Com esse glossário de produto você poderá saber o significado dos termos mais falados, entender mais sobre várias métricas diferentes e, inclusive, conhecer mais sobre alguns termos técnicos 🍉

A
As métricas piratas são uma forma de categorizar e agrupar alguns tipos KPIs – ele ajuda você a ter uma visão macro do negócio.
FrameworksMétricas
Agile é um método ágil de desenvolvimento de software com o foco em otimizar os produtos e entregar mais valor para os clientes com menos burocracia.
Metodologias

AI

A AI (Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial) simula algumas capacidades da inteligência humana, como tomada de decisão e resolução de problemas, por meio de softwares.
Metodologias

API

API é a sigla para “Application Programming Interface”, ou, em português, “Interface de Programação de Aplicação”. Basicamente, a API faz a comunicação entre dois sistemas distintos.
Product Management
ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Usuário) é uma métrica que indica a receita gerada por cada usuário do seu produto e é calculada dividindo-se a receita total da empresa pelo número de assinaturas.
Métricas

ASO

ASO é a sigla para App Store Optimization (Otimização para Loja de Aplicativo), uma espécie de SEO para aplicativos ranquearem melhor nas lojas de app e conquistarem mais downloads.
MetodologiasProduct Growth
B

B2B

B2B é o acrônimo do termo Business-to-Business (Negócio-a-Negócio), que refere-se à uma relação comercial, onde ambas as partes são empresas, indústrias e/ou negócios.
Product Management
É uma lista de tarefas e pendências na construção de um produto ou projeto. São pontos que ainda não entraram na esteira de desenvolvimento.
Product Management

BI

BI, ou Business Intelligence é o termo utilizado para falar de Inteligência de Negócio e envolve desde processos e métricas até coleta, mapeamento, tratamento e análise de dados com o objetivo de suportar as decisões estratégicas da empresa.
Metodologias

BoF

BOF (Bottom of the funnel) é o termo utilizado para indicar o fundo do funil de marketing e vendas. Ele representa a última etapa pela qual o cliente passa antes de fechar a compra e, por isso, conta com um número menor de pessoas nessa fase, em comparação com o topo do funil.
Product GrowthProduct Marketing
Brainstorming é uma ferramenta de Design Thinking muito utilizada em diversos contextos, como por exemplo na etapa de Ideação do Product Discovery. A proposta é ter muitas ideias para resolver problemas e, a partir disso, escolher e otimizar as melhores.
Metodologias
O Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócio, em tradução livre) é uma espécie de estrutura visual utilizada para definir ou repensar um modelo de negócio.
Frameworks
Buy-in é um termo utilizado para definir a adesão a uma ideia. Normalmente, o conceito se refere à situação em que o líder precisa conquistar o “Buy-in dos stakeholders” em relação a um projeto ou a uma meta, por exemplo.
Product Management
C

CAC

CAC é a sigla para Customer Acquisition Cost, ou Custo de Aquisição de Cliente. Trata-se de um indicador que mostra o quanto um novo cliente custa para o seu negócio.
Métricas
Card Sorting é uma ferramenta muito utilizada na área de User Experience (UX) e tem como objetivo estruturar as informações do seu produto de acordo com as necessidades dos clientes.
Metodologias

CD

CD (Continuous delivery ou entrega contínua) é uma abordagem estruturada para desenvolvimento de software.
Metodologias
O Churn é um indicador que mostra a taxa de clientes que cancelaram o contrato com a sua empresa ou pararam de consumir os seus produtos. 
Métricas

CI

O CI (Continuous integration ou Integração contínua) corresponde à primeira etapa do CD (Continuous delivery ou Entrega contínua). Trata-se de uma inovação do modelo tradicional de integração, que permite compartilhar modificações testadas nos códigos utilizados pelos desenvolvedores. 
Product DiscoveryProduct Management
D

DAU

DAU é a sigla para Daily Active Users (ou Usuários Ativos Diariamente) e representa o número de pessoas que estavam ativas no seu produto durante o dia.
Métricas
O Design Sprint é um método rápido para testar um novo produto e validar uma ideia com os clientes em apenas 5 dias.
MetodologiasProduct Discovery
E
End-to-end (de ponta a ponta) é uma cadeia de processos integrados do início ao fim, com o objetivo de entregar uma solução fluida e funcional. 
Metodologias
Significa o quanto os seus usuários engajam com a solução, ou seja, o quanto interagem ou utilizam o produto.
F
Funcionalidades ou recursos que são desenvolvidos para produtos ou plataformas a fim de proporcionar novas experiências para os usuários.
Product Management
Traduzido do inglês para o português, o termo Framework significa “estrutura”, mas no universo do desenvolvimento de software, o conceito tem um significado um pouco mais complexo, que mantém a ideia de estrutura. 
Frameworks
G
O Go-to-market é uma estratégia para lançar o seu produto ou serviço em um determinado mercado, com o objetivo de alcançar um público específico, conseguir clientes, aumentar as vendas e expandir a receita.
FrameworksProduct GrowthProduct Marketing
H
“Hard Skills” é o termo utilizado para descrever as habilidades técnicas que um profissional deve ter ou pode desenvolver.
Hippo é a sigla para Highest Paid Person’s Opinion, algo como opinião da pessoa mais bem paga na empresa ou em uma reunião, aquela que tem a última palavra nas decisões e na definição de prioridades.
Product Management
I

ICP

ICP é a sigla em inglês para Ideal Customer Profile, algo como perfil do cliente ideal. Assim, como o nome indica, são as características em comum dos clientes (pessoas ou organizações) que têm maior chance de converter e continuar usando o produto ao longo do tempo.
Product Marketing
A Ideação é uma etapa derivada do Design Thinking (que também engloba as fases de Imersão, Análise, Síntese, Prototipagem e Teste) e corresponde ao processo de encontrar saídas para determinado problema.
Metodologias
J
A ideia de Jobs-to-be-done (ou JTBD) corresponde aos trabalhos (jobs) que os clientes devem realizar no seu dia a dia e que fazem com que eles busquem soluções para concluir essas tarefas.
MetodologiasProduct Discovery
K
É um método para entender, categorizar e priorizar potenciais funcionalidades para novos produtos ou serviços.
Frameworks

KPI

KPIs são indicadores que avaliam o quão bem ou mal alguma métrica está indo, muito usados em produtos digitais para avaliar a performance de algo específico.
Métricas
L
É uma metodologia de trabalho com o objetivo de eliminar desperdícios e resolver problemas.
Metodologias

LTV

LTV é a sigla para Lifetime Value, algo como valor do tempo de vida (do cliente), e corresponde ao quanto de receita, em média, cada cliente traz para o seu negócio durante o relacionamento com a sua empresa.
Métricas
M

MAP

MAP é a sigla para Minimum Awesome Product e tem o objetivo de validar hipóteses de produto.
Product Management
É um ambiente virtual que reúne vendedores e compradores para transacionar alguma coisa.
Product GrowthProduct Marketing

MAU

MAU é a sigla para Monthly Active User (ou Usuários Ativos Mensais) e indica quantas pessoas estavam ativas no seu produto durante o mês.
Métricas

MVP

O Mínimo Produto Viável (sigla MVP em inglês) é uma versão do produto lançada com objetivo de coletar feedback rápido e aprender rápido, por isso não é uma versão muito robusta e completa da solução.
Product Management
N

NPS

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica de lealdade do cliente. Ela busca dar um panorama sobre o quão satisfeitos estão seus usuários e se eles recomendariam sua marca.
Métricas
O

OKR

OKR é um acrônimo para um termo em inglês que significa: Objective & Key Results – em uma tradução livre quer dizer “Objetivo e Resultados Chave”. O objetivo é o resultado qualitativo a ser atingido, enquanto os resultados-chave (ou KRs) são resultados quantitativos, são a forma de medir o progresso do objetivo.
Métricas
O Overhead corresponde aos custos indiretos e às despesas gerais de uma empresa, sem ligação direta com os produtos ou serviços vendidos pelo negócio e independentemente do tamanho da empresa. 
Product Management
P
A Persona corresponde a um perfil semi-fictício do seu cliente, construído a partir de dados reais sobre os seus consumidores.
Metodologias
Pitch é o termo utilizado para caracterizar um discurso de vendas amplamente adotado pelas empresas de software. O objetivo é que seja uma apresentação muito rápida, objetiva e com alto impacto persuasivo.
Product Marketing

POC

Proof of Concept (POC ou Prova de Conceito) tem o objetivo de validar um produto, considerando seus custos e um público específico.
Product Management

PRD

O PRD (Product requirements document, ou documento de requisitos do produto) é um documento que descreve em detalhes a solução que uma empresa irá desenvolver.
Product Management
Product Market-Fit significa em sua tradução, “ajuste do produto” sendo na prática, ter um produto que possa satisfazer o mercado que tem como alvo.
Product Management
Q

QA

O termo Quality Assurance (QA) corresponde à equipe ou ao processo para garantir a qualidade do desenvolvimento de um serviço ou produto a partir de alguns critérios estabelecidos pela empresa.
Product Management
R
RICE é a sigla para Reach, Impact, Confidence, Effort (Alcance, Impacto, Confiança, Esforço). Trata-se de um modelo de pontuação utilizado para priorização de atividades.
Metodologias
É uma declaração de intenção e direção de ações de desenvolvimento do produto, geralmente focada em objetivos de curto e longo prazo.
Product Management

ROI

ROI é a sigla para Return over Investiment (ou Retorno sobre o Investimento). Essa métrica indica o quanto determinado investimento feito pela sua empresa trouxe de retorno financeiro.
Métricas
S
SaaS é a sigla para Software as a Service (ou Software como Serviço) e se trata de um modelo de negócio escalável que funciona por meio de dados na nuvem. 
Product Management
O Scrum é uma metodologia ágil amplamente adotada para o desenvolvimento de softwares e o gerenciamento de projetos.
Metodologias
SMART é a sigla para Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Achievable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-bound (Com limite de tempo), um conjunto de características que definem uma meta inteligente de como devem ser as metas estabelecidas pela sua empresa. 
Métricas
O Squad é uma metodologia para organizar equipes e otimizar a performance dos profissionais do time. Traduzido para o português, o termo Squad significa “esquadrão” e carrega exatamente essa ideia, de um time que enfrenta algum desafio e deve cumprir uma missão.
Metodologias
Stakeholder é uma pessoa ou um grupo de pessoas internas ou externas que são impactados pelas ações que seu time ou empresa faz.
Product Management
T

TAM

TAM é a sigla para Total Available Market (ou Mercado Total) e corresponde à demanda total por um produto ou serviço.
Metodologias
U

UI

UI é a sigla para “User Interface” ou Interface do usuário, em português, que corresponde ao layout de uma aplicação, ou seja, aos elementos gráficos que aparecem em uma página da web, um aplicativo ou um software.
Product Discovery
O User Story Mapping é um mapa utilizado para documentar o desenvolvimento do produto por meio de uma série de atividades.
Product Discovery

USP

A Unique Selling Proposition (USP) corresponde, em português, à Proposta Única de Vendas. Como o nome indica, ela revela qual o diferencial da sua solução ou da sua empresa, ou seja, no que o seu produto é único para o cliente.
Product Marketing

UVP

UX

UX é a sigla para User Experience, ou Experiência do Usuário, e corresponde ao processo de criação de soluções otimizadas para uma melhor experiência dos clientes em contato com interfaces web como apps, softwares e sites.
Product Discovery
A User Experience Research (UX Research) corresponde à etapa de pesquisa com o usuário para promover melhorias na sua experiência com o produto.
Metodologias
UX Writing é a sigla para User Experience Writing. Como o nome indica, trata-se de uma forma de escrita que aparece na interface de um produto e deve pensar na Experiência do Usuário dentro dessa solução. 
Metodologias
V
Value Proposition é o termo em inglês para Proposta de Valor. Ela corresponde a promessa de transformação feita pela empresa para os seus clientes. 
Product ManagementProduct Marketing
O Value Proposition Canva (VPC), ou Canvas de Proposta de Valor em português, é um framework que permite entender qual valor o seu produto ou negócio oferece para os clientes e otimizar o seu market-fit.
Frameworks

VoC

VoC é a sigla para Voice Of Customer (ou Voz do Consumidor) e, como o nome sugere, representa o feedback do cliente a respeito dos serviços e produtos de uma empresa, considerando a experiência que ele teve com essa empresa.
Product Marketing
W
Trata-se de uma metodologia com um conjunto de etapas que são seguidas de forma vertical, de cima para baixo.
Metodologias
A análise Win-loss é uma avaliação das oportunidades ganhas e perdidas da sua empresa em um determinado período de tempo.
Product Marketing

WIP

O termo WIP, sigla para Work In Progress, caracteriza o andamento de um projeto até sua conclusão.
Product Management
O Wireframe funciona como um protótipo para o desenvolvimento de um aplicativo, um software ou um site. Esta é uma etapa fundamental do design de interface e de produto. 
Working Backwards é um método desenvolvido e popularizado pela Amazon que funciona a partir da criação de um press release para resolver um problema do usuário.
Metodologias
X
No Brasil, o termo XPTO costuma designar algo genérico para oferecer um exemplo. Seu uso é semelhante ao do “X” (a marca “X”, o produto “X”).
Product Management
Y

YoY

O Year over Year (YoY), algo como Ano após Ano, é um método de comparação (principalmente financeira) entre dois elementos mensuráveis para avaliar os resultados de cada um tendo o período anual como base.
Métricas
Z
Ok. Nós admitimos que aqui ficou um pouco mais difícil de pensar em um verbete com "Z". No entanto, se você tiver alguma sugestão, sinta-se à vontade para nos avisar!