TAM - Total Available Market - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“TAM – Total Available Market”

  • Metodologias

Definição e origem do termo

TAM é a sigla para Total Available Market (ou Mercado Total) e corresponde à demanda total por um produto ou serviço. 

O TAM é a somatória da receita de todos os negócios de um determinado nicho, incluindo as soluções alternativas que os clientes poderiam ter em relação a essas empresas.

Como usar o temo “TAM – Total Available Market” na prática

O TAM é uma ótima ferramenta para conhecer o seu mercado e analisar possibilidades de atuação e escala, além de contribuir para priorizar segmentos, soluções e oportunidades. 

Nesse caso, você também deve considerar o SAM (Serviceable Available Market ou Mercado Endereçável), que considera o potencial do seu negócio, e o SOM (Serviceable Obtainable Market ou Mercado Acessível), uma perspectiva mais realista sobre qual fatia do mercado a sua empresa pode conquistar. 

Esses indicadores são importantes para você tomar melhores decisões e evitar investir em soluções que não tragam retorno financeiro para o negócio. 

Com esse conhecimento sobre o mercado, é possível ter melhores perspectivas e projeções realistas sobre o potencial de crescimento da sua empresa ou produto. Além disso, com informações sobre o TAM, o SAM e o SOM, você tem mais segurança para tomar decisões, reduzindo os riscos e as chances de erros. 

 

Framework para TAM

Considerando empresas de SaaS, seria necessário somar o total movimentado por cada uma delas em um período de um ano, por exemplo, para obter o TAM desse segmento. A partir disso, você consegue entender melhor o seu Market Share, ou seja, a fatia de mercado que a sua empresa possui (e que é calculada em relação ao TAM).

Informações sobre o TAM do seu segmento de mercado podem ser extraídas a partir de uma abordagem Top-down (de cima para baixo), com a ajuda de pesquisas de mercado, normalmente acessíveis no ambiente online. 

A abordagem de Bottom-up também pode ser utilizada para ajudar a estimar o TAM, valendo-se de pesquisas sobre preços e usabilidade de um produto, por exemplo. 

 

TAM nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema TAM, não deixe de ver a aula “Market Research”, do Curso de Product Management da PM3, com o instrutor Giovanni Piton. Nesta aula você vai aprender sobre os elementos mais importantes para levar o seu produto para o mercado.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre TAM:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete