O que é "Leading Indicator"

MétricasProduct Growth

Definição e origem do termo

Leading Indicator é um tipo de métrica acionável que impacta na performance da sua empresa no futuro, trazendo resultados alinhados com atividades específicas e repetidas (como compras recorrentes dentro de um app) e que, normalmente, se relacionam a um funil ou cohort.

Os Leading Indicators trazem informações fundamentais para nortear as suas estratégias e ações.

Como usar o termo "Leading Indicator" na prática

Os Leading Indicators contribuem para que você entenda as dificuldades dos usuários do seu produto e identifique oportunidades de melhorias que são rapidamente após a implementação você consegue ver o resultado na métrica (diferente das Lagging Indicators)

A partir do monitoramento desses indicadores, é possível agir rapidamente, prevenindo perdas financeiras maiores.

Framework para Leading Indicator

Os Leading Indicators mostram, por exemplo, a conversão em diferentes etapas da jornada, como na visita ao seu site, em um cadastro, em um primeiro check-in, quando o usuário assiste a uma aula ou completa um módulo. 

A partir dessa análise, é possível avaliar se os usuários estão tendo alguma dificuldade que está comprometendo a conversão.

Os Leading Indicators também contribuem para a análise cohort a partir de informações sobre o produto, como quantos usuários retornaram e a frequência de uso da ferramenta pelos clientes.

Assim, você consegue ter mais previsibilidade sobre a usabilidade do produto e as compras dentro de um app, por exemplo.

Além disso, o acompanhamento dos Leading Indicators é uma ótima estratégia para promover mudanças nos Lagging Indicators (resultados que indicam a eficiência de ações passadas), como a receita ou a taxa de Churn

Afinal, os Leading Indicators permitem avaliar a necessidade de mudanças rápidas para alcançar as metas estabelecidas, buscando ações mais imediatas e que irão impactar nos resultados finais. 

Leading Indicator nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Métricas de Growth”, do Curso de Product Growth da PM3. 

Nesta aula, o instrutor Willy Nakata, Senior Product Manager da Loadsmart, vai guiar você pelos principais indicadores que devem ser considerados em uma estratégia de Growth, como Leading Indicators, Lagging Indicators e Métricas Piratas. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Leading Indicator:

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