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12 de julho de 2021

Por que desenvolvemos um Curso de Processos Seletivos de Produto?

Precisamos encarar este fato. A área de produto está se profissionalizando não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Com a produtização de tudo e as empresas querendo cada vez mais impactar a jornada dos seus clientes (com novos produtos, serviços e funcionalidades), ter um aumento no número de vagas disponíveis para o cargo de Product Manager acaba sendo algo natural. 

Aqui na PM3 nós temos, no momento em que escrevo este texto, mais de 6.000 alunos e alunas. Passamos boa parte do nosso dia entendendo as suas dores e por isso desenvolvemos diversas iniciativas para ajudar estas milhares de pessoas a se desenvolverem cada vez mais.

E, como um dos nossos valores é “casa de ferreiro, espeto é de ferro”, tudo começa com uma boa prática chamada Discovery

O processo de discovery

Da mesma forma que desenvolvemos conteúdos aprofundados para os nossos cursos de Product Management, Discovery, Growth e Marketing, para este curso fizemos questão de conversar com mais de 20 estudantes para pegar feedbacks qualitativos e mais de 200 outros para uma pesquisa quantitativa, para assim termos uma ideia de quais seriam as suas principais dores.

Ficou claro que o processo seletivo era um tabu que deveria ser discutido porque, como qualquer processo seletivo, ele pode ser mais complexo do que a gente imagina. Sabemos que Product Manager não é um cargo como qualquer outro, pois ele demanda uma série de habilidades que vão muito além de apenas um conhecimento técnico a ou b – temos diversos textos aqui no blog que abordam este tema. 

A verdade é que nestas interações com os usuários, as principais dores sobre o processo seletivo foram…

Processo seletivo de produto

Não é novidade

No mercado de trabalho há diversas alternativas que já são comercializadas e auxiliam as pessoas na hora de fazer um processo seletivo. O que estamos fazendo nesse curso é aplicar o que aprendemos, por experiência, com os demais cursos. Com tanto conteúdo raso e fragmentado no mercado, reunimos um time de peso de instrutores em um só lugar, para mostrar, em uma trilha de aprendizado com conteúdos coerentes e conectados, como aplicar as melhores práticas em processos seletivos da área de Product Management.

Abaixo uma lista de opções já existentes no mercado:

  • Headhunters
  • Career Coaches
  • Cursos de Storytelling
  • Cursos de executive presence
  • Técnicas de negociação

Nossa proposta, além de ser totalmente focada e aprofundada na área de Product Management, acaba sendo muito mais econômica, visto que este é o curso mais barato da PM3 e acaba concentrando todos estes serviços em um único lugar – e com a qualidade de instrutores, filmagem e edição de alto nível da PM3

O que o curso NÃO vai entregar

Antes de entrar no detalhe do que estamos produzindo, é importante ressaltar o que NÃO será entregue neste curso:

  1. Não ensinamos hard skills. Não espere conteúdo sobre Product Management, e, sinceramente, sem eles você não irá conseguir passar em um processo seletivo de produto mesmo que faça esse curso mais de uma vez. Ele foi pensado para quem já possui as habilidades necessárias para atuar como PM e precisa de um apoio em autoconhecimento, organização de raciocínio, planejamento de carreira, e como se portar em determinadas entrevistas.
  1. Garantia de vaga. Fazemos questão de dizer que não prometemos que qualquer pessoa consiga uma vaga depois de fazer este curso. Esta é uma promessa tola e que jamais faríamos;
  2. Fórmula mágica. Jamais! Processos seletivos são complexos e diferentes em cada empresa. Nosso intuito é trazer profissionais que recrutam todos os dias e ouvir deles quais são as melhores práticas, para te preparar. Nenhum conteúdo do curso deve ser levado como roteiro/receita/fórmula de sucesso;
  3. Transição de carreira. Na realidade, recomendamos este curso para quem já atua na área de Produto e está fazendo uma mudança de empresa/cargo. Sabemos que pessoas que estão em transição vão querer fazer o curso e sim, muitas coisas poderão agregar valor. Mas sem o hard skill você terá mais dificuldades e não vendemos “hacks” de transição.

Os módulos no detalhe

O texto pode ser grande, mas valerá a pena ir até o final. O assunto é importante de ser discutido, e nesta parte fazemos questão de contar no detalhe sobre cada um dos 4 módulos que compõem as mais de 12 horas de conteúdo deste curso.

Módulo 1 – Preparando-se para um processo seletivo

Vai parecer curioso, mas na pesquisa que rodamos dentro da comunidade, a maior dificuldade da comunidade de Produto era organizar o Linkedin. Sim! As pessoas ainda têm muita dificuldade em estruturar os seus currículos de forma online, de um jeito que chame e prenda a atenção dos recrutadores.

Por isso resolvemos fazer um módulo que aprofunda não apenas este tema, mas também como você pode se enxergar como um “produto” (identificando os pontos de forças e fraquezas para evoluir) e como buscar vagas adequadas ao seu perfil, momento de vida e carreira.

Estes são mais do que ensinamentos apenas para te ajudar em processos seletivos. Eles também te guiam para evoluir como profissional. Trouxemos, inclusive, uma ótica de recrutadores para mostrar como eles usam o Linkedin para que você possa se preparar melhor.

Módulo 2 – Preparando-se para a entrevista

Depois de pesquisar e ver que está tudo alinhado com seu momento, o que fazer para se preparar para a primeira entrevista? Como tirar o melhor das suas experiências profissionais anteriores?


Neste módulo nós trazemos recrutadores e líderes de produto que contratam diariamente com experiência em empresas como: OLX, Viva Real, Unico, Pipefy, Memed e outras. Desta forma, você vai ter uma boa ideia de como é de fato uma entrevista na área e a forma de conduzir suas respostas (temos simulações de entrevistas bem legais). Além disso, você verá como é o processo de entrevista com o time, como responder perguntas mais técnicas, analíticas e muito mais.

Módulo 3 – Melhores práticas para cases de produto 

No rito do processo seletivo em produto é muito comum você receber um case, com um problema fictício para resolver. Esta geralmente é a parte mais temida e complexa em um processo seletivo em produto e por mais que nem todas as empresas tenham essa etapa de case, e que o formato mude muito de empresa para empresa, queremos ajudar quem teme por essa etapa.

Neste módulo a gente faz questão de apresentar um arsenal de melhores práticas para te ajudar a montar e apresentar cases de forma precisa. Mais uma vez, não há fórmula mágica, mas há sim bons direcionamentos que você vai absorver e reproduzir, quando for desenvolver o seu case.

Processo seletivo de produto

Em uma das aulas deste módulo, você verá a resolução de um case em tempo real, explicando o racional utilizado e como organizar esta informação de uma forma que faça sentido para quem está recrutando – aliás, passar por este momento será algo comum na sua jornada na área de produto. A todo momento você vai precisar liderar com contexto baseando-se em dados e demandas dos usuários, para assim convencer o seu time, os stakeholders e a liderança da empresa.

Módulo 4 – Após receber a oferta

Seu case foi um sucesso e você acabou de receber a sua oferta para encarar este novo desafio, mas será que o pacote de benefícios, stock options e bônus estão alinhados com o mercado ou com o seu momento ideal? Dá pra negociar e fazer contrapropostas?

Processo seletivo de produto

Claro que dá! Neste módulo a gente quer te mostrar o que o mercado entende como uma melhor prática na hora de negociar e como você pode tirar o máximo deste momento, afinal, eles escolheram você dentre outros candidatos e é a hora de fazer todo este esforço valer muito a pena. Vamos, inclusive, ensinar que tipo de benefícios acarretam em impostos e o que você deve fazer em determinadas situações.

Finalizando

Embora sejamos sim uma empresa com interesse em ampliar a nossa presença no mercado, a gente genuinamente investe em iniciativas que acreditamos que irão ajudar o mercado brasileiro a evoluir. Este é um papel de muita responsabilidade que temos a coragem e humildade para executar no nosso dia a dia. Ser vanguarda e referência no mercado exige que a gente seja audaz o suficiente para seguir em frente, dando total transparência das nossas ações.

Aqui na PM3 nós temos a visão de tornar o Brasil uma referência mundial em Product Management. Tudo que desenvolvemos precisa estar conectado com esta visão e as dores dos nossos alunos, alunas e comunidade como um todo (exatamente como mencionei no início deste texto). Por isso, ao produzirmos algo neste nível de qualidade e entrega, a gente acredita que as pessoas vão chegar mais preparadas nos processos seletivos, com autoconhecimento o suficiente para buscar oportunidades que as ajudem a prosperar e, consequentemente, evoluir o produto em que estão trabalhando e assim nos ajudar a alcançar esta ambiciosa visão.

Este curso é para que juntos a gente consiga elevar a barra do mercado. De nada adianta ensinarmos dezenas de hard skills se, muitas vezes, bons profissionais não conseguem as oportunidades por simplesmente irem mal nas entrevistas por falta de preparo e, até mesmo, por falta de autoconfiança e autoconhecimento. Por isso, te desafiamos a baixar a ementa completa e assim ter uma ideia mais aprofundada do que estamos desenvolvendo.

Para mais detalhes, confira esse vídeo onde falo mais sobre o curso:

Autoria de:

PM3 Lives 29

pm3 lives rodrigo iannuzzi unico idtech processo seletivo produto

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