PM3 Stories: Product Owner com background em TI
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

5 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Continuando a série de entrevistas com os nossos alumni, convidamos o Guilherme Souza, que tem um background em Tecnologia da Informação, e hoje atua como Product Owner na inGaia, para compartilhar sua história.

Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de quem atua como Product Manager e Product Owner, as suas experiências no passado acabam por moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso!

Breve histórico sobre você

Me chamo Guilherme, tenho 26 anos e sou formado em Gestão de Tecnologia da Informação. Minha carreira profissional se iniciou no atendimento do Mc Donald’s, passei pela Embratel e por fim a inGaia.

A minha história com a inGaia é um pouco insistente, falo isso porque foram 3 tentativas, rejeitando outras empresas durante essas tentativas, porque eu queria PORQUE QUERIA entrar na inGaia, tanto é que até para a vaga de recepcionista eu me candidatei. Muito amor pela empresa, hehehe.

Iniciei minha trajetória como atendente de suporte, subi para ponto focal do atendimento e me tornei pleno. Como tenho o hábito de estudar e pesquisar muito sobre a evolução contínua das coisas, comecei a ter insights de como eu poderia melhorar o produto que eu atendia. Mas não sabia como provar o motivo das alterações! Foi aí que surgiu algo guardado no meu DNA, que é o famoso DATA DRIVEN.

Acabei despertando a atenção do CEO por sempre defender o produto com a vida, além de estar embasado em DADOS, SEMPRE! Foi onde recebi a oportunidade de me tornar responsável pelo Produto.

Hoje eu tenho um Background muito baseado em Customer Success, sempre colocando o cliente no centro da organização envolvendo o meu produto. E Data Driven!

Por que você quis se tornar um PO?

Eu não diria que querer seja a palavra correta, mas sim escolher. Acredito que fui escolhido para a função, assim como eu logo de cara a escolhi e percebi que estou no lugar e direção certa!

O motivo principal é porque senti pela primeira vez em minhas mãos, que posso fazer a diferença dentro da empresa, e ajudar todos que estão comigo!

Antes de entrar na área de produtos, você chegou a questionar se tinha o background certo?

Todos os dias! Antes de entrar na área de produto eu me comparava com outros do mercado e pensava: por que eu? Será que eu consigo? Será que eu tenho bagagem o suficiente para encarar isso? Será que estou preparado? Porém, segui em frente e não me arrependo nenhum pouco. 

Logo nos primeiros dias já na área de produtos, quais foram seus principais desafios e como deu a volta por cima?

Me adequar à uma função mais estratégica dentro da empresa, entender que a partir daquele momento o meu pensamento deveria ser mais focado em implantar e manter atualizadas as features dentro de um produto, com foco em trazer destaque de mercado e elevação do valor monetário do produto. 

Pra entender e conseguir aplicar da melhor maneira possível, eu “jantei” livros, cursos (inclusive os da PM3, estou no segundo e querendo o terceiro de Curso de Growth kkk). Estruturei o backlog do produto, apliquei e aplico o processo de Product Discovery e delivery, faço todas as análises necessárias (dependendo da feature) e aplico, se for necessário, frameworks como o RICE por exemplo. Procurando sempre manter o produto no caminho certo. E estamos muito indo muito bem, inclusive! Quebrando recordes! Obrigado, de nada, beijo para a concorrência hahaha.

Por que escolheu a PM3 e o que mudou depois do curso?

Escolhi a PM3 porque quando você procura cursos envolvendo a área, procura notas de qualidade e comentários sobre a experiência de profissionais que fizeram o curso, você só acha coisa boa. E, de verdade mesmo, a PM3 é F%D@. Cada aula eu assisto umas 3x para anotar e aprender ao máximo tudo, porque é muito conteúdo de qualidade, muita prática importante e muita, mas MUITA TÉCNICA de aplicação que hoje não pode faltar no meu produto.

Mudou praticamente todo o meu pensamento de como organizar, planejar e executar as coisas dentro do meu produto. Como gerenciar, como aplicar correções, métodos incrivelmente eficientes. Me evoluiu muito como profissional.

Algum conselho para quem aspira entrar na área e se tornar um PM?

Estude muito! Mas escolha estudar com pessoas que sabem o que falam, tem experiência e vivem o assunto abordado. O mercado se atualiza direto e você não pode deixar a onda te engolir.

Comece o seu dia procurando superar o conhecimento que adquiriu ontem.

Coloque post-it na parede, faça o planejamento de onde você se encontra e onde quer chegar e faça um mapeamento disso – veja o que você tem e o que falta para conseguir chegar lá!

E seja resiliente! Sem dúvidas é muito importante você desenvolver isso em você para se sair bem na área e na vida!

Quer saber mais sobre a gestão de produtos digitais?

Se quer entrar na área de produto e se tornar um Product Manager preparado(a) para enfrentar o mercado, baixe a ementa do curso referência em produto no país e aprenda com 17 instrutores de empresas como OLX, Nubank, Booking.com, iFood, Creditas, Grupo ZAP, entre outras grandes Tech companies brasileiras. 

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: