O que é "BI"

Metodologias

Definição

BI, ou Business Intelligence é o termo utilizado para falar de Inteligência de Negócio e envolve desde processos e métricas até coleta, mapeamento, tratamento e análise de dados com o objetivo de suportar as decisões estratégicas da empresa. 

 

Origem do termo 

A ideia de BI mais próxima da que temos hoje se desenvolveu entre as décadas de 1960 e 1980, tendo como objetivo o compartilhamento de dados entre empresas e o fornecimento de informações confiáveis para suportar as tomadas de decisão nos negócios. 

Com a acelerada transformação digital, a definição de BI também se atualizou, adaptando-se às novas tecnologias, às formas de tratamento de dados e às leis atuais. Hoje, o BI também é um serviço oferecido por empresas especializadas de TI e se tornou uma área dentro de diversas organizações que contam com analistas e softwares de ponta para o tratamento de dados.  

Como usar o termo "BI" na prática

O BI contribui para as empresas se adaptarem às novas demandas do mercado e identificarem gargalos e pontos de melhoria, promovendo mudanças realmente significativas para o negócio com base em informações reais. 

Assim, o BI torna as decisões mais racionais, eliminando componentes emocionais que poderiam prejudicar as estratégias.

Você pode implementar o BI na sua empresa utilizando softwares especializados e até recrutando pessoas que assumam essa frente em uma área dedicada exclusivamente a isso. De qualquer forma, disseminar a mentalidade do BI no seu negócio é importante para ter equipes orientadas por dados. Com isso, os profissionais têm mais ferramentas de análise e tomadas de decisão, evitando erros de percurso e perdas financeiras para a empresa. 

Para ter resultados positivos implementando o BI na sua empresa, é importante definir as ferramentas utilizadas para coleta, tratamento e análise de dados. É interessante que os softwares usados emitam relatórios com as informações que você deseja analisar, para uma visão mais clara do negócio 

Além disso, para utilizar as informações de forma mais eficaz, é necessário estabelecer metas e métricas para a empresa ou para as áreas, além de realizar o acompanhamento dos indicadores e alinhar os times em relação ao que deve ser feito. 

Os dados por si só não são capazes de transformar práticas dentro dos negócios. Por isso, é importante ter uma estratégia para aplicar as informações descobertas e formas de medir os resultados gerados com as novas decisões. 

Nesse sentido, práticas de benchmark e comparação com o histórico da própria empresa ajudam a ter uma visão mais refinada do negócio.

 

BI nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema BI, não deixe de ver a aula “Como usar dados para tomar decisões”, do Curso de Product Management da PM3, com o instrutor Bernardo Srulzon. Nesta aula, você vai saber mais sobre o papel do BI em produto, além de aprender como maximizar insights de produto com foco em data Science.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre BI:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉