Product Camp 2019: o que esperar da gestão de produto no Brasil
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

5 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

–> Confira as principais informações sobre o Product Camp 2023 aqui.

Nos dias 10 e 11 de Dezembro, no complexo de eventos Frei Caneca, aconteceu o maior evento de gestão de produto da América Latina: Product Camp 2019. O evento teve como tema geral Leaner, Better, Faster, Stronger inspirado na música do Daft Punk (que aliás, foi a banda das músicas de fundo do evento) que com certeza diz muito sobre o mercado de gestão de produto.

Foram mais de 1300 pessoas nesses dois dias trocando conhecimento e fazendo networking. Com um público focado em produto, design e tecnologia em geral e com três trilhas principais focadas em produto, design e growth (uma grande novidade dessa edição) e mais os espaços de três patrocinadores foram mais de 50 talks de alta qualidade e keynotes de peso do cenário internacional de produto e design.

Algo bastante expressivo dessa edição foi a quantidade de empresas que patrocinaram o evento, a maior quantidade que eu já vi desde que participo. Isso mostra o quanto o mercado está em busca de bons profissionais de produto, tanto PMs quanto PDs e o quanto profissionais qualificados estão escassos no mercado.

Dessa vez, alguns temas falaram mais alto no Pcamp e o que eu mais escutei foi se falar em product discoveryoutcomesproduct led e claro valor e todo o romantismo que gira em torno dessa palavra. Também houveram talks bem legais sobre gestão de PMs e cultura de produto.

É fato consumado que discovery e sua relação com o delivery é o tema da vez no mundo de produto. Entender bem o que é um bom discovery e técnicas para fazê-lo bem será bastante decisivo para uma empresa conseguir se destacar nessa multidão de empresas querendo resolver os mesmos problemas. Isso é devido ao tempo que algo leva para chegar na mão do usuário, o time do market, que é totalmente influenciado pelo tempo do discovery que por sua vez depende da capacidade da empresa em ter uma cultura de experimentação. Quanto maior é o tempo de discovery, maior será o tempo do ciclo de aprendizado e validação e maior será o tempo de time to market. Ganha hoje quem consegue entregar valor para o usuário no menor tempo possível e com qualidade é claro. Tá vendo, a palavra “valor” sempre volta!  O tema está tão em alta que a PM3 está desenvolvendo seu próprio curso de Product Discovery da PM3 para elevar ainda mais a barra do mercado.

O keynote que mais me impressionou foi o da Melissa Perri (Founder & CEO na Produx Labs), com o tema “Escape the build trap”. Eu considero essa “armadilha” a derradeira de qualquer empresa nessa era de gestão de produto moderna que está por vir. Basicamente a mensagem que ela passou e que está no livro dela (do mesmo título da talk, que eu recomendo muito a leitura por todo profissional de produto) é que as empresas estão configuradas a construir, construir, construir e não a entender se o que está sendo feito está gerando resultados ou não para o usuário. Atualmente, chamamos esses resultados de outcomes. Basicamente, outcomes são mudanças na vida do usuário que a gente proporciona ao entregar uma solução para um problema que ele tem através de um produto. Ao entregar outcomes valiosos para os clientes, esperamos que isso gere impacto de negócio para empresa no médio e longo prazo. Na visão dela, e eu concordo plenamente, as empresas que continuarem nessa armadilha não conseguirão ser mais competitivas, pois aquele tempo de ciclo de aprendizado que eu mencionei assim está cada vez mais curto. Quando a gente fala de startups então, se elas entrarem nesse ciclo vicioso de outputs, já era!

Com conteúdos de todos os níveis e para todos os níveis, essa foi a edição que mais me surpreendeu. Tanto pelo tamanho, quanto pela qualidade das talks e dos palestrantes. É muito legal ver que temos tanta gente boa e tantos cases que estão dando certo no Brasil. Eu gosto muito da missão da PM3 de “Elevar a barra da gestão de produto no Brasil” e já tenho certeza que isso está acontecendo. Já quero ver 2020 com um evento ainda maior e a barra subindo nessa comunidade sensacional de produto e design que está se formando no Brasil.

Escrito por Pablo SilvaHead de Produto na Vindi.


Participe do Product Camp 2023!

O Product Camp está de volta aos palcos presenciais e a edição de 2023 será nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Frei Caneca. Adquira seu ingresso aqui.