O que é "SMART"

Métricas

Definição e origem do termo

SMART é a sigla para Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Achievable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-bound (Com limite de tempo), um conjunto de características que definem uma meta inteligente de como devem ser as metas estabelecidas pela sua empresa. 

A metodologia foi sistematizada e apresentada por Peter Drucker, grande nome da administração e autor de livros como “O gestor eficaz” e “A prática da gerência”.  

Como usar o termo "SMART" na prática

O SMART é uma ótima ferramenta de gestão para ajudar você a definir metas. Na prática, ele ajuda a pensar nos critérios básicos que os objetivos devem ter antes de serem definidos. 

Você pode usar Metas SMART tanto para metas maiores, que envolvem toda a empresa e duram períodos extensos de tempo, como metas menores, para um determinado setor e com duração reduzida. 

A proposta desse método é trazer clareza e uma definição melhor para as metas, assim você consegue tomar decisões mais estratégicas sobre o objetivo da empresa/área sem colocar em risco o alinhamento do time.

 

Framework para SMART

Vamos ver mais de perto o que cada letra do SMART quer dizer:

 

S – Specific: As metas que você definir para o seu produto ou empresa devem ser específicas. Ou seja, o recomendado é não trabalhar com abstrações e generalizações, mas estabelecer um foco claro de qual resultado você deseja alcançar.

 

M – Measurable: De nada adianta ter metas específicas se você não tem como medir o seu progresso e entender se está perto dos objetivos definidos. Por isso, as metas precisam ser mensuráveis e você deve estabelecer quais indicadores irá utilizar para medir o seu progresso ao longo do tempo , por exemplo, um número determinado para alcançar com as suas estratégias. Nesse caso, você pode pensar em melhorar o seu ROI em 5% ou aumentar em 3x o número de usuários ativos no seu produto.

 

A – Achievable: As suas metas precisam ser atingíveis. Então, seja ousado, mas mantenha o realismo na hora de definir objetivos e pense nos recursos disponíveis para alcançá-los. A partir disso, considere quais metas devem ser estabelecidas e se é viável cumprí-las no período de tempo considerado. 

 

R –  Relevant: As metas exigem esforço para serem definidas e alcançadas. Por isso, você não pode desperdiçar tempo e trabalho em objetivos que não farão a diferença para o negócio. Por isso as suas metas precisam ser relevantes. Então, avalie quais objetivos devem ser priorizados, quais os benefícios que trarão para a empresa e qual impacto das mudanças.

 

T – Time-bound: Na hora de estabelecer suas metas, é preciso considerar o período de tempo em que os indicadores serão medidos.. Esse prazo é você que determina de acordo com as prioridades e os recursos que tem. É possível estabelecer uma meta para ser atingida dentro de um mês ou um ano, por exemplo. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre SMART:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉