O que é "UX"

Product Discovery

Definição do Termo

UX é a sigla para User Experience, ou Experiência do Usuário, e corresponde ao processo de criação de soluções otimizadas para uma melhor experiência dos clientes em contato com interfaces web como apps, softwares e sites.

O UX envolve desde integração dos produtos até design da solução, usabilidade e funcionalidades. 

 

Origem do termo

O conceito de UX como conhecemos hoje foi criado na década de 1990, por Don Norman, cofundador do Nielsen Norman Group, psicólogo cognitivo e designer. Embora o processo de UX já existisse há algum tempo, Norman foi o responsável para de fato dar um nome a essa estratégia. Na época, o designer trabalhava na Apple como Arquiteto de User Experience 

O livro “The Psychology of Everyday Things” (que depois recebeu o nome “The Design of Everyday Things” ou “O Design do dia-a-dia”, em potuguês) é de sua autoria e foi publicado em 1988, tornando- se um clássico para profissionais de Design.

Como usar o termo "UX" na prática

O UX é utilizado principalmente para otimizar a experiência do usuário na sua solução, o que traz diversos benefícios para o negócio, como melhora da satisfação e sucesso dos clientes durante a jornada de uso do produto, ajuda na geração de oportunidades de negócio, aumenta o tempo dos usuários no produto e também pode aumentar o  Lifetime Value

As melhores práticas de UX envolvem as interações que o usuário tem com os serviços e produtos de uma empresa e levam uma série de fatores em consideração na hora de criar as melhores experiências. Entre eles, destacam-se os canais de preferência dos usuários, os desejos e emoções deles e a jornada de compra e uso do cliente. 

O mais importante é que as estratégias de UX coloquem o usuário no centro das decisões. Ele sempre precisa ser considerado na hora de criar soluções. 

Os UX designers devem focar seus esforços em elementos como responsividade dos apps, agilidade do carregamento, facilidade de navegação, estética e usabilidade do produto.  

 

Framework para UX

Para alcançar os melhores resultados com o UX, é preciso se dedicar à pesquisa com os usuários. Desenvolver uma checklist de trabalho também pode ser bastante eficiente. Liste os elementos nos quais você deve prestar atenção, como a relevância do produto para o usuário, a facilidade de uso e a adaptação aos dispositivos mobile.

Já no caso da pesquisa, ela é utilizada para entender em detalhes as expectativas e os interesses dos usuários. Isso é fundamental para promover as melhores interações na interface das aplicações. 

Além disso, é interessante considerar as práticas do mercado, que, ao longo dos anos, moldaram a percepção e os hábitos dos usuários. Quebrar alguns contextos com os quais o usuário está acostumado pode comprometer a experiência dele no produto. 

 

UX nos cursos da PM3 

Para se aprofundar em UX, não deixe de ver as aulas “Como um PM e UX trabalham juntos” e “Fundamentos de UX”, do Curso de Product Management da PM3, com as instrutoras Maria Luísa Cantadori e Natalia Arsand.

Você vai saber mais sobre o papel do profissional de UX, quais os principais pilares do design de experiência e as metodologias aplicadas nesse processo.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre UX:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉