O que é "Ideação"

Metodologias

Definição e origem do termo 

A Ideação é uma etapa derivada do Design Thinking (que também engloba as fases de Imersão, Análise, Síntese, Prototipagem e Teste) e corresponde ao processo de encontrar saídas para determinado problema.

Essa é a hora de pesquisar o mercado e pensar em hipóteses para criar soluções inovadoras. 

Como usar o termo "Ideação" na prática

O processo de Ideação é muito importante para colocar a criatividade para trabalhar, aumentar a colaboração na equipe e criar produtos ou serviços únicos para os seus clientes.

Neste momento, é preciso compartilhar os dados levantados em etapas anteriores e que podem trazer insights para o time sobre as necessidades dos clientes. 

Para colocar a etapa de ideação em prática é preciso estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

 

Frameworks para Ideação

A etapa de Ideação permite utilizar diferentes recursos para pensar em soluções para os problemas. Entre essas ferramentas, estão: práticas de Brainstorming, Jobs-to-Be-Done e Sessão de Rabiscos. 

Além disso, você pode montar workshops sobre criatividade e que aumentem a integração entre as pessoas do time. Afinal, é importante contar com diferentes perspectivas para o problema, com o objetivo de encontrar as melhores soluções. 

 

Ideação nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Ideação & definição da solução”, do Curso de Product Management da PM3, com a instrutora Natalia Arsand. Nesta aula, você vai saber mais sobre criatividade, técnicas de ideação, definição e prototipagem. 

Confira também a aula “Metodologia para ideação de solução”, do Curso de Product Discovery da PM3. Você vai aprender sobre Brainstorms e sessão de rabiscos.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância de Ideação

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉