PM3 no primeiro VindiTalks

Por Ana Gabriela De Callis

Ontem (20.05) aconteceu o primeiro Vindi Talks, evento da Vindi que discutiu um tema muito relevante na comunidade de desenvolvedores, UXs, PMs, POs e Agilistas: times de alta performance. O espaço do Google Campus recebeu cerca de oitenta pessoas que que tinham interesse  de saber mais sobre o que significa ser um profissional que criar produtos digitais, e mais, como construir um time de alta performance.

Quem mediou o bate papo foi Pablo Silva, Head de produto da Vindi. Dentre os convidados tivemos a presença de um dos nossos fundadores e instrutores da PM3, Marcell Almeida, hoje Head de produto na Catho. Falaram no evento também Pedro Cortez, Agilista no Pagseguro e Leandro Gomes, Engenheiro de Software na Loggi.

Durante o papo que aconteceu por cerca de uma hora, ouvimos dos convidados algo unânime, times de alta performance são aqueles que conseguem fazer um produto, serviço ou feature de ponta a ponta e da melhor forma possível. Segundo os palestrantes, um produto só é relevante para o mercado se suprir necessidades reais dos usuários. Para conseguir chegar lá, uma dica de todos eles: foco no processo de Discovery, que nada mais é do que o processo de entendimento sobre o produto. Parece simples, mas segundo Marcell Almeida "são poucas empresas que dão o verdadeiro valor que essa etapa precisa".

Outro tema muito debatido pelos convidados a partir de perguntas da platéia foi a importância da criação de hipóteses pelos times de produto. Sem a criação e a validação de hipóteses com o usuário, o produto final não será algo pelo qual ele gaste seu dinheiro. "Saia do escritório" foi uma das frases mais escutadas na noite de ontem.

O papo terminou três grandes premissas do mundo de desenvolvimento de produtos sendo apontadas como "incorretas"

"O PM é o CEO do produto"

"O desenvolvedor só escreve código"

"O UX designer só desenha tela"

Equipes de alta performance já enxergaram que todos precisam estar envolvidos com o negócio e entre si para que o desenvolvimento do produto aconteça da melhor maneira possível. No fim do dia é isso que torna times de produto, times de alta performance.

Torne-se um Product Manager completo

Aprenda com os melhores profissionais do mercado neste curso totalmente online com mais de 40 horas de conteúdo. 24/7, aonde e quando quiser!

QUERO
Close

50% Complete

Baixe a ementa