O que é "Squad"

Metodologias

Definição e origem do termo

O Squad é uma metodologia para organizar equipes e otimizar a performance dos profissionais do time. 

Traduzido para o português, o termo Squad significa “esquadrão” e carrega exatamente essa ideia, de um time que enfrenta algum desafio e deve cumprir uma missão. 

O Squad está baseado em equipes autônomas e multidisciplinares, unindo profissionais de diferentes áreas, como Marketing, CS e Produto, para resolver problemas e alcançar determinados objetivos. 

Com o desenvolvimento das metodologias ágeis e o aparecimento cada vez maior de startups, o Squad ganhou popularidade nesse setor, trazendo maior eficiência para a gestão de equipes nas empresas.

Como usar o termo "Squad" na prática

O objetivo de um Squad é alcançar uma meta por meios colaborativos e, assim, melhorar resultados da empresa.

Por isso, para aplicar essa metodologia no negócio, é preciso contar com um conhecimento multidisciplinar que possa encontrar caminhos diferenciados e inovadores para a resolução de antigos ou novos problemas. 

Valores como comunicação fluida, autonomia, agilidade, flexibilidade e desierarquização guiam a metodologia do Squad. 

Assim, as atribuições de cada um no time podem mudar conforme a necessidade, abrindo espaço para a construção de um conhecimento realmente relevante para os objetivos visados. 

 

Framework para Squad

Como essa metodologia envolve um processo colaborativo e multidisciplinar, para criar Squads na empresa é necessário dividir times com profissionais de diferentes áreas, nomear os grupos e designar objetivos específicos para cada um.

Como o Squad trabalha com a descentralização, não há um gerente dentro do time, de modo que todos os profissionais ganham autonomia para a execução de tarefas e relevância dentro dos projetos.

Ao mesmo tempo, cada Squad deve contar com a figura de um Product Owner ou de um Product Manager, que pode orientar o time e organizar as atividades. 

Além disso, a definição dos objetivos de cada Squad vai depender de uma meta maior da empresa, que é dividida nesses objetivos menores atribuídos aos times.

 

Squad nos cursos da PM3 

Para se aprofundar sobre organização dos times em squads, não deixe de ver a aula “Estruturas de Times de Produto”, do Curso de Product Management da PM3. Nesta aula, Dan Printes explica no detalhe como os squads são formados, o papel de cada um e como através de uma visão clara, os times conseguem chegar nos seus objetivos.

Além disso, você vai entender quais são os papéis dentro de um time de produto, como escalar equipes, conferir como funciona o modelo do Spotify e ver o case exclusivo do Grupo ZAP. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre Squad:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉