DAU - Daily Active Users - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“DAU – Daily Active Users”

  • Métricas

Definição e origem do termo 

DAU é a sigla para Daily Active Users (ou Usuários Ativos Diariamente) e representa o número de pessoas que estavam ativas no seu produto durante o dia.

Esse indicador considera o número de usuários únicos e não o total de visitas no dia. Ou seja, se uma mesma pessoa fica ativa no seu produto várias vezes naquele dia, apenas uma vez é contabilizada. 

Como usar o temo “DAU – Daily Active Users” na prática

A partir do DAU, é possível comparar o número de usuários ativos em diferentes períodos de tempo, o que pode ser um primeiro passo para encontrar explicações para uma diminuição/aumento na retenção, por exemplo.

O DAU também pode ser utilizado para medir o nível de engajamento e de retenção dos usuários. Assim, você consegue traçar estratégias nessas duas frentes, estabelecendo metas específicas para o DAU. 

 

Framework para DAU

Assim como no caso do indicador MAU (Monthly Active Users ou Usuários Ativos Mensalmente), para trabalhar com o DAU, é necessário definir o que é um usuário ativo.

A sua empresa deve padronizar os critérios para que não haja divergência na medição do indicador. Assim, para estabelecer o que significa um usuário ativo, você pode considerar, por exemplo, a atividade de login, ou uma compra ou o simples acesso ao seu site no dia.

A partir da classificação feita, é possível fazer a medição do DAU com maior precisão e utilizar os dados encontrados para guiar estratégias e medir o desempenho de suas ações de retenção.

Ao mesmo tempo, nem sempre uma grande quantidade de acessos diários é necessariamente algo positivo. Por isso, o DAU precisa ser analisado em conjunto com outros indicadores, não apenas quantitativos, mas qualitativos também.

 

DAU nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema DAU e ter bons resultados nesse indicador, não deixe de ver a aula “Importância da Retenção”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Bernardo Srulzon. Nesta aula, você vai saber mais sobre como medir a retenção de usuários e quais os principais desafios envolvendo essa estratégias.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais gratuitos para aprender mais sobre DAU:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete