O que é "Output"

Product Management

Output (em tradução literal, “saída”) corresponde às “peças” ou informações de um produto, por exemplo, a interface dos usuários, as integrações com outras soluções, as mudanças no HTML, etc. O objetivo do output é otimizar o produto e entregar mais valor para os usuários

O output faz parte de uma etapa posterior à recolha e análise de feedbacks dos stakeholders e usuários, que fazem parte do input do produto. Assim, a partir de um levantamento inicial de ideias, os Product Managers avaliam o que deve ser desenvolvido. Essas ideias escolhidas passam por um processo de concretização e o output corresponde ao resultado desse processo.

Como usar o termo "Output" na prática

Para escolher as ideias (inputs) que serão priorizadas, é importante ter em mente o que essas soluções vão trazer para os usuários, além da viabilidade de execução de cada item e o investimento (de tempo, energia e dinheiro) exigido. 

Product Managers precisam ter em mente que o output deve servir ao propósito de resolver um problema do usuário e aumentar o valor percebido por ele em relação ao produto.

Framework para Output

O output inclui a organização das ideias levantadas (o input) e o estabelecimento da versão do produto que deve ser desenvolvida, incluindo esquemas, user stories e epics.

Além disso, é importante mensurar a eficiência do output para criar um processo de constante melhoria do produto. 

Se o objetivo inicial, pensando no momento de levantamento de ideias, era diminuir o número de cliques do usuário para resolver um problema, por exemplo, você deve identificar se esse resultado foi alcançado. A partir disso, é possível refinar os inputs e outputs de produto e os processos correspondentes.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância de Output: 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉