Blog do Product Manager

A imagem mostra um homem e uma mulher conversando enquanto olham para um tablet. A foto sugere que estão considerando a estratégia de Reverse Trial como opção para Product-led Growth.

Reverse Trial como estratégia de Product-led Growth

O formato de expansão PLG (Product-led Growth) está virando tendência para empresas de tecnologia, principalmente pela eficiência e pelo potencial de escala que ele traz. Nesse formato, existem algumas possíveis estratégias para você fazer com que os seus usuários utilizem seu produto antes de eles se tornarem clientes pagantes, aquele famoso “try before you buy” (teste antes de comprar) . Mas há uma estratégia ainda pouco comentada aqui no Brasil e aqui neste artigo você

A imagem mostra um homem sentado com um notebook no colo, estudando para sua transição de carreira para Produto.

Case de transição de carreira para Produto

Ingressar na área de produtos digitais é o desejo de muita gente que começa a perceber as oportunidades desse mercado. Mas como dar o primeiro passo? Quais são boas práticas que podemos adotar nesse processo? Esses foram alguns tópicos abordados no episódio da série Mestres de Produto, no qual Pedro Freire compartilhou seu case de transição de carreira para Produto. Instrutor do Curso de Processos Seletivos de Produto, Pedro foi um dos early adopters do

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas no que parece ser uma reunião de trabalho. Uma mulher está escrevendo no quadro algumas informações sobre crescimento de mercado. A foto sugere que a equipe está conversando sobre o desempenho de um produto ou de um portfólio de produtos, pensando na construção de uma Matriz BCG.

Matriz BCG: o que é e como utilizar na estratégia de produto

A Matriz BCG é um framework bastante utilizado por empresas de tecnologia para a gestão de produtos digitais e para a definição de suas estratégias de Growth.   Ao longo deste artigo, você vai entender melhor o que é a Matriz BCG, qual a relação dessa estrutura com o ciclo de vida do produto, quando essa análise deve ser feita e como fazê-la no contexto da gestão de produto. O que é Matriz BCG A Matriz