O que é "USP"

Product Marketing

Definição e origem do termo 

A Unique Selling Proposition (USP) corresponde, em português, à Proposta Única de Vendas. Como o nome indica, ela revela qual o diferencial da sua solução ou da sua empresa, ou seja, no que o seu produto é único para o cliente. 

A USP é um aspecto fundamental do  posicionamento do seu negócio e das suas soluções no mercado.

A USP também é um elemento importante para informar de forma simples e objetiva qual a vantagem que o seu produto tem em relação aos concorrentes.

Assim, o objetivo da USP é mostrar ao seu cliente por que ele deveria prestar atenção ao que você vende. 

O livro “Reality in Advertising” (1961), do publicitário Rosser Reeves, explorou o conceito de Unique Selling Proposition e se tornou uma referência sobre o assunto.

Como usar o termo "USP" na prática

A USP faz parte das estratégias de Marketing de Produto para lançar a sua solução, atingir as pessoas certas e aumentar as chances de vendas.

Definir a sua Unique Selling Proposition é importante para:

  • conhecer os diferenciais da sua solução
  • se destacar da concorrência
  • mostrar ao cliente como você pode resolver a dor que ele tem 
  • entregar mais valor para o cliente

A  USP está intimamente ligada ao que o seu produto resolve. Portanto, não adianta se posicionar de uma forma no mercado ou prometer algo que não pode ser cumprido pela sua solução. 

 

Framework para USP

Para definir a Unique Selling Proposition do seu negócio ou do seu produto, você precisa pensar em qual posicionamento quer ter no mercado. Algumas perguntas para te ajudar nesse processo são:

  • Como os meus concorrentes se posicionam? 
  • o que eles entregam e em que estão falhando? (essas falhas podem ser oportunidades para você se posicionar)
  • Como eu posso preencher essas lacunas?
  • Quais os pontos fortes do meu produto?
  • e os pontos fracos?  
  • Qual a transformação promovida pela minha solução? (ou seja, qual o cenário enfrentado pelo cliente antes de ter o seu produto e como fica esse cenário depois de ele utilizar sua solução?)

Para construir a USP, você pode utilizar um framework como este:

O [produto ou serviço] é feito para [público-alvo] resolverem [a dor principal do cliente], com [benefícios da solução]. 

 

USP nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Como estruturar um posicionamento: Frameworks e melhores práticas”, do Curso de Product Marketing da PM3. Nesta aula, você vai se aprofundar nas melhores estratégias para posicionar o seu produto corretamente no mercado.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a Unique Selling Proposition:

 

 

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