O que é "BHAG – Big Hairy Audacious Goal"

Negócios

Definição do termo 

BHAG, Big Hairy Audacious Goal (algo como “meta cabeluda”), é um objetivo grande, claro e de alta complexidade que a empresa ou o time quer atingir a longo prazo.

O termo foi popularizado pelo livro “Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies” (1994), de Jim Collins e Jerry Porras.

Como usar o termo "BHAG – Big Hairy Audacious Goal" na prática

O BHAG deve orientar a empresa de acordo com um pensamento de longo prazo, por isso, a meta estabelecida deve ter uma perspectiva de 5 a 10 anos. A ideia é ampliar a perspectiva e criar um plano abrangente para alcançar o BHAG. 

Além do longo prazo, outro critério para definir o BHAG é que ele precisa ser alcançável, claro e orientado pela ação, além de estimular todas as pessoas que trabalham na empresa. Afinal, um dos propósitos dos BHAG é engajar o time e manter os profissionais motivados a partir de uma meta em comum. 

Benefícios do BHAG

O BHAG é bastante vantajoso porque mantém as pessoas estimuladas e traz mais senso de propósito e de pertencimento aos profissionais envolvidos na meta.

Esse grande objetivo também mostra que a organização é capaz de alcançar feitos que parecem impossíveis no início, mas que podem ser atingidos com o engajamento e o comprometimento dos times. 

Além disso o BHAG orienta o trabalho, reduzindo o desperdício de recursos (como tempo e dinheiro) e otimizando a produtividade das equipes. Assim, o BHAG impulsiona as pessoas e a empresa para frente.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre BHAG: 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉