Vale a pena fazer um MBA em gestão de produtos? - Cursos PM3
Amanda Farias

Amanda Farias

5 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

Decisões relacionadas à educação, não são sempre fáceis de tomar, muito menos quando há um grande comprometimento neste processo. Os fatores são diversos: tempo, flexibilidade, energia, a qualidade do material e é claro o investimento!  

Como a área de Produto está em enorme ascensão, é natural as pessoas buscarem formas de se formarem melhor e assim estarem preparadas para as novas demandas do mercado.

Para algumas empresas é pré-requisito ter graduação para entrar na área de gestão de produto. Dentre as mais conhecidas, as mais comuns são as graduações na área de tecnologia e negócios. Mas isso pode variar de acordo a necessidade do time, algumas squads precisam de Product Managers mais técnicos, com background em engenharia, dados ou programação. Em outras, o conhecimento pode ser voltado para negócios, ou até mesmo em áreas bem específicas, por exemplo: uma empresa farmacêutica pode exigir um PM Biomédico, se o time precisar de um especialista naquele ramo. Isso varia muito com a necessidade do produto, propósito do time aliado à estratégia da área de negócio.

Qual a diferença entre Pós e MBA?

MBA – Master Business Administration:  é  uma especialização com foco em negócios e mercado. É indicada para líderes ou gestores em formação ou com carreira consolidada.

Pós-graduação ou Especialização: é um aprofundamento dentro de uma área específica. O curso é indicado para profissionais que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado.

Comparativo com o curso de Product Management da PM3

Posso perder uma vaga se eu não tiver uma especialização?

Não necessariamente! Tanto a pós quanto o MBA podem ser um diferencial no seu currículo. São cursos que têm peso no mercado, principalmente em empresas mais tradicionais, porém, via de regra não é um pré-requisito. O grande vilão da pós e do MBA é o tempo gasto para a sua conclusão (em média um ou dois anos). Atualmente existem cursos de alto nível em gestão de produtos que vão agregar valor e acelerar a sua carreira de produto a curto prazo.

Muitas empresas preferem pessoas que têm certificações na área de produtos. É comum que exijam algum curso de formação como o Product Management da PM3, porque é uma especialização com foco em gestão de produto e frameworks de discovery e delivery, onde são utilizados cases reais e o aluno aprende como funciona a rotina de um produteiro. Também é comum exigir certificações com foco em Scrum e projetos ágeis, como por exemplo as famosas CSPO e PSPO para Product Owners.

 =Conhecimento nunca é demais, sempre que puder, invista em você. Existem diversas formas de evoluir na sua carreira em produtos, existe muito conteúdo gratuito disponível. E se você chegou até aqui, é porque não parou de estudar, e nem pode! As coisas evoluem rapidamente, e você como um bom gestor(a) de produto precisa estar sempre antenado às novidades de mercado.

Quais os melhores canais para estudar e evoluir na carreira de produto?

Ler nunca saiu da moda. 

Veja a nossa lista de 4 livros essenciais que todo produteiro deveria ler. Se você não gosta de ler ou não tem tempo, também pode optar por audiobooks. Você pode ouvir na academia, dirigindo, cozinhando ou no seu horário de preferência. 

Podcasts

Para você favoritar na sua playlist:

Você também pode se manter atualizado(a) através do Medium e outros blogs. Siga a PM3 nas redes sociais e receba sempre os melhores conteúdos e novidades de gestão de produtos.

Conte com a PM3 para te guiar e preparar para as novas demandas do mercado de Produto!

Se você quer se preparar cada vez mais para as novas demandas no mercado de Produto, o Curso de Product Management da PM3 traz todas as melhores práticas e experiência de 17 dos instrutores mais renomados da área, onde eles mostram os erros e acertos em seus cases reais nas maiores empresas de tecnologia do Brasil e do mundo. Confira alguns dos benefícios de estudar Product Management com a PM3:

  • Você tem um certificado de peso, reconhecido como referência nacional da área, pedido em várias vagas como pré requisito e diferencial competitivo,
  • Você aprende com os melhores profissionais do mercado,
  • Você verá cases reais das maiores empresas de tecnologia nacionais e internacionais como OLX, Nubank, Booking.com, iFood, Creditas, Grupo ZAP, entre outras. Assim, te dando propriedade e contexto brasileiro de mercado.
  • Com acesso 100% online e 24/7, você anota e estuda tudo no seu próprio tempo e lugar, em +40 horas de conteúdo rico,
  • Conte com um material de apoio selecionado e aprofundado, em diversos formatos (livros, artigos, podcasts, vídeos) para estudar,
  • Participe de uma comunidade de +4000 alunos e instrutores para tirar dúvidasachar vagas, compartilhar cases e fazer networking.

Confira a ementa completa do curso de Product Management e eleve a barra em Produto com a gente! 

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: