PM3 Stories: Product Manager com background em Administração
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

5 minutos de leitura

Continuando a série de entrevistas com os nossos alumni, convidamos a Sylara Gonçalves, que tem um background em administração e hoje atua como Product Manager na Cinética.

Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de muitos profissionais de Produtos digitais, as suas experiências no passado acabam por moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso!

Breve histórico sobre você

Existe uma frase de Peter Drucker que carrego comigo e ele diz: “A melhor forma de prever o futuro é cria-lo”. Sempre acreditei que o que faz você alcançar o que deseja é se preparar, se colocar em ação o mais rápido possível e entregar o melhor de você.

Trabalhei 5 anos na área administrativa de um grupo empresarial no segmento de gás, onde minha última experiência foi como Analista de Negócios com foco em expansão comercial. 

Minha transição para a carreira digital começou quando fui apresentada à uma nova tecnologia chamada Blockchain, me inseri na comunidade, estudei bastante e logo surgiu uma oportunidade para trabalhar como Customer Experience numa startup do segmento.

Me inserindo cada vez mais no mundo da inovação, uma paixão surgiu: a de melhorar e facilitar a vida das pessoas por meio de soluções digitais, foi então que me vi completamente apaixonada pela área de produtos.

Como foi seu processo seletivo para produto? Alguma dica para quem está começando?

O convite para o meu processo seletivo aconteceu devido a alguns resultados alcançados em produtos digitais que tinha liderado na época, além da análise de currículo, tive uma entrevista com CEO e CTO da empresa.

A minha dica para quem está começando é: se preparar bastante, mas principalmente colocar tudo que você aprendeu na prática o mais rápido possível. Se falta experiência na área de produto, inicie seu projeto paralelo. O mercado está exigente com a experiência dos profissionais que querem iniciar na área de Produto.

Na entrevista, tente trazer suas conquistas, projetos que participou, produtos que impactou, leve números. Informe o baseline que você tinha, o desafio que se apresentava e como chegaram na solução. Também acredito ser um diferencial, você destacar como  conquistou a confiança dos stakeholders e conseguiu motivar o time para dirigir a solução pro lugar certo e no tempo certo de entrega.

Qual você acha um mindset ideal para trabalhar na área de Produto?

Primeiro é entender que a formação de PM é mais coletiva do que você pode perceber. É sobre o quanto você consegue exercitar empatia, pois você negocia o tempo todo com as outras áreas parceiras. Precisa ter um perfil curioso, ser analítico, entender tudo sobre o cliente e principalmente gostar de se comunicar, pois precisará desmembrar os cenários para os times de um modo que todos estejam cientes dos objetivos.

Como a PM3 ajudou na sua trajetória profissional?

Depois de muita pesquisa, a PM3 foi um dos cursos que escolhi para aprimorar meu conhecimento. A área de produtos é uma área de muita validação na prática, e é aí que a PM3, na minha opinião, sai na frente. Ter acesso a cases e conhecimentos de profissionais que estão no campo, trabalhando em empresas de grande relevância no mercado, validando e colhendo resultados. É uma oportunidade valiosa e traz muitos insights. Sem falar na comunidade, que é extremamente ativa e colaborativa. 

Tem alguma história que gostaria de compartilhar?

Fiz minha transição para área de produtos no ano que iniciou a pandemia, no meio de grandes incertezas, onde todos diziam que as empresas estavam demitindo e não contratando. A área de produtos está bastante receptiva para a migração de carreira. O trabalho de um Gerente de Produto engloba uma mistura de tarefas que necessitam olhar estratégico, intuição, uma afinidade com dados e um espírito de empatia, sem deixar a visão do Produto de lado. Então, se você se identificou e deseja fazer uma transição de carreira, essa é uma boa oportunidade.

Alguns livros e conteúdos que indica

Assino algumas newsletters de produtores de conteúdo de produto: PM3, Bernard de Luna, Raphael Dyxklay, Mulheres de Produto, Somos Tera, Product Guru’s.

Os livros que indico não são propriamente técnicos, mas acredito que eles possam ser muito valiosos na questão de desenvolvimento de empatia com o time, gerando reflexões sobre gestão, engajamento com o propósito e soluções mais práticas para ajudar o trabalho no dia a dia:

  • O lado difícil das situações difíceis / The Hard Things About Hard Things, do Ben Horowitz
O lado difícil das situações difíceis: Como constuir um negócio quando não  existem respostas prontas
  • A Startup Enxuta / Lean Startup, do Eric Ries.
A startup enxuta

Quer sair na frente e arrasar nas entrevistas de Produto? 

Em parceria com o podcast Papo de Produto, desenvolvemos o e-book “20 perguntas e respostas em entrevistas para Product Managers”, onde você vai aprimorar a sua expertise e conseguir se preparar melhor para a sua próxima entrevista para cargos na área de Produto, além de ter uma ideia do que grandes líderes esperam dos seus entrevistados e entrevistadas.

Material perfeito para quem está buscando mudar de empregou ou migrar para a área de Produto. Baixe o material e esteja mais preparado(a) do que nunca! 

entrevista para product manager

Temos certeza que com ele você vai chegar mais bem preparado em sua próxima entrevista para Product Manager.

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: