É uma lista de tarefas e pendências na construção de um produto ou projeto. São pontos que ainda não entraram na esteira de desenvolvimento.
Quase todas (se não todas) as empresas de tecnologia usam o backlog como uma lista de próximos passos para o produto ou serviço. Muitas vezes em conjunto com metodologias ágeis de desenvolvimento de software como Scrum ou Kanban, o backlog dita como serão as próximas sprints e os próximos movimentos do time.
Não temos hoje frameworks de backlog em si, mas temos algumas ferramentas para ajudar na sua priorização, como RICE Score, ICE Score, GUT, MoSCoW, entre vários outros.
Caso queira se aprofundar mais em Backlog e técnicas de priorização, você pode encontrar bastante informação na aula “Técnicas de priorização“, do Curso de Product Management da PM3. O instrutor Marcell Almeida mostra de forma completa diversos frameworks para te ajudar a manter seu backlog saudável e priorizado.
Para saber mais sobre backlog, recomendamos os conteúdos abaixo para ampliar os seus conhecimentos:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete