PM3 + Liga Ventures
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

3 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Por Ana Gabriela De Callis

No mês passado nosso founder Marcell Almeida participou de um painel de um dos bootcamps da Liga Ventures junto com a Sarah Dutra da D3. O painel debateu o tema: Product Manager as Pro (técnicas e ferramentas), na ocasião Marcell comentou como as startups precisam ter um mindset de produto e user centric, já que a PM3 é referência em produto. 

Durante a mentoria foram abordados várias possibilidades de estudo como os sites conteudo.produto.io e producttalk. Além disso Marcell também ensinou os participantes a fazer um roadmap guiado pelos usuários

No final da mentoria o painel foi aberto para perguntas e respostas, separamos algumas das mais legais aqui nesse post:

P: Como montar um time de produto no início da startup?

R: No início da startup é muito difícil. Geralmente, um dos founders cria a visão do produto enquanto a equipe de engenheiros acaba assumindo a função de PO. Ao mesmo tempo, o fato de não ter um time de produto no começo, possibilita que todos tenham esse papel, engajando para que todos trabalhem para tratar a dor do usuário.

P: Como empreendedor, qual o mínimo que preciso saber de produto?

R: Definir os KPIs da empresa, Fazer Product Discovery e validar antes de realmente investir (aprenda mais com o curso de Product Discovery da PM3).

P: Como priorizar o roadmap?

R: Você precisa analisar duas coisas: 1) Qual o valor – tamanho da dor e quantas pessoas de fato precisam disso? e 2) Qual o esforço – quanto tempo o time leva para entregar? Para facilitar, você pode montar uma matriz de priorização.

P: Como envolver todos os times da empresa na criação do produto?

R: Criar momentos de imersão – onde pessoas de diferentes times, diferentes áreas, trabalham juntas para desenhar a próxima hipótese de solução. Além disso, criar um mindset de experimentação em todo o time – todas as áreas usarem o mesmo framework de validação de hipóteses.

P: Como medir o sucesso do produto?

R: Existem métricas padrões que você precisa olhar de acordo com o seu produto, mas é necessário entender as peculiaridades do seu produto e do seu contexto. É muito importante que no início do desenvolvimento de uma funcionalidade já seja mapeado o que será avaliado e como será medido.

P: Quando trazer a figura do PM para dentro da startup?

R: A necessidade quando você perceber que a área está sendo um gargalo. Geralmente, a proporção que se usa é de 1 PM  para 7 engenheiros.

P: Como é a rotina de um PM?

R: Além de coordenar o time, ele será responsável por olhar para os dados, entender o contexto do problema, estar em contato com todas as áreas para entender as dores e fazer o planejamento de desenvolvimento do produto.

P: Geralmente, como é composta a área de produto?

1 VP produto, PMs e  Product Designers

P: O que vocês sabem muito hoje que poderia ter feito diferença no negócio anterior de vocês?

R: Saber exatamente o que eu queria avaliar (KPIs) em cada feature antes de lançá-la.

Curso online de Product Discovery

Estude com a gente no nosso curso online de Product Discovery. Uma oportunidade incrível de aprender como fazer um bom Product Discovery, aprendendo com profissionais de empresas como Nubank, PicPay, Booking.com, Tapps Games entre outras. São mais de 30 horas de conteúdo em vídeo-aulas, artigos cuidadosamente selecionados e 14 instrutores altamente qualificados. Confira a ementa do curso!

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: