Com esse glossário de produto você poderá saber o significado dos termos mais falados, entender mais sobre várias métricas diferentes e, inclusive, conhecer mais sobre alguns termos técnicos 🍉

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A

AARRR (Métricas Piratas)

As métricas piratas são uma forma de categorizar e agrupar alguns tipos KPIs – ele ajuda você a ter uma visão macro do negócio.

  • Frameworks
  • Métricas

Agile

Agile é um método ágil de desenvolvimento de software com o foco em otimizar os produtos e entregar mais valor para os clientes com menos burocracia.

  • Metodologias

AI – Artificial Intelligence

A AI (Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial) simula algumas capacidades da inteligência humana, como tomada de decisão e resolução de problemas, por meio de softwares.

  • Metodologias

API – Application Programming Interface

API é a sigla para “Application Programming Interface”, ou, em português, “Interface de Programação de Aplicação”. Basicamente, a API faz a comunicação entre dois sistemas distintos.

  • Product Management

ARPU – Average Revenue Per User

ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Usuário) é uma métrica que indica a receita gerada por cada usuário do seu produto e é calculada dividindo-se a receita total da empresa pelo número de assinaturas.

  • Métricas

ASO – App Store Optimization

ASO é a sigla para App Store Optimization (Otimização para Loja de Aplicativo), uma espécie de SEO para aplicativos ranquearem melhor nas lojas de app e conquistarem mais downloads.

  • Metodologias
  • Product Growth

B

B2B – Business-to-Business

B2B é o acrônimo do termo Business-to-Business (Negócio-a-Negócio), que refere-se à uma relação comercial, onde ambas as partes são empresas, indústrias e/ou negócios.

  • Product Management

Backbone

Backbone é um termo usado tanto por desenvolvedores (em relação aos dados dos clientes) como pelos Product Managers (dentro do User Story Mapping).

  • Frameworks

Backlog

É uma lista de tarefas e pendências na construção de um produto ou projeto. São pontos que ainda não entraram na esteira de desenvolvimento.

  • Product Management

Benchmark

Benchmark (ou benchmarking) é o termo usado para caracterizar uma comparação que as empresas fazem em relação ao mercado para avaliar o nível do negócio ou do seu produto.

  • Product Marketing

BHAG – Big Hairy Audacious Goal

BHAG, Big Hairy Audacious Goal (algo como "meta cabeluda"), é um objetivo grande, claro e de alta complexidade que a empresa ou o time quer atingir a longo prazo.

  • Negócios

BI – Business Intelligence

BI, ou Business Intelligence é o termo utilizado para falar de Inteligência de Negócio e envolve desde processos e métricas até coleta, mapeamento, tratamento e análise de dados com o objetivo de suportar as decisões estratégicas da empresa.

  • Metodologias

BoF – Bottom of the Funnel

BOF (Bottom of the funnel) é o termo utilizado para indicar o fundo do funil de marketing e vendas. Ele representa a última etapa pela qual o cliente passa antes de fechar a compra e, por isso, conta com um número menor de pessoas nessa fase, em comparação com o topo do funil.

  • Product Growth
  • Product Marketing

Brainstorming

Brainstorming é uma ferramenta de Design Thinking muito utilizada em diversos contextos, como por exemplo na etapa de Ideação do Product Discovery. A proposta é ter muitas ideias para resolver problemas e, a partir disso, escolher e otimizar as melhores.

  • Metodologias

Bug

Bug é um jargão de informática, usado quando um comportamento esperado do produto não acontece. É o defeito, falha ou erro no código de um programa que impede seu bom funcionamento.

  • Programação

Bundle

Bundle (traduzido como pacote ou empacotar) corresponde a um agrupamento de produtos para incentivar a venda desses itens em ambientes digitais ou físicos.

  • Product Growth
  • Vendas

C

CAC – Customer Acquisition Cost

CAC é a sigla para Customer Acquisition Cost, ou Custo de Aquisição de Cliente. Trata-se de um indicador que mostra o quanto um novo cliente custa para o seu negócio.

  • Métricas

Capex e Opex

Capex e Opex são termos que correspondem a dois diferentes tipos de investimentos feitos pelas empresas.

Card Sorting

Card Sorting é uma ferramenta muito utilizada na área de User Experience (UX) e tem como objetivo estruturar as informações do seu produto de acordo com as necessidades dos clientes.

  • Metodologias

CD – Continuous Delivery

CD (Continuous delivery ou entrega contínua) é uma abordagem estruturada para desenvolvimento de software.

  • Metodologias

Churn

O Churn é um indicador que mostra a taxa de clientes que cancelaram o contrato com a sua empresa ou pararam de consumir os seus produtos. 

  • Métricas

CI – Continuous Integration

O CI (Continuous integration ou Integração contínua) corresponde à primeira etapa do CD (Continuous delivery ou Entrega contínua). Trata-se de uma inovação do modelo tradicional de integração, que permite compartilhar modificações testadas nos códigos utilizados pelos desenvolvedores. 

  • Product Discovery
  • Product Management

Company Statement

Company Statement (ou declaração da empresa, também conhecida como declaração de missão) é um documento com o propósito da empresa, para nortear as estratégias, decisões, objetivos e ações de toda a organização.

  • Negócios

CPL – Custo por Lead

CPL é a sigla para Custo por Lead e, como o termo sugere, é uma métrica que indica quanto uma empresa gasta para obter um lead para o negócio.

  • Métricas
  • Product Growth

CSAT – Customer Satisfaction Score

CSAT (Customer Satisfaction Score) é uma métrica que indica o nível de satisfação dos usuários com a sua empresa e o seu produto.

  • Métricas

Cycle Time

O Cycle Time é uma métrica que visa entender o tempo que o seu time gasta no desenvolvimento do produto ou na realização de uma tarefa.

  • Métricas

D

Data Lake

Data Lake (lago de dados, em tradução literal) é uma espécie de lugar que armazena todos os dados de uma empresa, provindos de diversas fontes diferentes.

DAU – Daily Active Users

DAU é a sigla para Daily Active Users (ou Usuários Ativos Diariamente) e representa o número de pessoas que estavam ativas no seu produto durante o dia.

  • Métricas

Definition of Done (DoD)

Definition of Done (DoD) é um item da metodologia ágil Scrum que estabelece os critérios para que uma tarefa seja considerada “finalizada”.

  • Metodologias

Definition of Ready (DoR)

O Definition of Ready (DoR) é um elemento importante da metodologia Scrum para definir se uma tarefa está ou não pronta para ser executada pelo time de desenvolvimento.

  • Métricas

Deploy

Deploy corresponde ao processo de implantação de um software, mas também pode significar colocar o sistema (e atualizações desse sistema) em uma determinada posição ou disponibilizá-lo para testes ou produção.

  • Programação

Design Sprint

O Design Sprint é um método rápido para testar um novo produto e validar uma ideia com os clientes em apenas 5 dias.

  • Metodologias
  • Product Discovery

Domain Driven Design (DDD)

O Domain Driven Design (DDD) é um padrão de desenvolvimento de software para criar um modelo de domínio que dê conta da complexidade do negócio.

  • Metodologias

Double Diamond

Double Diamond é uma metodologia utilizada para tangibilizar o processo do Design Thinking e que funciona como um framework para orientar a pesquisa e o desenvolvimento de produto, a partir de hipóteses e escolhas estratégicas.

  • Metodologias

Downstream

O Downstream se refere a todas as etapas seguintes ao fluxo de trabalho que se inicia com o backlog de ideias do Upstream.

  • Frameworks
  • Metodologias

E

End-to-End

End-to-end (de ponta a ponta) é uma cadeia de processos integrados do início ao fim, com o objetivo de entregar uma solução fluida e funcional. 

  • Metodologias

Endpoint

Endpoint é um componente de uma rede de segurança ou de uma aplicação/API, como um dispositivo (notebook e celular, por exemplo) conectado a essa rede.

  • Product Management
  • Programação

Engajamento

Significa o quanto os seus usuários engajam com a solução, ou seja, o quanto interagem ou utilizam o produto.

Epic

Epic (ou épico) é um método para hierarquizar os itens de backlog de produto como parte do mindset Agile.

  • Metodologias
  • Product Discovery
  • Product Management

F

Feature

Features são funcionalidades ou recursos que são desenvolvidos para produtos ou plataformas a fim de proporcionar novas experiências para os usuários.

  • Product Management

Fit for Purpose – F4P

Fit for Purpose (F4P) é um framework que orienta as ações organizacionais para os propósitos do cliente, permitindo que sejam criados produtos ou serviços adequados para o que o cliente necessita.

  • Frameworks

Follow-up

Follow-up é um termo muito utilizado no universo de vendas para caracterizar o acompanhamento que o time faz no momento de prospecção de clientes com o objetivo de fechar contratos.

  • Vendas

Framework

Traduzido do inglês para o português, o termo Framework significa “estrutura”, mas no universo do desenvolvimento de software, o conceito tem um significado um pouco mais complexo, que mantém a ideia de estrutura. 

  • Frameworks

G

Gherkin style

O que é Gherkin style, o método popular de escrever User Stories.

  • Metodologias
  • Product Management

GMV – Gross Merchandise Volume

Gross Merchandise Value (GMV ou volume bruto de mercadoria) é um termo amplamente aplicado a e-commerces e marketplaces, podendo ser uma North Star Metric das empresas.

  • Métricas
  • Product Growth

Go-to-market

O Go-to-market é uma estratégia para lançar o seu produto ou serviço em um determinado mercado, com o objetivo de alcançar um público específico, conseguir clientes, aumentar as vendas e expandir a receita.

  • Frameworks
  • Product Growth
  • Product Marketing

Grooming (backlog grooming)

O termo em inglês "grooming" significa preparar ou refinar. No universo de produto e das Metodologias Ágeis, ele é utilizado para designar um momento anterior ao Scrum, de preparação ou refinamento do backlog.

  • Metodologias

H

Hard Skills

“Hard Skills” é o termo utilizado para descrever as habilidades técnicas que um profissional deve ter ou pode desenvolver.

Hippo – Highest Paid Person’s Opinion

Hippo é a sigla para Highest Paid Person’s Opinion, algo como opinião da pessoa mais bem paga na empresa ou em uma reunião, aquela que tem a última palavra nas decisões e na definição de prioridades.

  • Product Management

I

ICP – Ideal Customer Profile

ICP é a sigla em inglês para Ideal Customer Profile, algo como perfil do cliente ideal. Assim, como o nome indica, são as características em comum dos clientes (pessoas ou organizações) que têm maior chance de converter e continuar usando o produto ao longo do tempo.

  • Product Marketing

Ideação

A Ideação é uma etapa derivada do Design Thinking (que também engloba as fases de Imersão, Análise, Síntese, Prototipagem e Teste) e corresponde ao processo de encontrar saídas para determinado problema.

  • Metodologias

Input

Input (algo como "entrada") é uma importante etapa da gestão de produto e corresponde ao momento de levantar ideias para a solução que será desenvolvida.

  • Product Management

J

Jobs-to-be-done

A ideia de Jobs-to-be-done (ou JTBD) corresponde aos trabalhos (jobs) que os clientes devem realizar no seu dia a dia e que fazem com que eles busquem soluções para concluir essas tarefas.

  • Metodologias
  • Product Discovery

K

Kano Model

É um método para entender, categorizar e priorizar potenciais funcionalidades para novos produtos ou serviços.

  • Frameworks

Kick off

Kick off é um termo utilizado pelas empresas para designar uma reunião de alinhamento com todas as pessoas que trabalham na organização.

KIQs – Key Intelligence Questions

As KIQs (Key Intelligence Questions) são perguntas-chave para analisar, entender e se aprofundar em determinado aspecto de um projeto, iniciativa ou problema.

  • Metodologias

KPI – Key Performance Indicator

KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores que avaliam o quão bem ou mal alguma métrica está indo, muito usados em produtos digitais para avaliar a performance de algo específico.

  • Métricas

L

Lagging Indicator

Lagging Indicator (algo como “indicador atrasado”) é um tipo de métrica que se relaciona com o passado, é difícil de acionar de forma direta e envolve os resultados do negócio em um determinado período.

  • Métricas
  • Product Growth

Lead Time

Lead Time corresponde ao tempo que leva para que um determinado produto chegue até o cliente a partir do momento em que o consumidor faz o pedido.

  • Métricas

Leading Indicator

Leading Indicator é um tipo de métrica acionável, que impacta na performance da sua empresa no futuro, trazendo resultados alinhados com atividades específicas e repetidas e que, normalmente, se relacionam a um funil ou cohort.

  • Métricas
  • Product Growth

Lean

É uma metodologia de trabalho com o objetivo de eliminar desperdícios e resolver problemas.

  • Metodologias

LTV – Lifetime Value

LTV é a sigla para Lifetime Value, algo como valor do tempo de vida (do cliente), e corresponde ao quanto de receita, em média, cada cliente traz para o seu negócio durante o relacionamento com a sua empresa.

  • Métricas

M

MAP – Minimum Awesome Product

MAP é a sigla para Minimum Awesome Product e tem o objetivo de validar hipóteses de produto.

  • Product Management

Marketplace

É um ambiente virtual que reúne vendedores e compradores para transacionar alguma coisa.

  • Product Growth
  • Product Marketing

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma framework de gestão estratégica criado pelo fundador da empresa de consultoria de negócio Boston Consulting Group. Essa estrutura ajuda as empresas a visualizarem de maneira mais global os produtos do catálogo em relação ao mercado e aos resultados da empresa, para uma gestão mais eficiente do portfólio.

  • Frameworks
  • Product Management

MAU – Monthly Active User

MAU é a sigla para Monthly Active User (ou Usuários Ativos Mensais) e indica quantas pessoas estavam ativas no seu produto durante o mês.

  • Métricas

Metadados

Os metadados são informações que se referem a outros dados, facilitando o acesso a eles e trazendo mais clareza para a sua interpretação.

  • Product Analytics

Método 5W3H1S

O plano de ação 5W3H1S também é conhecido como Quadro de Proposta de Solução e tem o objetivo de otimizar a qualidade de execução e entrega de um projeto.

  • Frameworks
  • Metodologias

MGM – Member Get Member

Member Get Member (MGM) é uma estratégia de recomendação utilizada pelas empresas que querem expandir sua cartela de clientes.

  • Product Growth

MVP – Mínimo Produto Viável

O Mínimo Produto Viável (sigla MVP em inglês) é uma versão do produto lançada com objetivo de coletar feedback rápido e aprender rápido, por isso não é uma versão muito robusta e completa da solução.

  • Product Management

N

NPS – Net Promoter Score

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica de lealdade do cliente. Ela busca dar um panorama sobre o quão satisfeitos estão seus usuários e se eles recomendariam sua marca.

  • Métricas

NSM – North Star Metric

A North Star Metric (NSM) é uma métrica que identifica a participação do time de Produto na receita e no crescimento do negócio, além de funcionar como um guia para a equipe definir suas estratégias e um indicador de previsibilidade do sucesso dessas iniciativas.

  • Métricas
  • Product Growth

O

OFR – Order Fill Rate

OFR (Order Fill Rate) significa Taxa de Atendimento do Pedido, uma métrica importante para identificar a porcentagem de solicitações de clientes atendidas.

  • Métricas

OKR – Objective & Key Results

OKR é um acrônimo para um termo em inglês que significa: Objective & Key Results – em uma tradução livre quer dizer "Objetivo e Resultados Chave”. O objetivo é o resultado qualitativo a ser atingido, enquanto os resultados-chave (ou KRs) são resultados quantitativos, são a forma de medir o progresso do objetivo.

  • Métricas

Onboarding

Onboarding ou user onboarding (estar a bordo ou embarcar, em português) é o processo de acolher usuários de um produto, educando-os sobre como utilizá-lo.

  • Product Management

Outcome

Dentro do universo de Produto, o termo outcome/outcomes é utilizado como sinônimo de resultado/resultados.

  • Negócios

Output

Output (em tradução literal, "saída") corresponde às "peças" ou informações de um produto, por exemplo, a interface dos usuários, as integrações com outras soluções, as mudanças no HTML, etc. O objetivo do output é otimizar o produto e entregar mais valor para os usuários.

  • Product Management

Overhead

O Overhead corresponde aos custos indiretos e às despesas gerais de uma empresa, sem ligação direta com os produtos ou serviços vendidos pelo negócio e independentemente do tamanho da empresa. 

  • Product Management

Overlap

Overlap significa “sobreposição” e pode ser uma estratégia (com o objetivo de desenvolver produtos similares, mas de diferentes marcas) ou um problema entre funcionalidades muito parecidas.

  • Negócios
  • Product Management

P

PDV – Ponto de Venda

O PDV (Ponto de Venda), como o termo sugere, é o espaço (físico ou online) no qual os produtos são vendidos, como lojas, quiosques e marketplaces.

  • E-commerce e Varejo

Peer review

Peer review é o termo utilizado para caracterizar a revisão por pares. Na área de software, essa estratégia é utilizada para analisar códigos no produto em busca de erros e para validar a qualidade do trabalho.

Persona

A Persona corresponde a um perfil semi-fictício do seu cliente, construído a partir de dados reais sobre os seus consumidores.

  • Metodologias

Pitch

Pitch é o termo utilizado para caracterizar um discurso de vendas amplamente adotado pelas empresas de software. O objetivo é que seja uma apresentação muito rápida, objetiva e com alto impacto persuasivo.

  • Product Marketing

Pivotar

Pivotar é um verbo que vem da palavra em inglês "pivot" (girar em torno do próprio eixo). No universo das empresas e startups, o termo tem o sentido de mudar o direcionamento do negócio com o objetivo de manter a organização sustentável.

  • Negócios

Placeholder

Em linguagem de programação, o placeholder (algo como "espaço reservado", em tradução livre) corresponde a um fragmento de código predeterminado, ou melhor, a uma variável vazia pronta para ser preenchida.

  • Programação

Player

No universo corporativo, player diz respeito às empresas que são referência em um determinado segmento de mercado.

  • Negócios

POC – Proof of Concept

Proof of Concept (POC ou Prova de Conceito) tem o objetivo de validar um produto, considerando seus custos e um público específico.

  • Product Management

PRD – Product Requirements Document

O PRD (Product Requirements Document, ou documento de requisitos do produto) é um documento que descreve em detalhes a solução que uma empresa irá desenvolver.

  • Product Management

Product Market-Fit

Product Market-Fit significa em sua tradução, “ajuste do produto” sendo na prática, ter um produto que possa satisfazer o mercado que tem como alvo.

  • Product Management

Q

QA – Quality Assurance

O termo Quality Assurance (QA) corresponde à equipe ou ao processo para garantir a qualidade do desenvolvimento de um serviço ou produto a partir de alguns critérios estabelecidos pela empresa.

  • Product Management

R

Radar de Inovação

Radar de Inovação é uma ferramenta muito útil para as empresas desenvolverem suas estratégias de inovação e se destacarem no mercado

  • Negócios

RICE

RICE é a sigla para Reach, Impact, Confidence, Effort (Alcance, Impacto, Confiança, Esforço). Trata-se de um modelo de pontuação utilizado para priorização de atividades.

  • Metodologias

Roadmap

O roadmap uma declaração de intenção e direção de ações de desenvolvimento do produto, geralmente focada em objetivos de curto e longo prazo.

  • Product Management

ROI – Return on Investment

ROI é a sigla para Return on Investment (ou Retorno sobre o Investimento). Essa métrica indica o quanto determinado investimento feito pela sua empresa trouxe de retorno financeiro.

  • Métricas

S

SaaS – Software as a Service

SaaS é a sigla para Software as a Service (ou Software como Serviço) e se trata de um modelo de negócio escalável que funciona por meio de dados na nuvem. 

  • Product Management

SAM – Serviceable Available Market

SAM é a sigla para Serviceable Available Market (Mercado Endereçável) e corresponde ao potencial de mercado que a sua empresa é capaz de alcançar.

  • Negócios

Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil amplamente adotada para o desenvolvimento de softwares e o gerenciamento de projetos.

  • Metodologias

Seed

Seed (semente, em português) é um termo utilizado para caracterizar um tipo de empresa em um estágio muito inicial e também um tipo de investimento feito nessa categoria de empresa.

  • Negócios

Service Blueprint

O Service Blueprint (algo como "diagrama de serviço", em tradução livre) é uma ferramenta de gestão para compreender e mapear os processos e fluxos do serviço.

  • Metodologias
  • Product Discovery

Service Design

O Service Design, também conhecido como Design de Serviço, é uma abordagem que utiliza ferramentas específicas para elaborar uma experiência de excelência para os usuários de determinado produto ou serviço.

  • Metodologias
  • Product Discovery

SKU – Stock Keeping Unit

SKU (ou Stock Keeping Unit) é um termo bastante familiar ao universo do e-commerce e do varejo e significa Unidade de Manutenção de Estoque, ou seja, um item do estoque de uma empresa.

  • E-commerce e Varejo

SMART

SMART é a sigla para Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Achievable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-bound (Com limite de tempo), um conjunto de características que definem uma meta inteligente de como devem ser as metas estabelecidas pela sua empresa. 

  • Métricas

Soft Skills

“Soft Skills” é o termo utilizado para caracterizar habilidades comportamentais. Normalmente, falamos de Soft Skills em conjunto com Hard Skills (habilidades técnicas).

SOM – Serviceable Obtainable Market

SOM (Serviceable Obtainable Market, ou mercado acessível) é uma estratégia e corresponde à uma visão mais realista da fatia de mercado que o seu negócio pode conquistar.

  • Negócios

T

Take Rate

Take Rate corresponde ao valor que incide sobre cada transação. Trata-se de uma taxa para as pessoas ou empresas que usaram um determinado produto.

  • Negócios

TAM – Total Available Market

TAM é a sigla para Total Available Market (ou Mercado Total) e corresponde à demanda total por um produto ou serviço.

  • Metodologias

Teste A/B

Teste A/B, ou teste dividido, é um método de testagem do Design, que compara o mesmo elemento de um sistema em cenários distintos e controlados.

  • Metodologias

Throughput

O Throughput corresponde ao que uma empresa consegue entregar para o cliente em um determinado período de tempo. Isso vale tanto para produtos quanto para serviços.

  • Métricas

ToF

ToF é a sigla para Top of Funnel (ou Topo de Funil), uma das etapas do funil de vendas. Ela corresponde ao primeiro estágio de um lead no modelo de jornada de compra baseado nesse funil.

U

UI – User Interface

UI é a sigla para “User Interface” ou Interface do usuário, em português, que corresponde ao layout de uma aplicação, ou seja, aos elementos gráficos que aparecem em uma página da web, um aplicativo ou um software.

  • Product Discovery

Upstream

Upstream Kanban é a gestão do fluxo estruturado de trabalho para avaliar, preparar e refinar ideias, oportunidades e opções, antes de chegar à etapa de desenvolvimento.

  • Frameworks
  • Metodologias

User Story

User Story é uma sentença curta e simples sobre uma funcionalidade (escrita sob a perspectiva do usuário que a deseja), utilizada para informar e inspirar decisões de design.

  • Frameworks
  • Metodologias

User Story Mapping

O User Story Mapping é um mapa utilizado para documentar o desenvolvimento do produto por meio de uma série de atividades.

  • Product Discovery

USP – Unique Selling Proposition

A Unique Selling Proposition (USP) corresponde, em português, à Proposta Única de Vendas. Como o nome indica, ela revela qual o diferencial da sua solução ou da sua empresa, ou seja, no que o seu produto é único para o cliente.

  • Product Marketing

UVP – Unique Value Proposition

UVP é a sigla para Unique Value Proposition (Proposta Única de Valor) e deve servir como um guia para nortear as ações e a comunicação do negócio.

UX – User Experience

UX é a sigla para User Experience, ou Experiência do Usuário, e corresponde ao processo de criação de soluções otimizadas para uma melhor experiência dos clientes em contato com interfaces web como apps, softwares e sites.

  • Product Discovery

UX Research – User Experience Research

A User Experience Research (UX Research) corresponde à etapa de pesquisa com o usuário para promover melhorias na sua experiência com o produto.

  • Metodologias

UX Writing – User Experience Writing

UX Writing é a sigla para User Experience Writing. Como o nome indica, trata-se de uma forma de escrita que aparece na interface de um produto e deve pensar na Experiência do Usuário dentro dessa solução. 

  • Metodologias

V

Value Proposition

Value Proposition é o termo em inglês para Proposta de Valor. Ela corresponde a promessa de transformação feita pela empresa para os seus clientes. 

  • Product Management
  • Product Marketing

Value Proposition Canva

O Value Proposition Canva (VPC), ou Canvas de Proposta de Valor em português, é um framework que permite entender qual valor o seu produto ou negócio oferece para os clientes e otimizar o seu market-fit.

  • Frameworks

VoC – Voice of Customer

VoC é a sigla para Voice of Customer (ou Voz do Consumidor) e, como o nome sugere, representa o feedback do cliente a respeito dos serviços e produtos de uma empresa, considerando a experiência que ele teve com essa empresa.

  • Product Marketing

W

Waterfall

Trata-se de uma metodologia com um conjunto de etapas que são seguidas de forma vertical, de cima para baixo.

  • Metodologias

WAU – Weekly Active Users

Weekly Active Users (WAU) é uma métrica que indica a quantidade de usuários únicos por semana que utilizam o seu aplicativo ou interagem com o seu produto pelo menos uma vez.

  • Métricas
  • Product Management

Web3 – World Wide Web 3.0

Web3 (W3 ou World Wide Web 3.0) diz respeito ao futuro da internet. É a descentralização dos dados dos usuários que estão concentrados em grandes empresas de tecnologia.

Webhook

O Webhook (ou "retorno de chamada web") conecta dois sistemas ou aplicativos por meio de uma URL, permitindo o compartilhamento de informações entre eles de forma rápida e de acordo com as atualizações mais recentes.

  • Programação

Win Rate

Win Rate representa a porcentagem de negócios ganhos fechados em um período de tempo específico que representa a minha taxa de sucesso no negócio.

  • Métricas

Win-loss

A análise Win-loss é uma avaliação das oportunidades ganhas e perdidas da sua empresa em um determinado período de tempo.

  • Product Marketing

WIP – Work In Progress

O termo WIP, sigla para Work In Progress, caracteriza o andamento de um projeto até sua conclusão.

  • Product Management

Wireframe

O Wireframe funciona como um protótipo para o desenvolvimento de um aplicativo, um software ou um site. Esta é uma etapa fundamental do design de interface e de produto. 

Working Backwards

Working Backwards é um método desenvolvido e popularizado pela Amazon que funciona a partir da criação de um press release para resolver um problema do usuário.

  • Metodologias

X

Xpeer

O conceito é uma mistura de “experience” (experiência) e “peer” (no sentido de igual, colega, par).

  • Product Management

XPTO

No Brasil, o termo XPTO costuma designar algo genérico para oferecer um exemplo. Seu uso é semelhante ao do “X” (a marca “X”, o produto “X”).

  • Product Management

Y

YoY – Year over Year

O Year over Year (YoY), algo como Ano após Ano, é um método de comparação (principalmente financeira) entre dois elementos mensuráveis para avaliar os resultados de cada um tendo o período anual como base.

  • Métricas

Z

Ok. Nós admitimos que aqui ficou um pouco mais difícil de pensar em um verbete com "Z". No entanto, se você tiver alguma sugestão, sinta-se à vontade para nos avisar!