O que é "NSM – North Star Metric"

MétricasProduct Growth

Definição e origem do termo 

A North Star Metric (NSM) é uma métrica que identifica a participação do time de Produto na receita e no crescimento do negócio, além de funcionar como um guia para a equipe definir suas estratégias e um indicador de previsibilidade do sucesso dessas iniciativas. 

O termo North Star Metric foi criado pelo investidor e consultor de startups Sean Ellis, que tinha a intenção de simplificar processos e alinhar as equipes em torno de uma meta de crescimento específica. 

Algumas pessoas podem confundir a NSM com a OMTM (One Metric That Matters), mas elas são diferentes. A OMTM é focada em resolver problemas a curto prazo e corresponde a uma métrica que importa em um momento muito específico do negócio. Já a NSM deve estar alinhada a uma visão mais de médio e longo prazo

Como usar o termo "NSM – North Star Metric" na prática

Um dos grandes propósitos da NSM é manter o time focado em um objetivo único, evitando o desperdício de tempo e energia em atividades menos importantes.

As equipes devem se unir e trabalhar em conjunto, sempre focando na NSM e em atingir a meta atrelada à ela. 

Isso traz clareza para os profissionais de Produto e alinha as pessoas dentro da empresa, além de tangibilizar o que deve ser feito para a ampliação de receita.

Além disso, ter uma NSM definida ajuda a priorizar tarefas dentro das equipes de Produto, otimizando a produtividade dos profissionais e evitando a sobrecarga do time. 

A NSM também contribui para as tomadas de decisão na empresa e para o direcionamento das pessoas.

Framework para NSM

Dois critérios importantes para definir a sua NSM é pensar no que traz valor para o usuário e o que pode aumentar a receita do negócio. 

Ao mesmo tempo, é importante que a equipe de produto não perca outras métricas de vista. Afinal, embora a NSM seja a métrica central do time, há outras que não podem ser esquecidas para não comprometer o crescimento do negócio.

Outro ponto fundamental é implementar a NSM no dia a dia da empresa. Isso quer dizer que essa métrica precisa estar constantemente visível para as pessoas envolvidas nesse objetivo.

A NSM também deve ter a aprovação do quadro diretor da empresa, por isso, é preciso ter clareza sobre como essa métrica pode impactar positivamente o negócio.

O processo de escolha da NSM nem sempre é fácil e exige conversas com os stakeholders e até treinamentos específicos para a definição dessa métrica.

Além disso, a NSM deve ser uma métrica acionável, quantificável e não deve ser um indicador de vaidade, mas um leading indicator.

NSM nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Métricas de Growth (OMTM, Leading indicators e NSM)”, do Curso de Product  Growth da PM3. Nessa aula, você vai conhecer os principais frameworks e saber identificar as melhores métricas para o seu produto.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a NSM:

Você tem vontade de elevar a barra em Produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉