O que é "B2B"

Product Management

Definição

B2B é o acrônimo do termo Business-to-Business (Negócio-a-Negócio), que refere-se à uma relação comercial, onde ambas as partes são empresas, indústrias e/ou negócios, constituindo uma relação de cliente-fornecedor, como por exemplo quando uma empresa de cursos prepara um treinamento corporativo para um empresa de tecnologia.

 

Origem do termo

A origem do termo B2B remete-se ao início da década de 1980, utilizado inicialmente no meio industrial, mas depois amplamente adotado por negócios em geral. A primeira transação online B2B também é dos anos 80, onde Michael Aldrich, um dos precursores da utilização da tecnologia para compras no varejo, construiu um sistema interligado que permitiu que empresas fizessem transações entre elas por meio de redes.

Como usar o termo "B2B" na prática

O  B2B refere-se a produtos que são criados para usuários corporativos ou produtos encontrados na cadeia de valor entre negócios diferentes. Produtos como ferramentas de Automação de Marketing ou Sistemas Integrados de Gestão, são produzidos por um negócio (empresa de software) para utilização nas operações em áreas de outro negócio. 

Outro exemplo são os aplicativos ContaAzul, Omie e Totvs, que são produtos de gestão empresarial, desenvolvidos para atender as necessidades de empresas, setores contábeis e também pequenos contadores, estabelecendo entre eles e os usuários, um relacionamento B2B.

 

B2B nos Cursos da PM3

Caso queira entender mais sobre esse modelo de negócio, você pode encontrar bastante informação na aula “Fundamentos de Product Management, do Curso de Product Management da PM3. O instrutor Joaquim Torres mostra de forma aprofundada a estrutura da empresa Conta Azul.

Conteúdos sobre o tema

Para saber mais sobre B2B, recomendamos os conteúdos abaixo para ampliar os seus conhecimentos:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉