BHAG, Big Hairy Audacious Goal (algo como “meta cabeluda”), é um objetivo grande, claro e de alta complexidade que a empresa ou o time quer atingir a longo prazo.
O termo foi popularizado pelo livro “Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies” (1994), de Jim Collins e Jerry Porras.
O BHAG deve orientar a empresa de acordo com um pensamento de longo prazo, por isso, a meta estabelecida deve ter uma perspectiva de 5 a 10 anos. A ideia é ampliar a perspectiva e criar um plano abrangente para alcançar o BHAG.
Além do longo prazo, outro critério para definir o BHAG é que ele precisa ser alcançável, claro e orientado pela ação, além de estimular todas as pessoas que trabalham na empresa. Afinal, um dos propósitos dos BHAG é engajar o time e manter os profissionais motivados a partir de uma meta em comum.
O BHAG é bastante vantajoso porque mantém as pessoas estimuladas e traz mais senso de propósito e de pertencimento aos profissionais envolvidos na meta.
Esse grande objetivo também mostra que a organização é capaz de alcançar feitos que parecem impossíveis no início, mas que podem ser atingidos com o engajamento e o comprometimento dos times.
Além disso o BHAG orienta o trabalho, reduzindo o desperdício de recursos (como tempo e dinheiro) e otimizando a produtividade das equipes. Assim, o BHAG impulsiona as pessoas e a empresa para frente.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre BHAG:
Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete