O que é "WIP"

Product Management

Definição e origem do termo

O termo WIP, sigla para Work In Progress, caracteriza o andamento de um projeto até sua conclusão, sendo utilizado também no contexto de gerenciamento de produto e abrange as diferentes etapas do desenvolvimento da solução. 

Em outras palavras, quando falamos que um projeto está em WIP, isso significa que ele está em andamento. O WIP também pode se referir às tarefas atuais que a equipe está realizando dentro do projeto. 

O conceito é aplicado em diversas áreas, como logística e cadeia de suprimentos, assumindo significados mais específicos de acordo com o segmento. 

Como usar o termo "WIP" na prática

É muito importante limitar o WIP dos projetos, para não acumular um grande volume de tarefas em desenvolvimento. Afinal, isso pode comprometer o andamento do projeto, sobrecarregar a equipe e aumentar a chance de erros nos processos envolvidos. 

Cada time vai definir o escopo dos seus projetos e, portanto, o WIP vai assumir significados diferentes para as equipes. 

No caso do desenvolvimento de produtos, o WIP pode ser utilizado para deixar a equipe na mesma página sobre o que está sendo feito no momento, aumentando a consciência de todos e o controle sobre os projetos em andamento. 

Exemplo de uso de WIP:

Fonte: Luiza Labs

 

Framework para WIP

Alinhe com o time o volume de atividades que pode ser realizado em determinado período de tempo. Assim, você garante que a equipe priorize as tarefas de forma mais eficiente e não se perca nas atividades que devem ser feitas. 

O WIP deve ser frequentemente monitorado para entender se as escolhas feitas na etapa de planejamento devem ser mantidas ou se outras tarefas precisam ser priorizadas. 

Por isso, defina as métricas utilizadas para medir o progresso do projeto, o que facilita a identificação de gargalos nos processos e oportunidades de melhoria. Nesse sentido, sistemas de gestão de projetos ou de equipes podem contribuir para ter uma visão mais clara sobre o WIP.

Além disso, você pode utilizar metodologias ágeis para o gerenciamento de projeto, como o Kanban e o Scrum. Com isso, você aumenta a eficiência do WIP e otimiza a produtividade do time. 

 

WIP nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema WIP e otimizar o gerenciamento de produtos na sua empresa, não deixe de ver a aula sobre Métodos Ágeis, do Curso de Product Management da PM3, com o instrutor Fábio Aguiar. Nesta aula, você vai saber o que é gestão de produtos ágil e como melhor utilizar o termo WIP no dia a dia. 

 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre WIP:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉