PM3 Stories: Um Product Marketing Manager com background em Administração

Continuando a série de entrevistas com os nossos alumni, convidamos a Felipe Barbosa, que tem um background em administração e hoje atua como Product Marketing Manager na VTEX. Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de muitos profissionais de Produtos digitais, as suas experiências no passado acabam por moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso! Breve histórico

Conheça as mentorias em grupo da PM3

Aqui na PM3 estamos em constante evolução. Fazemos questão de proporcionar não apenas novidades para o mercado brasileiro de Product Management, como também otimizar cada

Tudo o que um Product Manager precisa saber sobre Marketplace

Aqui no Brasil estamos muito acostumados a ouvir o termo “marketplaces” e associar com negócios de e-commerce, mas marketplaces podem ser negócios de praticamente qualquer segmento que você tenha uma relação de vários ofertantes e vários demandantes (many-to-many). Todos nós provavelmente já participamos de algum marketplace em algum momento, eles são muito comuns. Naturalmente, eles são negócios complexos e difíceis de construir, mas são ainda mais difíceis de serem derrubados. Eles podem ser extremamente duráveis

O que é um produto de dados?

Na minha carreira, tive a oportunidade de trabalhar com produtos com características bem distintas, desde produtos educacionais para a área de saúde, até soluções de

Análise de win-loss: o que é e como fazer?

Você sabe o que é uma análise de win-loss? Ela pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, como otimização das vendas e fortalecimento do relacionamento com o consumidor. Essa análise ajuda você a se colocar no lugar do seu cliente e entender a visão que ele tem a respeito das suas soluções. Neste post, vamos explicar o que é uma análise de win-loss, por que ela é importante e como aplicá-la ao seu negócio.

Qual é o salário de Product Owner?

A área de Produto segue em ascensão, atraindo cada vez mais profissionais de diversos setores, principalmente de quem não é de tecnologia. Dentro do universo

Raio-X da Liderança de Produto em 2021

Buscando sempre trazer assuntos que mostrem o quanto é importante equipar nosso times para que eles possam entregar valor aos nosso clientes, traduzimos uma pesquisa

No-code para times de Produto

Sem tempo? Os principais pontos: – No-code é menos sobre codar ou não, mas sobre build (feature) vs buy (SaaS). – Categorizar hacks em: front

O Product Market Fit em Negócios Digitais

Segundo Marc Andreessen, co-fundador da Andreessen Horowitz, um dos principais fundos de VC dos Estados Unidos: “Product Market Fit significa estar em um bom mercado

Product Operations: Por que agora?

No artigo “Product Operations: Um papel fundamental em empresas product-led growth“, falei sobre o contexto em que as operações de produto surgiram e o que