O que é "AI"

Metodologias

Definição

A AI (Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial) simula algumas capacidades da inteligência humana, como tomada de decisão e resolução de problemas, por meio de softwares.

 

Origem do termo

Embora o termo AI seja amplamente difundido e aplicado hoje, um dos primeiros trabalhos sobre o assunto foi o artigo “Computing Machinery and Intelligence”, publicado em 1950, por Alan Turing, cuja história é contada no premiado filme “O jogo da imitação”.

Já em 1956,  o matemático John McCarthy apresentou o conceito de AI na primeira conferência sobre o assunto, ocorrida no Dartmouth College. No mesmo ano, Allen Newell, J.C. Shaw, e Herbert Simon construíram o primeiro software de AI do mundo.  

Alguns anos mais tarde, em 1995, foi publicado outro importante estudo sobre o assunto, “Artificial Intelligence: A Modern Approach”, de Stuart Russell e Peter Norvig.

Como usar o termo "AI" na prática

A AI pode ser aplicada a diferentes dispositivos e para diversas funções. Alguns exemplos são:

 

  • Assistentes inteligentes, como Siri e Alexa;
  • Carros autônomos;
  • Dispositivos de reconhecimento de voz;
  • Sugestões de produtos com base em compras anteriores;
  • Chatbots para suporte.

 

Ela também é aplicada aos segmentos industrial e da saúde, além de ser a base de sistemas utilizados diariamente por times de produto, marketing e vendas. 

A inteligência artificial combina ciência da computação, machine learning (aprendizado por máquinas), deep learning, que utiliza redes neurais para o aprendizado do algoritmo, e dados, capacitando os dispositivos tecnológicos em resolução de problemas lógicos, tomadas de decisão, categorização de elementos e previsibilidade de contextos

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância da AI:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉