Alinhando os times de Produto e Customer Success
Alexandre Beirith

Alexandre Beirith

7 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Dentro do contexto de produtos digitais, entendemos que as áreas de Produto e Atendimento/Customer Success possuem um grande objetivo em comum: resolver o problema/expectativa dos clientes através de interações com a sua empresa. Essas interações vão desde a comunicação da marca, conteúdos e posts publicados, abordagem do time comercial, página do produto nas lojas de aplicativos, aberturas de chamados no suporte, reuniões com gerentes de conta, processos de cobrança, interações no seu aplicativo/software, visitas presenciais no escritório e qualquer outro momento que o/a cliente tiver contato com com sua empresa.

Para cumprir com tal objetivo, é recomendável que haja uma clareza sobre qual o público-alvo (ou personas) que o seu negócio visa atender, que tipo de problema ele resolve, como o seu produto/serviço irá resolver, quais fricções os clientes possuem ao comprar/utilizar seu produto/serviço e quais são os principais marcos que definem o sucesso de um cliente, isto é, que ele atingiu os resultados desejados através das interações com a sua empresa.

Sob uma perspectiva mais analítica de negócio, esse esforço investido na experiência do cliente geralmente (para não dizer sempre) visa o aumento da retenção e do valor (em termos monetários) que esse cliente retorna para a empresa. De forma prática, quanto mais satisfeito o cliente estiver ao comprar e utilizar seu produto/serviço, por mais tempo e mais vezes ele irá comprar, o que chamamos de recorrência.

É super comum que os times de Produto e Customer Success busquem a mesma missão de entregar sucesso ao cliente e atingir os indicadores esperados para o negócio, mas nem sempre conseguem trabalhar em conjunto para maximizar esses resultados. Arrisco a dizer, inclusive, que em algumas empresas a relação entre essas duas áreas é tortuosa e até inexistente. O principal impacto disso é que, no fim, quem sai prejudicado é o cliente – e consequentemente sua empresa.

Diante disso, separei algumas boas práticas e dicas para que esses times trabalhem de maneira mais próxima e multipliquem seus resultados. Vamos lá!

Compartilhamento de estudos sobre público-alvo e clientes

Reforçando, conforme dito anteriormente, o primeiro passo para entregar sucesso ao cliente através de um produto digital é entender quem é o público e quais suas necessidades, isto é, os resultados desejados ao utilizar a solução. Para isso, as áreas de CS e Produto realizam estudos constantes, tanto quantitativos como qualitativos, para atualizar e afinar esse entendimento e então criar soluções (sejam de atendimento, educação ou funcionalidades no produto) que vão ao encontro dessas expectativas.

O grande problema é que os times de CS e Produto normalmente trabalham “cada um no seu quadrado”, sem compartilhar esse entendimento sobre público-alvo e como podem entregar sucesso a eles de forma conjunta. Claramente esse cenário aumenta as chances de erro e iniciativas desconectadas, que podem impactar negativamente a experiência dos clientes.

O ideal é que tenham uma linha aberta de comunicação sobre essas questões para que todos tenham a mesma visão de futuro. Inclusive, de acordo com a pesquisa “BENCHMARKING REPORT: CUSTOMER SUCCESS + PRODUCT MANAGEMENT ALIGNMENT” da UserIQ, eles constataram que, embora algumas equipes de produto e CS conversem com frequência, eles acabam gastando mais tempo discutindo questões reativas, como bugs e chamados de clientes, do que explorando iniciativas estratégicas e pró ativas visando crescimento do negócio.

Ter objetivos e indicadores em comum

Independente se o negócio for um marketplace (Ex: Amazon, Uber e Rappi), um serviço (Ex: Netflix, Spotify, TV por assinatura, consultoria) ou um produto (Ex: Ecommerce, loja física, curso e etc), você sempre terá um (ou ambos) desses objetivos que visam aumento de receita:

  1. Manter o seu cliente pagando pelo seu serviço pelo maior tempo possível;
  2. Fazer com o que o seu cliente realize mais compras (ou faça um upgrade de plano) dos seus produtos e serviços.

A partir dessas definições, tanto os times de produto quanto de atendimento, terão como objetivo rodar experimentos e melhorias visando remover as fricções existentes e obter o maior número de clientes do seu público-alvo (conhecido também como mercado endereçável) atingindo sucesso e consequentemente os objetivos de receita do negócio.

Métricas comumente analisadas para acompanhar a efetividade das ações de Produto e CS:

Métricas pirata: Aquisição, Ativação, Recorrência, Retenção e Receita;

Ticket médio: quantidade de receita média que cada cliente traz para o negócio;

LTV (lifetime value): valor total que cada cliente em média traz para o negócio;

Churn: quantidade de clientes (ou a receita representada por eles) que foi perdida num período de tempo (mensal ou anual), basicamente representa os cancelamentos do seu serviço ou produto;

NPS (Net Promoter Score): avaliação de 1 a 10 sobre o quanto seus clientes recomendam sua empresa a um amigo. O score é calculado através da subtração do % de promotores (notas 9 e 10) pelo % de detratores (notas de 1 a 6).

Claramente essas áreas possuem interações compartilhadas durante a jornada do cliente, e por isso devem estar alinhadas para desenvolver e trabalhar estratégias que entreguem ao cliente a melhor experiência relacionada aos resultados que esperam com a solução.

Utilizar as mesmas fontes de dados

É importante que os times não tenham grandes dificuldades para conseguir informações de uma área para outra, e muito menos que haja dependência de terceiros para tratamento e entendimento desses dados. As soluções que visam o crescimento dos clientes devem não só mitigar esse problema de inconsistência dos dados, como também trazer transparência e uma linguagem compartilhada entre as áreas de Customer Success e Produto.

Ambos times devem acessar um mesmo dashboard adequado aos seus indicadores e identificar rapidamente os pontos de fricção da jornada, sempre através do mesmo conjunto de dados.

Participação de gerentes de produto em atividades e interações com clientes

Pela falta de interação entre os times (até mesmo entre lideranças), é comum que pessoas gerentes de produto (PMs) não possuam um canal direto para participar de atividades diretas com clientes, e na grande maioria dos casos não participam de esforços de customer-facing, o que acaba afastando-as do mercado e das necessidades dos clientes.

Uma forma dessa aproximação acontecer é, por exemplo, através da participação de PMs em reuniões/calls com clientes que acontecem de forma rotineira no time de Customer Success. Essa prática faz com que os times de produto dediquem o tempo necessário para interagir com clientes e realmente receber feedbacks claros e diretos, sem vieses e distorções.

Desse modo, com Produto e CS estando próximos aos usuários é possível surgir um programa de Voice of Customer (VOC), cujo foco é analisar e registrar as necessidades reais dos clientes de uma forma estruturada para viabilizar a priorização do roadmap de produto (quais problemas atacar, que tipo de hipótese experimentar e etc).

Inclusive, ao desenvolver esse processo estruturado de coleta de feedback e comunicação (através de dados) ajuda a criar um alinhamento forte com o time de produto, além de dar clareza para os clientes externos e internos (Customer Success e Vendas, por exemplo). Desenvolver relacionamento com clientes é crítico para o sucesso do produto.

“Interact With Customers Daily. Literally, All the Time”

R.J. Taylor, VP de Produto na Geofeedia.

Criar fóruns e squads multidisciplinares com objetivos e projetos específicos

Por fim, uma prática interessante é a formulação de squads/equipes multifuncionais de 6 a 10 pessoas de diferentes áreas da empresa (Produto, CS, Vendas, Mkt e etc), que tenham um objetivo macro em comum.

O intuito é que, através dessa formalização, os integrantes “firmem” um compromisso de endereçar as demandas da sua squad nas suas respectivas áreas, somando e canalizando os esforços em prol do objetivo de negócio definido em conjunto (Exemplo: sucesso do cliente, retenção, adoção, aumento de receita, redução de custos e etc).

Dica extra: garanta que os resultados esperados sejam mensuráveis e atingíveis dentro de um período de tempo pré-determinado. Além disso, documente e compartilhe as ações, práticas, cerimônias e resultados obtidos com os stakeholders para validar essa prática de “squads multidisciplinares” dentro da sua empresa.

Domine a gestão de Produtos Digitais!

Com mais de 30 horas de conteúdo aprofundado, nosso curso de Product Growth traz cases reais de empresas como Nubank, Singu, MaxMIlhas, ContaAzul, Xerpa, OLX Brasil entre outras, ensinadas por 16 instrutores referência no mercado de Produto e Growth

Baixe a ementa completa do Curso de Product Growth e saiba como escalar negócios de maneira sustentável, aplicando as melhores práticas de Produto alinhadas com Growth.

Veja também: