Product Arena - Qual é a relação entre Product Managers e Designers?

Segunda Feira estivemos presente no 25º Product Arena, evento realizado pelo productarena.io na Livraria Cultura. O evento contou com um time incrível de profissionais de produto, o bate papo rolou entre Edu Agni, UX specialist da Mergo, Juliana Carvalho, Product Manager do iFood, nosso Founder Marcell Almeida e Simone Beltrame, Product Designer do Grupo Zap, a noite de conversa foi mediada pelo Product Lead da Yellow, Arthur Castro, também professor da PM3.

O Product arena é um lugar de discussão sobre a realidade do dia a dia do mundo do produto, e o tema dessa noite foi a relação entre Product Managers e Product Designers. 

O evento começou com a opinião dos convidados sobre a relação entre produto e design. Simone disse que o designer foi mudando sua participação no desenvolvimento do produto, antigamente o profissional não ia muito na estratégia do produto, e ficava muito mais com a parte de pesquisa. No Grupo ZAP, e várias outras empresas com metodologias atuais, possuem o designer como par do PM, e assim o design de produto está conquistando o espaço dele no mercado. 

No iFood o Product Manager já trabalha muito junto com o design, principalmente no processo de discovery. Juliana diz que ainda existe espaço no mercado brasileiro para melhorar esse relacionamento, mas que é muito legal ver o quanto já está desenvolvido. "Se você olhar só para o negócio seu produto vai sofrer, assim como se você olhar só para o design" aponta nossa founder e PM Marcell Almeida.

O fato é, todo mundo está ali para resolver problemas, e em alguns momento a balança vai pesar mais para o lado do design e outros para o lado do produto e é a falta de transparência e comunicação que mais atrapalham esse relacionamento. 

Edu Agni também falou sobre a maturidade das empresas, onde o design fica abaixo de tech ou produto. Às vezes não é o PM que não tem o alinhamento com o design, mas sim a empresa que não tem uma cultura de valorizar o design. "Antigamente as empresas chamavam artistas para embelezar o produto, vem dai essa diferença" diz Edu.

As disciplinas têm crescido e amadurecido juntas, diz Juliana. O boom das vagas de produto se deu há mais ou menos um ano. As áreas se ajudam, se complementam e se fortalecem.

Um dos pontos altos da noite foi uma pergunta um tanto polêmica "Como seria se amanhã o designer não existisse no time? E se fosse o PM que saísse da Squad?" Os palestrantes debateram sobre a falta do PM ser mais prejudicial a longo prazo, e que a falta do designer seria muito mais sentida pelo time como um todo.

"A chave aqui é ter equipes interdisciplinares", Edu defende a importância desse tipo de estratégia hoje ao invés do foco em equipes multidisciplinares.

Quem trabalha com design precisa entender a estratégia de negócio da empresa, assim como o PM precisa entender como levantar requisitos de usuários. Cada um no seu quadrado não funciona mais.

Saiba mais sobre as iniciativas do Product Arena, e para saber mais sobre a relação de product managers e designers venha fazer parte do maior curso online de product management do Brasil, no nosso módulo 4 a Malu, Product Lead na Creditas fala mais sobre essa relação. 

Torne-se um(a) Product Manager completo(a)!

Aprenda com os melhores profissionais do mercado neste curso totalmente online com mais de 40 horas de conteúdo. 24/7, aonde e quando quiser!

QUERO
Close