LTV - Lifetime Value - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
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“LTV – Lifetime Value”

  • Métricas

Definição e origem do termo

LTV é a sigla para Lifetime Value, algo como valor do tempo de vida (do cliente), e corresponde ao quanto de receita, em média, cada cliente traz para o seu negócio durante o relacionamento com a sua empresa.

Essa métrica é bastante conhecida pelas empresas de SaaS (Software as a Service), se popularizando com o crescimento dos negócios de tecnologia, e representa um importante indicador para estratégias de Sucesso do Cliente.

Além disso, o LTV é importante para garantir uma boa gestão financeira do negócio e ter lucratividade.

 

Como calcular o LTV?

Para calcular o LTV do seu negócio, é necessário o seu ticket médio pelo número de vendas (mensalidades) anuais e esse resultado pela média de tempo do relacionamento com os seus clientes:

Ticket médio X Número de mensalidades X Média de tempo do relacionamento com o cliente = LTV

Já o ticket médio pode ser obtido dividindo-se o faturamento mensal pela quantidade de vendas do período.  

Como usar o temo “LTV – Lifetime Value” na prática

O LTV deve ser utilizado para fazer um acompanhamento do cliente, prolongar o ciclo de vida dele junto ao negócio e evitar o Churn

Além disso, o cálculo do LTV ajuda a definir melhores estratégias de retenção de clientes e a aumentar o seu faturamento.  Afinal, esse resultado pode indicar gargalos e pontos de melhoria na jornada de compra do consumidor. 

Apostando em melhorias nesse processo, você consegue aumentar o LTV, melhorando a experiência e a satisfação dos clientes. 

Além disso, essa métrica ajuda a identificar novas oportunidades com clientes já conquistados, reduzindo os custos com aquisições. 

 

 

Framework para LTV

O LTV é uma métrica que deve ser trabalhada em conjunto com os times de Customer Success, Produto, Vendas e Marketing para constantemente implementar melhorias na jornada do cliente.

Para garantir a saúde financeira da empresa, é interessante tentar manter o seu LTV acima do seu CAC (custo de aquisição de clientes).

Já para aumentar o LTV, você deve investir em práticas de fidelização e retenção dos clientes, entender muito bem quais são as dores deles em cada fase de maturidade e oferecer as soluções apropriadas para cada etapa da jornada de compra. 

Nesse sentido, estratégias de cross e up-sell podem ser bastante eficientes para aumentar o LTV do seu negócio e manter os clientes satisfeitos com o seu serviço por mais tempo. 

 

LTV nos cursos da PM3 

Para se aprofundar em LTV  e conhecer estratégias eficientes de retenção, confira a aula “A importância do Customer Success na retenção”, do Curso de Product Growth da PM3, com a instrutora Fernanda Faria.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre LTV e outras métricas importantes para o seu negócio:

 

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