Conheça o curso gratuito de Processos Seletivos de Produto
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

12 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

Durante o período de 17 a 21 de outubro de 2022, você pode se inscrever gratuitamente no Curso de Processos Seletivos de Produto, lançado pela PM3 em 2021 e que está novamente liberado para acesso. Compartilhando e acumulando pontos, você pode garantir prêmios, inclusive ganhar um dos cursos da PM3! Saiba mais sobre o conteúdo aqui neste post! ?

Por que um curso sobre processos seletivos?

A área de Produto está se profissionalizando não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Com a produtização de tudo e as empresas querendo cada vez mais impactar a jornada dos seus clientes (com novos produtos, serviços e funcionalidades), ter um aumento no número de vagas disponíveis para o cargo de Product Manager acaba sendo algo natural. 

Uma das dores desse mercado é a preparação para o processo seletivo, que costuma conter diversas etapas – inclusive o tão temido case

Com tanta gente querendo entrar na área de Produto, mostrar como são esses processos seletivos e como conduzi-los da melhor forma é a maneira que encontramos para mostrar que ingressar na área não é um bicho de sete cabeças. 

Por isso, lançamos em 2021 o Curso de Processos Seletivos de Produto. O conteúdo passa por todas as fases de uma seleção em Produto, desde a preparação para as entrevistas – com direito a entrevistas simuladas – até as melhores práticas para resolver os cases e negociar a oferta de trabalho.

Tudo começou com um Discovery

Da mesma forma que desenvolvemos conteúdos aprofundados para os nossos cursos de Product Management, Discovery, Growth e Marketing, para este curso gratuito fizemos questão de conversar com mais de 20 estudantes para pegar feedbacks qualitativos, e mais de 200 outros para uma pesquisa quantitativa, para assim termos uma ideia de quais seriam as suas principais dores.

Ficou claro que o processo seletivo era um tabu que deveria ser discutido porque, como qualquer processo seletivo, ele pode ser mais complexo do que a gente imagina. Sabemos que Product Manager não é um cargo como qualquer outro, pois ele demanda uma série de habilidades que vão muito além de apenas um conhecimento técnico a ou b.

A verdade é que, nessas interações com os usuários, identificamos que as principais dores sobre o processo seletivo são:

processo seletivo de produto

O diferencial da preparação focada em Produto

No mercado de trabalho há diversas alternativas que já são comercializadas e auxiliam as pessoas na hora de fazer um processo seletivo. O que estamos fazendo nesse curso gratuito é aplicar o que aprendemos, por experiência, com os demais cursos. Com tanto conteúdo raso e fragmentado no mercado, reunimos um time de peso de instrutores em um só lugar, para mostrar, em uma trilha de aprendizado com conteúdos coerentes e conectados, como aplicar as melhores práticas em processos seletivos da área de Product Management.

Abaixo uma lista de opções já existentes no mercado:

  • Headhunters
  • Career Coaches
  • Cursos de Storytelling
  • Cursos de executive presence
  • Técnicas de negociação

Nossa proposta, além de ser totalmente focada e aprofundada na área de Product Management, é gratuita – mas com a mesma qualidade de instrutores, filmagem e edição dos demais cursos da PM3. 

Para quem é o curso

O conteúdo vai te apoiar durante os processos seletivos de Produto, seja você uma pessoa que quer migrar de carreira, está buscando uma nova posição ou acabou de assumir como liderança e precisa montar um time.

Novos profissionais de Produto

Para quem busca uma carreira na área de Produto, esse curso vai te mostrar a real de como é o processo seletivo, para que você possa se preparar com antecedência.

Além disso,  o curso está recheado de dicas para potencializar as suas chances de receber um convite para entrevistas, deixando o seu Linkedin da maneira como os recrutadores da área querem ver.

PMs e POs

PMs que já atuam na área e buscam novas oportunidades ou POs que querem se tornar PMs.
Esse curso preparatório vai te ajudar a entender as melhores práticas de apresentação e resolução de um case, te preparar para entrevistas, bem como modelar o seu currículo e Linkedin de um jeito mais adequado para impactar os recrutadores e líderes de Produto.

RH, BP ou novas lideranças

Para profissionais de RH, Business Partners ou novas lideranças, que precisam contratar pessoas de Produto. Esse curso vai apresentar práticas para você extrair o melhor dos candidatos ao longo do processo seletivo, além de dar dicas para criar cases bem estruturados, que retratam o contexto e desafios atuais, mas sem abrir a estratégia e próximos passos da empresa.

O que o curso NÃO entrega

Antes de entrar no detalhe do que estamos produzindo, é importante ressaltar o que NÃO será entregue neste curso gratuito:

Não ensinamos hard skills

Não espere conteúdo sobre Product Management, e, sinceramente, sem eles você não irá conseguir passar em um processo seletivo de produto mesmo que faça esse curso mais de uma vez. 

Ele foi pensado para quem já possui as habilidades necessárias para atuar como PM e precisa de um apoio em autoconhecimento, organização de raciocínio, planejamento de carreira, e como se portar em determinadas entrevistas.

Garantia de vaga

Fazemos questão de dizer que não prometemos que qualquer pessoa consiga uma vaga depois de fazer este curso. Esta é uma promessa tola e que jamais faríamos.

Fórmula mágica

Jamais! Processos seletivos são complexos e diferentes em cada empresa. Nosso intuito é trazer profissionais que recrutam todos os dias e ouvir deles quais são as melhores práticas, para te preparar. Nenhum conteúdo do curso deve ser levado como roteiro/receita/fórmula de sucesso.

O que você encontra em cada módulo

Vejamos a seguir mais alguns detalhes sobre o conteúdo dos 4 módulos que compõem as mais de 12 horas de conteúdo desse curso.

Módulo 1 – Preparando-se para um processo seletivo

Vai parecer curioso, mas na pesquisa que rodamos dentro da comunidade, a maior dificuldade da comunidade de Produto era organizar o Linkedin. Sim! As pessoas ainda têm muita dificuldade em estruturar os seus currículos de forma online, de um jeito que chame e prenda a atenção dos recrutadores.

Por isso resolvemos fazer um módulo que aprofunda não apenas este tema, mas também como você pode se enxergar como um “produto” (identificando os pontos de forças e fraquezas para evoluir) e como buscar vagas adequadas ao seu perfil, momento de vida e carreira.

Esses são mais do que ensinamentos apenas para te ajudar em processos seletivos. Eles também te guiam para evoluir como profissional. Trouxemos, inclusive, uma ótica de recrutadores para mostrar como eles usam o Linkedin para que você possa se preparar melhor.

Módulo 2 – Preparando-se para a entrevista

Depois de pesquisar e ver que está tudo alinhado com seu momento, o que fazer para se preparar para a primeira entrevista? Como tirar o melhor das suas experiências profissionais anteriores?

simulação de entrevista curso gratuito processos seletivos de produto

Nesse módulo, trazemos recrutadores e líderes de produto que contratam diariamente com experiência em empresas como: OLX, Viva Real, Unico, Pipefy, Memed e outras. 

Dessa forma, você vai ter uma boa ideia de como é de fato uma entrevista na área e a forma de conduzir suas respostas (temos simulações de entrevistas bem legais). Além disso, você verá como é o processo de entrevista com o time, como responder perguntas mais técnicas, analíticas e muito mais.

Módulo 3 – Melhores práticas para cases de produto 

No rito do processo seletivo em Produto é muito comum você receber um case, com um problema fictício para resolver. Essa geralmente é a parte mais temida e complexa em um processo seletivo da área, e, por mais que nem todas as empresas tenham essa etapa ou que o formato mude muito de empresa para outra, queremos ajudar quem teme por ela.

Nesse módulo fazemos questão de apresentar um arsenal de melhores práticas para te ajudar a montar e apresentar cases de forma precisa. Mais uma vez, não há fórmula mágica, mas há sim bons direcionamentos que você vai absorver e reproduzir, quando for desenvolver o seu case.

Em uma das aulas desse módulo, você verá a resolução de um case em tempo real, explicando o racional utilizado e como organizar esta informação de uma forma que faça sentido para quem está recrutando. 

Aliás, passar por este momento será algo comum na sua jornada na área de produto. A todo momento você vai precisar liderar com contexto baseando-se em dados e demandas dos usuários, para assim convencer o seu time, os stakeholders e a liderança da empresa.

Módulo 4 – Após receber a oferta

Seu case foi um sucesso e você acabou de receber a sua oferta para encarar este novo desafio, mas será que o pacote de benefícios, stock options e bônus estão alinhados com o mercado ou com o seu momento ideal? Dá pra negociar e fazer contrapropostas?

Claro que dá! Nesse módulo a gente quer te mostrar o que o mercado entende como uma melhor prática na hora de negociar e como você pode tirar o máximo deste momento, afinal, eles escolheram você dentre outros candidatos e é a hora de fazer todo este esforço valer muito a pena. Vamos, inclusive, ensinar que tipo de benefícios acarretam em impostos e o que você deve fazer em determinadas situações.Ou seja, esperamos empoderar cada vez mais profissionais, para que se sintam confiantes nas etapas de negociação de salário e planejamento de carreira.

Benefícios do curso gratuito

Ao começar o curso gratuito, durante um período de 6 meses você terá acesso a:

  • Mais de 12 horas de conteúdo;
  • Lições de 15 instrutores com conhecimento e experiência de mercado (Creditas, Hotmart, Pipefy, Loggi e diversas outras);
  • Cases reais;
  • Entrevistas simuladas;
  • Passo a passo da resolução de um case de Produto.

Nosso propósito

Embora sejamos sim uma empresa com interesse em ampliar a nossa presença no mercado, a gente genuinamente investe em iniciativas que acreditamos serem capazes de ajudar o mercado brasileiro a evoluir

Este é um papel de muita responsabilidade que temos a coragem e humildade para executar no nosso dia a dia. Ser vanguarda e referência no mercado exige que a gente seja audaz o suficiente para seguir em frente, dando total transparência às nossas ações.

Aqui na PM3, temos a visão de tornar o mercado brasileiro de tecnologia uma referência mundial em Product Management. Tudo que desenvolvemos precisa estar conectado com esta visão e as dores dos nossos alunos, alunas e comunidade como um todo (exatamente como mencionei no início deste texto). 

Por isso, ao produzirmos algo nesse nível de qualidade e entrega, acreditamos que as pessoas vão chegar mais preparadas nos processos seletivos. Ou seja, com autoconhecimento suficiente para buscar oportunidades que as ajudem a prosperar e, consequentemente, evoluir o produto no qual estão trabalhando. De certa forma, cada uma dessas pessoas estará nos ajudando a alcançar a nossa ambiciosa visão. 

Saiba mais sobre nossos outros cursos aqui.

Inscreva-se, compartilhe e concorra a prêmios

Além de aproveitar os benefícios do conteúdo para a sua carreira, você também pode ser uma boa influência para alguém, compartilhando o curso. Ao fazer isso, você acumula pontos e os primeiros a chegar na pontuação necessária podem ganhar diversos prêmios (inclusive 1 curso da PM3!).

Inscreva-se e saiba mais detalhes! ?

A imagem é um banner de divulgação do Curso de Processos Seletivos de Produto