O que é "MAP"

Product Management

Definição e origem do termo 

MAP é a sigla para Minimum Awesome Product e tem o objetivo de validar hipóteses de produto.

O termo é bastante difundido no contexto da metodologia lean (de desenvolvimento enxuto). 

O MAP lembra o conceito de MVP (Minimum Viable Product , com a diferença de que o primeiro tem o adicional de causar um efeito “incrível” nos clientes (por isso, o “Awesome” da fórmula). 

A entrega de um produto MAP pressupõe que ele seja eficiente para resolver determinadas dores dos usuários, mesmo que em uma versão reduzida (como ocorre com o MVP), mas que também se preocupe em oferecer uma excelente experiência para os clientes.

Como usar o termo "MAP" na prática

A ideia do MAP é parecida com a do MVP: construir uma versão simplificada de um produto e entender a aceitação do produto no mercado. 

Mas no caso do MAP, é preciso prestar atenção também a fatores como a usabilidade da solução. Ela é intuitiva e atrativa para o usuário? Assim, a UX (User Experience ou Experiência do Usuário) deve entrar na pauta para a construção de um MAP.

O MAP é uma boa estratégia para ganhar competitividade no mercado e atrair mais usuários desde o início.  Garantir uma excelente experiência na sua solução pode fazer com que o cliente opte pelo seu produto ao invés do concorrente, que talvez entregue apenas a funcionalidade principal, mas não uma boa usabilidade, por exemplo. O MAP é, então, uma forma de incrementar o seu produto mínimo. 

Para criar uma solução MAP, além da funcionalidade básica do produto, se dedique ao design e à interface do usuário para garantir que o cliente consiga usar a plataforma com facilidade. 

Além disso, também é importante criar um processo de feedback constante e rápido para otimizar a solução com agilidade e aprimorar ainda mais a experiência dos usuários no produto. Isso facilita a inovação e a entrega de soluções cada vez melhores, mais rápidas e fluidas para os seus clientes. 

 

MAP nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema MAP e desenvolvimento de produtos focados no usuário, não deixe de ver a aula “Validando soluções de forma lean”, do Curso de Product Discovery da PM3, com o instrutor Will Sertório. Nesta aula, você vai saber mais sobre metodologia Lean e experimentação de desejabilidade e de viabilidade.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre MAP:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉