O que é "POC"

Product Management

Definição e origem do termo 

Proof of Concept (POC ou Prova de Conceito) é um termo aplicável tanto às empresas ou startups de tecnologia como ao desenvolvimento de software. 

No primeiro caso, ao olharmos para o mercado, a POC tem o objetivo de validar um produto, considerando seus custos e um público específico. Já no caso da TI, a POC é uma forma de analisar a viabilidade técnica do produto para otimizar a arquitetura do software. 

A POC é a etapa anterior ao MVP, que já é um protótipo ou uma versão inicial do produto.

Como usar o termo "POC" na prática

A Prova de Conceito é uma forma de validar se o produto criado terá sucesso no mercado. Por mais que a POC não seja uma garantia, ela ajuda muito a aumentar a segurança para a criação e o lançamento de um novo produto. 

Ela pode ser validada por meio de pesquisas ou de um lançamento mais enxuto, por exemplo.  

A POC permite identificar com antecedência erros que poderiam prejudicar o posicionamento do produto no mercado ou o desenvolvimento do software caso essa Prova de Conceito não fosse feita. 

A Prova de Conceito, como o próprio nome sugere, está baseada em uma série de testes (“provas”), por meio dos quais você consegue colher feedback sobre a solução proposta tanto de stakeholders como de usuários. 

A partir disso, é possível analisar gargalos e pontos de melhoria para evitar desperdício de recursos e aumentar a produtividade do processo de desenvolvimento do produto.

Também é importante ter um planejamento para a POC, com metas, estimativa de custos, ferramentas, pessoal envolvido, etapas e datas.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para saber mais sobre POC:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉