O que é "MAU"

Métricas

Definição e origem do termo 

MAU é a sigla para Monthly Active User (ou Usuários Ativos Mensais) e indica quantas pessoas estavam ativas no seu produto durante o mês.

Esses usuários podem ser identificados por meio de diferentes dados, como e-mail, login ou IP.

O MAU também é um indicador muito utilizado nas redes sociais e pode ser mensurado a partir de compartilhamentos, comentários e curtidas, por exemplo, dependendo do critério de “usuário ativo” escolhido pela empresa.

Como usar o termo "MAU" na prática

O MAU pode ser utilizado para medir a eficiência das suas estratégias de retenção e comparar o progresso de suas metas em diferentes meses. Além disso, ele é um indicador utilizado para benchmark, embora, nesse caso, seja preciso considerar que nem todas as empresas utilizem os mesmos critérios para categorizar um usuário como “ativo”.

O MAU também é usado para analisar o desempenho das suas ações de Marketing e Mídia. 

Neste vídeo é possível entender com um exemplo prático o que é um usuário ativo para algumas startups conhecidas como OLX e QuintoAndar. Além disso, o MAU acaba sendo parte importante do funil pirata

 

Framework para MAU

Para medir corretamente o MAU na sua empresa, é preciso definir o que é um usuário ativo: aquele que entra no seu site ou o que faz um cadastro, por exemplo?

Além disso, tenha em mente que o MAU é um indicador quantitativo, que pode ser combinado a outros indicadores qualitativos para uma análise mais completa da experiência dos usuários. 

De qualquer modo, para entender o desempenho das suas estratégias, é preciso manter o padrão de requisitos, evitando erros de análise. 

 

MAU nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema MAU e descobrir como melhorar esse indicador, não deixe de ver a aula “A importância do Customer Success na retenção”, do Curso de Product Growth da PM3, com a instrutora Fernanda Faria. Nesta aula, você vai saber o que é CS e como fazer a gestão dessa estratégia de forma eficiente e que traga resultados. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre MAU:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉