PM3 Stories: Head de Produto com background em Informática Biomédica
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

4 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

Continuando a série de entrevistas com os nossos alumni, convidamos a Ana Carolina dos Santos, que tem um background em Informática Biomédica e hoje atua como Head de Produto na iClinic, para compartilhar a sua história.

Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de muitos Product Managers, as suas experiências no passado acabam por moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso! 

Conte um pouco do seu histórico: 

Meu nome é Ana Carolina, sou formada em informática Biomédica e comecei minha carreira de uma forma bem técnica como desenvolvedora Fullstack. Com o tempo comecei a me interessar mais pelo lado backend do desenvolvimento e essa foi a área onde passei maior parte da minha carreira. 

Mesmo atuando como desenvolvedora backend, eu sempre estive bem próxima da gestão do produto, auxiliando em tomadas de decisão, visitando clientes e conversando com usuários. Eu trabalhava em um startup que estava bem no começo, então é normal precisar fazer de tudo um pouco. Comecei a gostar cada vez mais dessa área e, quando houve a oportunidade, fiz um curso e assumi o cargo de PM. Em pouco tempo sugeri várias mudanças no setor e me tornei a coordenadora da área. Hoje curso MBA de gestão de pessoas e também estou fazendo o curso da PM3 para aperfeiçoar os conhecimentos.

Por que você quis se tornar uma PM?

Por trabalhar em uma startup, sempre estive muito próxima do processo de gestão de produto, já entrevistava clientes e tomava decisões de quais funcionalidades deveriam ser definidas e como. Porém tudo era feito sem muitos processos e sem uma pessoa realmente sendo PM na empresa. Com o tempo, resolvemos profissionalizar a área e colocamos alguém para ser PM, foi quando eu percebi que já estava trabalhando em partes como PM. Comecei a trabalhar ainda mais próxima desse PM e, quando ele saiu da empresa, houve a oportunidade, para mim, de mudar de área.

Antes de entrar na área de produtos, você chegou a questionar se tinha o background certo?

Sim, eu tinha um background bem técnico de desenvolvimento. Por mais que já ajudasse nessa área, eu não tinha conhecimentos profundos de técnicas e processos. Eu estava saindo de uma zona de conforto e correndo um risco, poderia dar errado, mas eu tive a chance e não quis desperdiçar.

Logo nos primeiros dias já na área de produtos, quais foram seus principais desafios e como deu a volta por cima?

Na empresa, essa área era muito nova, não tínhamos processos claro e nem papéis e responsabilidades definidos. Foi muito desafiador, e por isso comecei a estudar bastante sobre o tema para conseguir ajudar a deixar tudo mais claro. Até hoje, mais de 2 anos depois, ainda revisamos nossos processos constantemente para conseguirmos aumentar nossa produtividade e efetividade.

Por que escolheu a PM3 e o que mudou depois do curso?

Escolhi a PM3 principalmente pelos professores e também por ser um curso online. Hoje, já aplicamos no nosso dia a dia vários processos que aprendi no curso. Ele está sendo muito útil para revisarmos nosso trabalho e conseguirmos cada dia mais ser um time de produto focado em resultados e não apenas em features.

Algum conselho para quem aspira entrar na área e se tornar um PM?

O principal conselho que dou é buscar conhecimento sobre a área. Existem muitos livros, blogs e materiais de pessoas que são referência na área, além do curso da PM3.

Busque ajuda nas comunidades e participe delas, ouça podcasts e tente se aproximar de pessoas que já atuam na área, ter um mentor é sempre muito bom, além de ajudar a abrir portas quando as oportunidades aparecerem.

Acompanhe outras histórias inspiradoras: 

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: