Um marketplace é um ambiente que reúne vendedores e compradores, para transacionar alguma coisa. Nestes espaços os produtos ou serviços podem ser horizontais (que atende uma malha enorme de categorias), como também verticais, dando foco a uma única categoria (como por exemplo carros, imóveis etc).
Os mercados de marketplace podem ser C2C, B2C, B2B, ou um mix entre todos eles. Mais abaixo, nós damos exemplos mais práticos de tipos de marketplace que atendem todos estes públicos.
O primeiro mecanismo que apresentou conceitos básicos de um sistema marketplace foi o sistema Electronic Mall, desenvolvido nos Estados Unidos, lançado em 1984.
Para efeito de exemplos, vamos analisar dois modelos de Marketplace: B2C e C2C.
O primeiro, B2C, é o método mais popular e difundido no meio de produtos digitais. Nele, empresas de varejo anunciam seus produtos e negociam diretamente com o cliente final por meio da plataforma. Exemplos destes Marketplace são: Americanas, Casas Bahia e Magalu.
O segundo, é o C2C, que é o ambiente onde consumidores interagem e comercializam com consumidores, utilizando a plataforma apenas como intermediadora. Exemplos desta categoria de Marketplace podem ser o Getninjas, a Amazon e o Mercado Livre. Aliás, estes dois últimos também funcionam na modalidade B2C, no qual lojas oficiais atendem clientes finais.
Um exemplo de Marketplace B2B seria aquele no qual empresas negociam entre empresas, geralmente em uma compra em atacado. Um exemplo é o agro2business, no qual produtores e distribuidores de bens agrícolas podem negociar dentro da plataforma.
Em nosso corpo de instrutores temos diversos profissionais com experiência em Marketplaces como Getninjas, OLX Brasil, Viva Real, Singu e muitos outros.
No Curso de Product Growth, por exemplo, o instrutor Rômulo Gomes dá uma aula de como otimizar a ativação do seu produto, dando exemplos reais de como aplicou no OLX em Portugal.
Para saber mais sobre Marketplace, recomendamos o conteúdo abaixo para ampliar os seus conhecimentos:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete