O que é "Input"

Product Management

Input (algo como “entrada”) é uma importante etapa da gestão de produto e corresponde ao momento de levantar ideias para a solução que será desenvolvida. 

Esse é um trabalho que não deve se concentrar apenas nas mãos dos Product Managers, mas envolver diferentes pessoas dentro da empresa. O input influencia diretamente na escolha do que será feito, no output do produto e no valor entregue para o cliente.

A ideia é trabalhar sobre esse input, trazendo feedbacks a respeito das ideias levantadas, e criar um produto que realmente resolva os problemas e facilite a vida dos usuários. 

Como usar o termo "Input" na prática

Quando falamos em input, é importante estimular os stakeholders a levantarem ideias, sem muito filtro no início, e recolher feedbacks dos usuários. Essa estratégia colaborativa é eficiente para economizar tempo e esforço, evitando o desperdício de energia em frentes que não vão trazer o retorno esperado. 

Além disso, ter um input eficiente contribui muito para melhores tomadas de decisão, baseadas em dados e evidências colhidas nessa etapa inicial do desenvolvimento do produto

Framework para Input

Para ter um input valioso, os product managers devem focar em recolher feedbacks de diferentes frentes (canais e stakeholders) para, depois, priorizar as ideias que serão trabalhadas.

Por isso, criar uma cultura de feedback deve fazer parte do radar dos gerentes de produto. Isso envolve implementar a coleta de feedback dos stakeholders e dos usuários à rotina, definindo canais e processos para esse objetivo. 

Nesse sentido, vale alinhar os times em relação ao que está sendo feito com o input recolhido. Isso faz com que os stakeholders entendam que suas ideias estão sendo levadas em consideração e estimula ainda mais o processo de feedback constante

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Input:

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉