O que é "PRD"

Product Management

Definição e origem do termo

O PRD (Product requirements document, ou documento de requisitos do produto) é um documento que descreve em detalhes a solução que uma empresa irá desenvolver.

O objetivo do PRD é guiar todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento do produto com mais precisão. O documento especifica a finalidade, as funcionalidades, o público, os benefícios para o usuário e os recursos mobilizados no projeto, oferecendo todas as informações necessárias sobre o processo. 

Assim, as equipes podem trabalhar de maneira mais objetiva na elaboração de testes e na criação do produto

Em geral, o PRD é elaborado pelo gerente de produto para garantir uma comunicação mais eficiente e evitar erros no desenvolvimento da solução. 

Como usar o termo "PRD" na prática

O PRD é utilizado para informar a que serve o produto que está sendo desenvolvido pelo time. O mais importante desse documento não é descrever como a solução deve ser criada, mas os requisitos para o processo.

Embora o PRD costume ser elaborado pelo gerente de produto, pode envolver outros stakeholders, incluindo os usuários e outros especialistas em desenvolvimento de software. 

Além disso, uma das finalidades do PRD é alinhar a comunicação dos times para que fique claro para todos os requisitos para o desenvolvimento do produto. Isso evita que alguns profissionais fiquem confusos a esse respeito, o que prejudicaria o processo. 

O PRD também agiliza a comunicação, já que é um documento acessível, dispensando a necessidade de orientar cada profissional individualmente sobre os mesmos pontos. 

 

Framework para PRD

O PRD é um documento escrito, que pode trazer algumas informações visuais também. Os componentes de um PRD podem variar de acordo com o projeto e com a empresa, mas alguns elementos que costumam aparecer são:

  • Propósito e escopo
  • Stakeholders envolvidos
  • Funcionalidades e quais problemas resolvem
  • Casos de uso do produto
  • Requerimentos técnicos, de usabilidade e de suporte
  • Cronograma
  • KPIs do projeto
  • Critérios de liberação 
  • Fluxos de usuário

Além disso, o PRD é um documento editável, que permite modificações ao longo do projeto. 

Para desenvolver um PRD de excelência, é necessário se dedicar à pesquisa (de mercado, dos concorrentes e com os usuários) para não cometer erros que comprometam o projeto. 

 

PRD nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema PRD, não deixe de ver a aula “Estabelecendo uma cultura forte de produto”, do Curso de Product Management da PM3, com o instrutor Pedro Axelrud. Nesta aula, você vai entender quais as principais responsabilidades de um PM e como alinhar os times para otimizar o seu produto.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre PRD:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉