O que é "QA"

Product Management

Definição e origem do termo 

O termo Quality Assurance (QA) corresponde à equipe ou ao processo para garantir a qualidade do desenvolvimento de um serviço ou produto a partir de alguns critérios estabelecidos pela empresa. 

Esse é um elemento importante para o setor de TI, porque ajuda a reduzir erros de percurso e perdas de recursos. 

Como usar o termo "QA" na prática

O QA contribui para identificar gargalos no desenvolvimento das suas soluções e que poderiam comprometer a qualidade dos produtos, por isso o termo “Quality” do conceito. 

Com isso, o QA faz com que a solução funcione melhor e, consequentemente, entregue mais valor ao cliente e contribua para uma experiência positiva dele com o produto. 

No setor de software, esse aspecto é fundamental para evitar erros de operação, manter os usuários engajados na plataforma, evitar o churn e aumentar a retenção de clientes para a empresa. 

Na prática, o QA envolve o cumprimento adequado de diversas diretrizes e etapas para garantir a qualidade do processo de desenvolvimento.

Além disso, os profissionais responsáveis pelo QA podem enxergar gargalos antes mesmo da finalização do produto, o que ajuda a aperfeiçoar a solução desenvolvida. Afinal, a equipe que atua nessa frente já tem um olhar treinado para garantir a qualidade dos processos.

 

Metodologias ágeis + QA

Em um negócio que utiliza a metodologia Agile, o QA é uma etapa importante do processo de desenvolvimento. Ele pode ser implementado em diferentes momentos para testar a qualidade e a eficiência da solução desenvolvida ou de novas funcionalidades criadas. 

Os profissionais responsáveis pelo QA precisam estar presentes desde o início do projeto até o momento de entrega do produto ao cliente.

Por isso, antes de iniciar o processo de desenvolvimento, é importante determinar os critérios de qualidade, documentá-los e estabelecer formas de mensurá-los para que seja possível identificar falhas nas operações e durante os testes. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância do QA:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉