Uma Especialista de Produto com background em Engenharia: PM3 Stories - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

3 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

Continuando a série de entrevistas com os nossos alumni, convidamos a Suellen Medeiros, que tem um background em Engenharia e hoje atua como Especialista de Produto na Vedacit, para compartilhar a sua história.

Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de muitos outros profissionais de Produto, as suas experiências no passado acabam por moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso! 

Conte um pouco do seu histórico: 

Me chamo Suellen, tenho 30 anos, sou formada em engenharia e possuo um MBA em gestão empresarial. Comecei minha carreira como trainee de marketing, atuando com produtos técnicos.

Passei pela área de assistência técnica e engenharia de produtos até chegar na minha atual posição de especialista de produtos, onde estou trabalhando há 1 ano.

Por que você quis se tornar uma PM?

Quando entrei na área de produtos, percebi que realmente gostava de trabalhar com isso. Então, comecei a pesquisar quais seriam os próximos passos e torna-me uma PM começou a fazer sentido na minha carreira. 

Antes de entrar na área de produtos, você chegou a questionar se tinha o background certo?

Qualquer transição de carreira exige muito autoconhecimento e preparo. Sim, me questionei bastante, porém, seguir em áreas bem diferentes da minha formação sempre foram desafios que me motivaram. No início, minha formação técnica ajudou muito, pois o produto que trabalhava também era técnico. Aos poucos, fui percebendo que a engenharia não tinha me dado apenas conhecimento técnico, mas também raciocínio analítico, senso crítico e resiliência. Tudo isso ligado ao meu conhecimento gerencial foram importantes para entender a dinâmica de grandes empresas e me ajudaram a construir meu background.

Aos poucos fui percebendo que minha formação era meu diferencial e quando migrei para o mundo de produtos fui buscando mais conhecimento, até que me interessei pela área de tecnologia.

Logo nos primeiros dias já na área de produtos, quais foram seus principais desafios e como deu a volta por cima? 

Estava entrando em uma área totalmente diferente, então os primeiros desafios foram entender os tipos de produtos, o público consumidor, os stakeholders e como seria minha rotina de trabalho com gestão de produtos.

Porque escolheu a PM3 e o que mudou depois do curso?

Escolhi a PM3 pelo reconhecimento do curso. O conteúdo programático e professores foram decisivos na escolha também. Todos os profissionais estão em grandes empresas, isso possibilita aprender com cases reais. Além disso, a estrutura do conteúdo permite um fácil aprendizado.  

Quando iniciei o curso de Product Manager, meu conhecimento era básico. Então consegui aprofundar bastante, entender o trabalho de PM dentro da empresa e, hoje, posso dizer que tenho uma visão ampla de produtos e tecnologia.

Algum conselho para quem aspira entrar na área e se tornar um PM?

O mundo de produtos é dinâmico, então é preciso sempre estar conectado e aprendendo. Existe uma vasta literatura sobre o assunto, cursos online, workshops e palestras. Quando se começa a interagir com esse ambiente, fica mais fácil de assimilar as informações. É preciso se familiarizar com o papel de PM, entender como as empresas de produtos digitais trabalham e estar preparado para quando surgir uma oportunidade. 

Acompanhe outras histórias inspiradoras: 
Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: