetiva, para que todas as pessoas envolvidas com esse produto saibam do que se trata, e assim, que os usuários também sejam envolvidos com a proposta de valor da sua marca. 

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