Você sabe a diferença entre Product Manager e Product Owner?

*Por Ana Gabriela De Callis

O universo de produto pode não ser novo, porém a maneira como é visto e a importância que tem sido dada a essa área dentro das empresas, muito por conta das startups e empresas de tecnologia, nunca esteve tão em alta.

Com a área de tecnologia em alta, muitas vagas de emprego surgem e com elas algumas dúvidas também podem assombrar pessoas que estão querendo entrar de cabeça nessa área. Muitas empresas ainda estão no processo de melhoria contínua e transformação, portanto também não são detentoras de todo conhecimento sobre a área de produto.

E então, você está buscando vagas de emprego na área de produto e se depara com os papéis de Product Owner e de Product Manager. Algumas pessoas até se dizem ser coisa ou outra mas na prática passam longe de como deveriam atuar no processo, por isso fica difícil até encontrar referências para tirar essa dúvida.

Começando pelo PO

O Product Owner tem a função de levantar necessidades de negócio e produto com todos os stakeholders interessados para desenvolver e entregar dentro do prazo. Sempre com qualidade e de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

Ele é o profissional que captura demandas, alinha expectativas, analisa custo, esforço e repassa as responsabilidades para o time. É a ponte entre a direção e o time que vai desenvolver o produto.

O profissional que desenvolve a função de Product Owner trabalha com foco no time, priorização, garantia de entregas e fica de olho no backlog. Nesse momento é preciso ter alguém que esteja olhando para fora do time, e esse é o papel do Product Manager.

Aliás, nós dizemos uma live ao vivo com a Daiany Côrrea, que é Product Owner na Luizalabs na qual ela conta como atua como PO por lá.

O dia a dia de um PO comporta basicamente o planejamento, a criação e a guarda do backlog, priorização de tarefas, cobrar a equipe continuamente sobre as metas, envolver o cliente no projeto, participar das reuniões diárias e entender o progresso do produto ao final de casa sprint. Além disso o PO é responsável por comunicar o status para os outros envolvidos externos.

Nesse post da BossaBox  você encontra de forma ilustrativa o dia a dia de um PO.

E então, quem é o Product Manager?

O Product Manager é o elo entre o desenvolvimento, o UX e o Business, e tem o papel de identificar, avaliar e validar ideias que possam significar novas oportunidades de negócio ou melhorias para os produtos. Um Product Manager possui habilidades interpessoais fortes, é um líder e precisa estar sempre focado nas métricas de produto.

É o Product Manager que acompanha tendências e precisa sempre inovar o roadmap de produtos. É comum que um Product Owner que desenvolva um mindset de produto se torne um ótimo Product Manager.

Esse profissional vai liderar produtos, precisando muito saber lidar com pessoas, clientes, stakeholders dos mais diversos setores. O Product Owner e o Product Manager possuem muitas semelhanças e suas diferenças não são excludentes.

Pensando que Product Managers são Product Owners com mais experiência e desenvolvimento de mindset de negócio, é provável que muitos Product Owners estejam agora pensando em se desenvolver para se tornarem Product Managers, e assim teremos cada vez mais profissionais qualificados no mercado.

Os salários de Product Owner e Product Manager variam muito, mas segundo o Guia de Salários 2019 da Michael Page um gerente de produto de uma empresa de pequeno/médio porte pode chegar a ganhar R$ 20.000 em uma empresa de serviços B2B.

Já um Product Owner, segundo o site Glassdoor, pode ganhar até R$12.000 na cidade de São Paulo.

Para entender ainda mais sobre esta diferença, nós recomendamos que  você baixe a nossa ementa e nela saiba mais sobre o curso de product management e a sua metodologia, para que decida se está mais no caminho de ser um product manager ou product owner.

 Recomendações de leitura:

- O mercado está usando Product Management da forma errada! E eu explico o porquê.

- Qual é o salário de um Product Manager?

Torne-se um(a) Product Manager completo(a)!

Aprenda com os melhores profissionais do mercado neste curso totalmente online com mais de 40 horas de conteúdo. 24/7, aonde e quando quiser!

QUERO
Close