Uma Product Owner com background em Engenharia: PM3 Stories - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

4 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

Continuando a série de entrevistas com os nossos alumni, convidamos a Thaynara Mozart, que tem um background em Engenharia de Produção e hoje atua como Product Owner na Mobly, para compartilhar a sua história.

Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de muitos Product Managers, da mesma forma como aconteceu com a Thaynara e muitos outros, as suas experiências no passado acabam por te moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso! 

Breve histórico

Me chamo Thaynara, tenho 25 anos, formada em engenharia de produção. Comecei minha carreira estagiando em chão de fábrica e não podia imaginar que um dia trabalharia com tecnologia. 

Passei pela área comercial e também pela área de transportes até chegar aqui. Estou há quase dois anos em produto e consigo ver muitas semelhanças entre minha formação e a área. Sou Product Owner na Mobly e nos próximos meses tenho o desafio com uma nova equipe lá dentro. 

Por que você quis se tornar uma PO?

Eu não conhecia a área, muito menos a profissão, mas através de uma oportunidade que tive percebi que correspondia ao meu perfil e ao que eu buscava, ao entrar na área e conhecer mais, entendi que realmente é isso que gosto de fazer. 

Antes de entrar na área de Produto, você chegou a se questionar se tinha o background certo?

Muito! principalmente por eu ter mudado logo após terminar a faculdade vem aquela insegurança de ter que aprender tudo do zero. Mas pra minha feliz surpresa minha bagagem até ali era de muita valia para a equipe e eles além de me ensinarem muito se interessaram em aprender comigo também. Eu já havia trabalhado com produto físico, estudado bastante projetos e processos, e apesar de serem de mundos diferentes, há muitas semelhanças. 

Logo nos primeiros dias já na área de produtos (como PO), quais foram seus principais desafios e como deu a volta por cima?

Meu principal desafio nos primeiros dias foi relacionado a background técnico, eu tinha zero! Lembro que principalmente nas dailys eu ficava desesperada sem entender o que os desenvolvedores estavam falando com todos aqueles termos técnicos, mas era só questão de tempo entre aprender, me acostumar com as palavras e entender o que elas significavam, precisei pesquisar bastante e também ficar próxima da equipe para aprender mais rápido.

Por que escolheu a PM3 e o que mudou depois do curso? 

Em meu primeiro ano na área pude aprender bastante na prática com meus colegas de equipe e também buscando informação em algumas fontes. “Mas a partir de um determinado momento senti a necessidade de uma formação para entender melhor o que o mercado pratica e como posso levar isso para as equipes em que trabalho. Conheci a PM3 através de um amigo e gostei da proposta do curso.” Hoje, a principal mudança pra mim é conseguir ter uma visão mais ampla do universo de produtos, conhecer ferramentas e consequentemente ter mais opções na hora de conduzir alguma solução.

Algum conselho para quem aspira entrar na área de produtos (seja como PO ou PM)?

Caso não seja da área de tecnologia, acredito que pesquisar e fazer cursos online relacionados a área para se familiarizar com palavras técnicas ajude muito, como PO/PM não precisamos necessariamente saber tudo de desenvolvimento, mas para entendermos como está o projeto, cobrarmos prazos e qualidade é fundamental ter empatia pelo time de desenvolvimento e só conseguimos realmente entender tudo isso com um mínimo de percepção do que eles estão falando e fazendo. 

Quais serão seus próximos passos? Algum objetivo mais no curto prazo?

Existem alguns cursos que pretendo fazer esse ano e também obter uma certificação na área, além de tornar meu inglês fluente. 

Acompanhe outras histórias inspiradoras: 
Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: