WAU - Weekly Active Users - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“WAU – Weekly Active Users”

  • Métricas
  • Product Management

Definição do termo 

Weekly Active Users (WAU) é uma métrica que indica a quantidade de usuários únicos por semana que utilizam o seu aplicativo ou interagem com o seu produto pelo menos uma vez.

Como usar o temo “WAU – Weekly Active Users” na prática

O WAU é uma métrica eficiente para entender o engajamento semanal e a retenção dos seus usuários. Assim, ajuda a analisar o comportamento desses usuários, e identificar problemas, guiando a equipe no desenvolvimento de soluções de engajamento e retenção do produto ou serviço.

O WAU pode ser identificado de diversas formas, como pelo nome do usuário, o e-mail, o telefone e até o id do computador. 

Uma maneira de utilizar o WAU é como um indicador antecipado de Churn. Se, ao fazer comparativos por períodos, considerando essa métrica, você pode identificar que os usuários não utilizam o seu produto há algumas semanas. Esse pode ser um sinal de que os clientes irão cancelar o serviço, por exemplo.

A partir desse tipo de investigação, você pode levantar hipóteses a respeito dos motivos que estão levando os usuários a não entrarem  no seu aplicativo ou plataforma. Assim, é possível criar estratégias para reverter essa situação, entregar mais valor para o usuário e reter clientes.

Framework para WAU

O WAU envolve tanto usuários novos como antigos, ou seja, que já utilizavam o seu produto. Além disso, essa métrica é medida em unidade ou porcentagem. Ou seja, se o seu produto conta com 300 usuários no total e, em uma semana específica, 150 usuários interagiram com a plataforma, isso significa que o seu WAU é de 150 ou de 50%.

É importante dizer que não há um padrão para definir o WAU de um negócio. Cada empresa vai estabelecer os próprios critérios de usuário ativo, engajamento e interação para poder medir o WAU adequadamente. 

Além disso, para mensurar esse número, você pode considerar tanto os usuários pagantes, como os usuários em free trial.

Assim, enquanto para um negócio o WAU é medido a partir da quantidade de usuários que fizeram login na semana, por exemplo, para outro, uma interação pode corresponder a visualização de um vídeo na plataforma.

WAU nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema, não deixe de conferir a aula “3.6 – Métricas de Produto”, do Curso de Product Management da PM3. 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre o WAU:

Você tem vontade de elevar a barra em Produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete