Onboarding (estar a bordo ou embarcar, em português) é um termo amplo que pode designar tanto o processo de chegada, adaptação e integração de novas pessoas em uma empresa, como o processo de acolhimento dos usuários em um produto (também conhecido como user onboarding) e a implementação de um software, educando esses usuários sobre como utilizá-lo.
O onboarding envolve ensinar as pessoas sobre determinado assunto (seja o funcionamento de um sistema, seja a cultura de uma empresa).
No caso do onboarding de novos funcionários, é fundamental ensiná-los sobre a cultura da empresa, sobre a função que será desempenhada, além de apresentá-los às outras pessoas do time e da organização. O objetivo dessa prática é reter talentos, diminuir o turnover, integrar e engajar os colaboradores.
Já pensando no onboarding dos clientes, é necessário explicar de maneira didática e acessível como o produto funciona e os problemas que ele resolve, uma vez que o objetivo é manter os usuários ativos na solução.
Os clientes precisam se conectar à sua empresa e enxergar valor na sua solução desde o início e, por isso, o onboarding deve mostrar para os usuários como eles podem se beneficiar da utilização do produto.
Podemos dizer que o fim de uma jornada de onboarding se dá quando o cliente executa sua primeira ação ou tem seu primeiro momento WOW. Pensando no Instagram, por exemplo: quando você cria uma conta, ele te guia ao longo de todo o processo de construção do seu perfil, indo até o momento de fazer a primeira postagem – que nesse caso é o momento no qual o usuário compreende o real valor da solução (compartilhando um registro com sua rede, interagindo com seus seguidores, etc.).
Pensando em melhorar o onboarding de funcionários, algumas iniciativas podem ajudar, como:
Já no caso do user onboarding, é importante:
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “3.6 Jornada do Usuário ”, do Curso de Product Management da PM3. Nesse conteúdo, Raphael Farinazzo explica o que é a jornada do usuário e como encontrá-la, com dicas práticas de como elaborar um onboarding de sucesso.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Onboarding:
Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete