O que é "Cycle Time"

Métricas

Definição e origem do termo 

O Cycle Time corresponde ao tempo que uma equipe leva para entregar um um determinado produto ao cliente, incluindo o tempo de espera entre uma etapa e outra. 

O Cycle Time também pode ser o tempo gasto para a conclusão de uma determinada tarefa pela equipe. 

Esse tempo é contado a partir do momento em que o produto (ou a tarefa) começa a ser desenvolvido até o momento em que ele está pronto. 

Como usar o termo "Cycle Time" na prática

O Cycle Time é uma métrica eficiente para entender o tempo que o seu time gasta no desenvolvimento do produto ou na realização de uma tarefa. Com isso, é possível fazer comparativos com períodos anteriores e avaliar a produtividade da equipe. 

Medir o Cycle Time é importante para fazer planejamentos mais precisos e eficientes e para estabelecer o orçamento de um projeto, com base em uma estimativa de tempo que leve em conta a produtividade da equipe.

Além disso, com base em históricos anteriores e na capacidade do time, é possível encontrar oportunidades de melhorar o Cycle Time, agilizando processos e melhorando a produtividade da equipe. 

Você pode notar, por exemplo, que muito tempo está sendo gasto em uma tarefa que poderia ser terceirizada ou que o time está tendo dificuldade de absorver a demanda e é necessário mais uma contratação.

Framework para Cycle Time

A adaptação “Scrumban” é uma das metodologias usadas para adotar e otimizar o Cycle Time dos processos, porque ele ajuda a priorizar tarefas, além de ajudar a ter mais clareza sobre o projeto. 

Além disso, esse método ajuda a controlar cada etapa do processo de desenvolvimento do Produto, antecipar atrasos e facilitar o replanejamento das tarefas.

Aprendendo mais sobre Cycle Time  

Para se aprofundar no tema, não deixe de conferir o Curso de Scrum: Agilidade em seu projeto, da Alura.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Cycle time:

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉