Definição de SOM - Serviceable Obtainable Market - PM3
Voltar para Glossário

“SOM – Serviceable Obtainable Market”

  • Negócios

Definição do termo

SOM (Serviceable Obtainable Market, ou Mercado Acessível) é uma das estratégias utilizadas para definir o potencial de mercado da sua empresa, ao lado de outras, como TAM (Total Available Market) e SAM (Serviceable Available Market). O SOM corresponde à uma perspectiva mais realista sobre a fatia de mercado que o seu negócio pode conquistar.

Como usar o temo “SOM – Serviceable Obtainable Market” na prática

Para conhecer a parcela realista de mercado que a sua empresa pode conquistar, é interessante saber também o total do mercado disponível (conhecido pela sigla TAM). 

2 formas para estabelecer o potencial de mercado da empresa:

  • Top-down: esta estratégia envolve reunir os dados sobre o mercado e o tamanho do setor, a partir de pesquisas publicadas, relatórios e análises específicas do segmento; e costuma ser utilizada para estabelecer o TAM;
  • Bottom-up: esta estratégia diz respeito a um conjunto de dados obtidos internamente e costuma ser utilizada para definir o SOM. 

Para definir o SOM, a empresa também deve levar em conta elementos como público, canais de aquisição, análise da concorrência, entre outros. Nesse sentido, é importante entender quais são os outros negócios que atuam no seu segmento e disputam o público com a sua empresa. Além disso, o negócio deve ter uma meta realista para o SOM, definindo a receita esperada e o tempo para alcançá-la.

Benefícios do SOM – Serviceable Obtainable Market

O SOM ajuda a empresa a ter maior previsibilidade a respeito das demandas em relação aos seus produtos e serviços e também em relação à aquisição de clientes.

Essa metodologia também contribui para que a empresa consiga concentrar seus esforços em um mercado específico e evite desperdiçar o foco em estratégias que não trarão o retorno esperado. Assim, o seu negócio também economiza recursos financeiros e o trabalho do time, otimizando os ganhos e a produtividade. 

Além disso, saber o SOM da empresa é um fator que gera mais credibilidade para o negócio, o que é importante para atrair investidores e parceiros de negócios. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre SOM:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete