ARPU - Average Revenue Per User - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
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“ARPU – Average Revenue Per User”

  • Métricas

Definição e origem do termo

ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Usuário) é uma métrica que indica a receita gerada por cada usuário do seu produto e é calculada dividindo-se a receita total da empresa pelo número de assinaturas. 

O ARPU é bastante utilizada em Product Analytics por empresas de SaaS, que trabalham com modelo de recorrência.

 

Como calcular o ARPU

Para calcular o ARPU, você deve definir um período para considerar no seu cálculo. É comum que se considere o mês para  calcular o ARPU, já que as empresas de SaaS costumam cobrar assinaturas mensais de seus clientes. 

Para negócios que não trabalham com assinatura, é interessante pensar na periodicidade que os clientes utilizam o produto oferecido.

Depois, você precisa dividir a receita obtida nesse período pelo número de usuários ativos nesse tempo, como nesta representação:

Receita do período/Usuários do período = ARPU

Como usar o temo “ARPU – Average Revenue Per User” na prática

O ARPU representa uma média de receita que a empresa pode esperar de cada novo usuário conquistado. Ela ajuda a traçar previsões de faturamento que impactam diretamente no desenvolvimento de estratégias de atração e de retenção de clientes e alocação de recursos. 

Essa métrica ajuda a identificar oportunidades de geração de receita e padrões de desenvolvimento da empresa, além de facilitar a descoberta dos elementos mais importantes para a sua receita. 

Além disso, medir o ARPU periodicamente permite traçar comparativos entre diferentes momentos do negócio e entender o progresso ou as dificuldades da empresa e o papel de diferentes produtos na geração de receita.

 

Framework para ARPU

Para aproveitar os insights que o ARPU pode trazer para o seu negócio, é interessante definir o que será considerado como “usuário” no cálculo da métrica, assim como qual será o período analisado. 

Não há uma definição padrão para “usuário”, então, é importante padronizar esse conceito para a sua empresa antes de medir o ARPU. 

Além disso, definir os canais de aquisição de clientes e segmentar os usuários também são estratégias que contribuem para mensurar o ARPU. Dentro do funil pirata o ARPU estaria na parte de “Receita”.

 

ARPU nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema ARPU e em modelos de receita, não deixe de ver a aula “Upsell e Crossell”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Javier Parejo. Nesta aula, você vai conferir diversos exemplos dessas estratégias com cases reais. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre ARPU:

 

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