O que é "SAM – Serviceable Available Market"

Negócios

Definição do termo 

SAM é a sigla para Serviceable Available Market (Mercado Endereçável) e corresponde ao potencial de mercado que a sua empresa é capaz de alcançar. Essa é uma faixa intermediária entre SOM (Serviceable Obtainable Market) e TAM (Total Available Market), outras categorias importantes para definir o tamanho de mercado da sua empresa

Como usar o termo "SAM – Serviceable Available Market" na prática

TAM corresponde ao total do mercado disponível e SAM corresponde à parte do mercado que a sua empresa consegue atingir. Assim, a empresa precisa ter um plano para escalar dentro de um determinado tempo para atingir o SAM e aumentar sua penetração no mercado. 

Para definir o tamanho de mercado que uma empresa tem, costuma-se utilizar estratégias top-down (considerando relatórios sobre o setor, que indicam o TAM) e bottom-up, a partir de informações específicas, recolhidas internamente, e que serão usadas para calcular o SAM e o SOM.

No caso do SAM, é fundamental saber qual a parcela de mercado a sua localização geográfica representa em relação ao total do setor. A partir disso, você pode afunilar mais as perspectivas para determinar o SOM.

Benefícios do SAM – Serviceable Available Market

O SAM é um elemento importante para projetar o crescimento da empresa e conhecer as potencialidades do mercado, para traçar estratégias de aquisição de novos clientes e desenvolvimento do negócio.

Além disso, ele ajuda a direcionar o foco da empresa, a partir de metas específicas de ampliação do negócio para conquistar parte do mercado. Nesse sentido, saber o SAM também contribui para alinhar os times em relação às possibilidades da empresa e ao público que se pretende atingir. Isso evita os prejuízos financeiros que podem acontecer quando a organização não tem um foco claro sobre onde quer chegar.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre SAM:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉