Qualidades de um Product Manager para 2021 - Cursos PM3
Marcela Santana

Marcela Santana

5 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Nada melhor do que iniciar um novo ano traçando metas para alcançar nossos objetivos, não é mesmo?

Ter em mente o que queremos para as nossas vidas nesse novo ciclo nos ajuda a tomar ações concretas e caminhar rumo ao sucesso! Isso serve para todos os aspectos de nossas vidas: comprar um apartamento, montar um negócio, correr uma maratona… e por aí vai. Então, não deixe de começar 2021 com um plano traçado para realizar seus sonhos, afinal, é isso que nos move. E, se um dos seus objetivos é se tornar um Product Manager e liderar produtos de sucesso, nós da PM3 podemos te ajudar. 

No início do ano passado trouxemos uma lista com as 6 qualidades de um Product Manager para 2020, que são:

1 – Empatia

2 – Liderança por influência e sem autoridade

3 – Comunicador forte

4 – Pensamento estratégico + visão

5 – Capacidade de decidir

6 – Conhecer seu mercado

Essas qualidades continuam sendo essenciais e devem estar no DNA de todo PM. Mas, como tudo na área de produtos, essa lista precisa ser revisitada. O ano de 2020 acabou (finalmente!!!) e não é possível mensurar o quanto tivemos que mudar para continuar entregando valor aos nossos usuários.

Tivemos que nos reinventar como profissionais, a comunicação no escritório mudou e as prioridades mudaram drasticamente. Mas em toda crise existem oportunidades, e a boa notícia é que aprendemos que a geografia não é um obstáculo para o aprendizado e a capacitação. Nós da PM3 sempre acreditamos nisso, mas parece que depois do confinamento o mundo se abriu para um novo formato de aprendizagem e cooperação. Foram cursos, talks, posts, lives e dezenas de materiais disponibilizados entre as comunidades de produto.

Listamos aqui 4 habilidades que você deve pensar em fortalecer para impulsionar sua carreira em 2021. Tente fazer um exercício e priorizar as características que você precisa trabalhar para manter-se no topo, e conte conosco para crescer junto, porque mesmo com tantas mudanças, a nossa missão continua sendo elevar a barra de produto no Brasil. 

1 – Adaptabilidade

Quando estamos liderando um produto é comum lidar com situações que nos deixam um pouco tristes, como ter que pivotar uma ideia que a princípio parecia genial. Isso faz parte do nosso trabalho e o desapego é um exercício fundamental para virar a chave rapidamente e esquecer aquela funcionalidade que você descobriu que o usuário não precisa.

Quando falamos de um evento catastrófico como uma pandemia, onde tantas empresas fecharam as portas, as que sobreviveram precisaram se adaptar rapidamente. A imprevisibilidade escancarou o quanto estamos preparados ou não para mudanças rápidas. 

Quantos produtos estavam a todo vapor e perderam seu valor frente à gigantesca mudança de comportamento das pessoas que passaram a ficar em casa a maior parte do tempo? – produtos voltados para o varejo, restaurantes, shoppings, eventos e lazer – E quantas novas oportunidades surgiram? Com o isolamento social, os produtos digitais ligados a logística e comunicação passaram a figurar no palco principal.

Esteja sempre preparado para mudanças repentinas. Assim como tudo parou bruscamente em 2020, as coisas podem acelerar freneticamente em 2021 (após a vacina, é claro!). 

2 – Empatia (em dose extra)

Essa habilidade já está em nossa primeira lista, mas você precisa reforçar o seu olhar sobre as pessoas. Estamos entrando no ano de 2021 cheios de esperança de que as coisas vão melhorar, mas a verdade é que ainda tem muito chão até tudo se normalizar.

Em 2020 muitas pessoas tiveram sua produtividade afetada por conta da saúde emocional, muitas mães precisaram flexibilizar sua rotina por não ter com quem deixar seus filhos, foi um período difícil para muita gente.

Um PM diferenciado cria um ambiente de segurança em que o time fica à vontade para expor os percalços, além de apoiar na solução dos problemas. Lembre-se sempre de ser justo e não demonstrar tratamento diferenciado a uma pessoa em específico. Sempre deixe claro ao time que todos tem seu apoio!

3 – Liderança de times remotos

O trabalho remoto ganhou o seu destaque e chegou para ficar! Por mais que a vacina faça efeito e que a transmissão do vírus cesse, esse tempo que passamos trabalhando à distância foi suficiente para as empresas (principalmente na área de TI) identificarem oportunidades de economia na modalidade de trabalho remoto.

Economizamos tempo, energia elétrica, custo com transporte, produtos de limpeza… (a lista é grande). Muitas empresas adotaram o trabalho remoto e a comunicação assíncrona como uma possibilidade – algumas 100% do tempo e outras de forma híbrida – mas, independente das proporções, você estando no escritório ou não, terá que lidar com times onde pessoas estarão atuando remotamente.

Lembre-se que você é a referência do seu time. Tente manter-se disponível, retorne as mensagens assim que puder, nem que seja pra dizer um “estou em reunião com o cliente, assim que liberar eu te chamo”. Um outro artifício é manter sua agenda atualizada e visível a todos que diretamente dependam de suas orientações.

Não deixe de aplicar técnicas e dinâmicas que tragam bons resultados – a pandemia trouxe dezenas de ferramentas que facilitam a interação de times remotos.

4 – Treine habilidades técnicas 

Avalie seu conhecimento técnico. Você não precisa ser expert em desenvolvimento de sistemas, mas algum conhecimento técnico pode trazer uma grande vantagem e facilitar muito a vida do seu time.

Alguns conhecimentos, como por exemplo em SQL, podem te dar autonomia e agilidade para tomar decisões, uma vez que por conta própria você poderá extrair e processar os dados que dão suporte à tomada de decisão.

O nosso curso de Product Management tem uma aula inteira do módulo 5 (5.4 – SQL para análise de dados) focada nesse assunto, onde são apresentados cases reais que ajudam você a entender e dominar consultas básicas.

Quer saber mais sobre a gestão de produtos digitais?

Se quer entrar na área de produto e se tornar um Product Manager preparado(a) para enfrentar o mercado, baixe a ementa do curso referência em produto no país e aprenda com 17 instrutores de empresas como OLX, Nubank, Booking.com, iFood, Creditas, Grupo ZAP, entre outras grandes Tech companies brasileiras. 

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: